Empresa em Ação

O programa visa aperfeiçoar a sua empresa em todos os níveis. Palestras são ministradas pelos professores da UCEFF, que levam capacitação e atualização das mais diversas áreas administrativas para gestores e líderes de setor.

Palestras

  • A Superação de Quem Escolheu Ser Feliz: Seja o Autor de Sua História

    1h

    A partir de uma história de superação vivenciada pela palestrante, se demonstra que todos têm dificuldades e problemas, mas podem ser superados. Sensibiliza para o trabalho em equipe, inclusão social, respeito com o próximo, valorização familiar e pessoal. Motiva para a reflexão a fim de que todos se tornem o autor de sua própria história, não sendo um mero expectador da sua vida, não bastando querer, é preciso agir para ser feliz.

    Professor: Gisely Niedermayer


  • Motivação e Felicidade no Trabalho

    1h

    A palestra trata da importância de se realizar no ambiente de trabalho. Também foca a importância de se ter motivação e felicidade em momentos de crise no mercado de trabalho. São apresentadas situações de pessoas que com mente positiva enfrentaram melhor as dificuldades em tempos de crise.

    Professor: Domingos Luiz Palma


  • Marketing Digital para Gestores

    1h

    Procura apresentar a jornada do funil de marketing e do funil de vendas no contexto online de relacionamento com cliente. A palestra é voltada para os gestores compreenderem a importância das estratégias de marketing digital para redução de investimentos, potencializando a atração e a ampliação de clientes.

    Professora: Andressa Pacheco Moschetta


  • Revelando Segredos para um Processo de Venda Eficaz

    1h

    Perfil comportamental do cliente: como identificar e potencializar processos de vendas. Técnicas de apresentação de produtos: AIDA e LICOR. Como discordar amistosamente – administrando objeções.

    Professor: Viviani Festugato Madela


  • Liderança na Era do Conhecimento

    1h

    Ondas do conhecimento. Chefe X líder. O novo líder. O que leva as pessoas a seguir um líder. Seja um líder entusiasta.

    Professor: Niloar Bissani


  • Reuso de Materiais Recicláveis

    1h

    Promover a educação ambiental doméstica para obtenção de uma qualidade de vida melhor, com possibilidade de geração da renda por meio de materiais recicláveis.

    Professor: Cleusa Teresinha Anschau


  • Finanças Pessoais: Cuidando do meu Dinheiro

    1h

    Analisar as características da sociedade em que o consumo está em destaque. Apresentar noções sobre finanças pessoais discutindo a relação das pessoas com o dinheiro. Compreender o ato de poupar como ferramenta no planejamento do orçamento familiar e no caminho para a realização dos sonhos. Apresentar de forma lúdica e criativa situações do cotidiano e suas possíveis soluções.

    Professor: Leossania Manfroi


Escola em Ação

O Programa Escola em Ação 2017 chega às escolas com um calendário de atividades repaginado, trazendo muitas novidades para as instituições escolares. Professores, alunos e pais serão beneficiados com um cronograma que prevê muita informação atualizada e troca de conhecimento. Tudo isso, com a importante parceria dos diretores, coordenadores e professores.

No ano de 2016, o Escola em Ação atendeu mais de 13 mil alunos, distribuídos em 92 escolas de Chapecó e em cidades da região, e ofereceu cerca de 324 palestras, ministradas por professores especialistas em assuntos que envolvem educação, família e mercado de trabalho.

Atividades do Escola em Ação

  • Visita guiada

    As escolas podem agendar as visitas guiadas na UCEFF. Uma oportunidade para os alunos do ensino médio e ensino profissionalizante terem contato com equipamentos e elementos reais das profissões, por meio de oficinas com práticas educativas e orientadas por profissionais preparados para atender de forma personalizada cada escola. A UCEFF garante o transporte gratuito da escola até a instituição. Para os pais e professores que acompanham o alunos na UCEFF, também há uma programação especial.

    Além da visitação, a estrutura da instituição fica à disposição da escola para que alunos e professores aproveitem os equipamentos de laboratório, o completo acervo bibliográfico e auditório com capacidade para 180 lugares, para realização de atividades voltadas ao conhecimento. Basta o gestor da escola agendar com antecedência a sua atividade na UCEFF.


  • Desafio UCEFF

    É um concurso que envolve a participação dos alunos do ensino médio na realização de um simulado e redação com as mesmas características do Enem. O Desafio UCEFF é uma importante ferramenta do Programa Escola em Ação, haja vista que colabora com o desenvolvimento de habilidades e competências dos alunos com foco na preparação para as provas do Enem. Também é uma oportunidade de aperfeiçoar seus conhecimentos com relação aos temas atuais. As questões do simulado são cuidadosamente elaboradas pelos professores do curso pré-vestibular GARRA, de Chapecó. A correção das redações são de responsabilidade do corpo docente da UCEFF. O simulado é composto por 40 questões de múltipla escolha, que compreendem as disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática, Conhecimentos Gerais, Biologia, História, Geografia, Física, Química e a Redação.

    Ao final do processo, serão reconhecidas as melhores redações e os alunos vencedores no simulado. A UCEFF divulgará um Edital contendo a regulamentação das premiações (os vencedores irão receber bolsas de estudo, fomentando, assim, o ingresso dos participantes no ensino superior) bem como, das normas específicas para este concurso o qual será remetido às escolas oportunamente.


  • Palestras educacionais

    Uma oportunidade para socializar diversas informações a respeito de temáticas pertinentes ao mundo da escola, família e aluno. São realizadas por profissionais especialistas em suas áreas e as palestras contemplam os alunos da 6ª série do ensino fundamental até a 3º série do ensino médio. Atende, também, a professores e pais dos alunos.


  • Oficinas

    Proporciona um ambiente destinado ao desenvolvimento das aptidões e habilidades. As oficinas contemplam as disciplinas de Química, Física, Matemática, Geografia e História e são direcionadas tanto para os alunos do ensino médio (1ª a 3ª série) como para os professores. É uma oportunidade para os alunos desenvolverem atividades práticas nos laboratórios da UCEFF, com a orientação de professores capacitados e especialistas em suas áreas. Diferentes tipos de equipamentos e materiais para o ensino ou aprendizagem ficam à disposição dos alunos e professores.


  • Aulões

    São destinados para os alunos do terceirão e proporcionam aulas especiais com foco na preparação dos alunos para os vestibulares. Contemplam as disciplinas de Física, Matemática e Biologia.


Cursos de Extensão

A UCEFF oferece cursos de curta duração disponíveis para o público interno e externo nas mais diversas áreas e que auxiliam na atualização profissional. Os conteúdos são oferecidos nos formatos online e presencial.

Cursos de Extensão

Categorias

Ver todos

  • Introdução à Metodologia Científica

  • Corel Draw X6 Básico associado ao CAD e Sketchup

LEAU

Laboratório para a vida. Transformar para equilibrar. Você responsável por projetos que mudam o ecossistema. O Laboratório Experimental de Engenharias e Arquitetura e Urbanismo (LEAU) capacita os alunos dos cursos para as demandas sociais, contribuindo na superação das desigualdades e colaborando para a melhoria da qualidade de vida.

Conheça o Projeto Recicladores

A ação do LEAU está ligada ao projeto interdisciplinar da UCEFF que, por meio de uma parceria com a Associação Reciclar é Viver (Chapecó/SC), que atende 13 núcleos de recicladores do município. As atividades são supervisionadas pelos professores e coordenadores dos cursos da UCEFF e acontecem ao longo do semestre letivo, de acordo com a necessidade apontada pelas associações. As atividades incluem diagnóstico, projeto sócio-técnico, relatório de atividades com feedback para os participantes dos núcleos e encaminhamentos de melhoria.

Núcleo dos Direitos Humanos

 

É o órgão deliberativo e consultivo responsável por orientar os processos de ensino, pesquisa e extensão quanto à temática das questões educacionais sobre os Direitos Humanos. Abarca as Diretrizes Nacionais para Educação em Direitos Humanos, conforme disposto no parecer CNE/CP Nº 8, de 06/03/2012, que originou a Resolução CNE/CP nº 1, de 30/05/2012.

 

São atribuições do Núcleo para Educação dos Direitos Humanos:

  • I - propor e promover ações de Ensino, Pesquisa e Extensão orientadas à temática dos Diretos Humanos no contexto de nossa sociedade multiétnica e pluricultural;

  • II - definir e atuar na consolidação das diretrizes de Ensino, Pesquisa e Extensão nas temáticas da educação dos Direitos Humanos promovendo a cultura da educação para a convivência, compreensão, respeito da diversidade, desenvolvimento humano e bem-estar das pessoas.

 

Acessibilidade

 

Constituído por professores e colaboradores da IES, está voltado para o direcionamento de estudos e ações que envolvem questões de acessibilidade e a inclusão dos portadores de alguma deficiência. Tem o propósito de orientar e dar aporte à comunidade acadêmica para a educação e cultura da acessibilidade, auxiliando na construção da cidadania por meio da inclusão. As atribuições do Núcleo de Acessibilidade são: propiciar o acesso e permanência qualificada das pessoas com deficiência, por meio da redução de barreiras arquitetônicas, comunicacionais, informacionais, atitudinais e curriculares. Esses princípios são sustentados por ações, como a Cartilha da Acessibilidade, que já está na sua segunda edição, disponibilizada para os técnicos administrativos e alunos.

* Lei 9.795 de 27 de abril de 1999 e Decreto N° 4.281 de 25 de junho de 2002 para Políticas de Educação Ambiental

 

NERABI

 

Constituído por professores e colaboradores da IES está voltado para o direcionamento de estudos e ações para as questões étnico-raciais direcionadas para a educação e a construção da cidadania por meio da valorização da identidade racial, principalmente de negros, afrodescendentes e indígenas. As atribuições do NERABI são propor e promover ações de Ensino, Pesquisa e Extensão orientadas a essa temática no contexto de nossa sociedade multiétnica e pluricultural. Além disso, definir e atuar na consolidação das Diretrizes de Ensino, Pesquisa e Extensão nas temáticas étnico-raciais promovendo a cultura da educação para a convivência, compreensão e respeito da diversidade. As práticas estão alicerçadas nos princípios da ética, justiça, cidadania e diversidade que buscam de forma incessante a construção qualificada do conhecimento.

* Lei Nº 9.394/96, com a redação dada pelas leis Nº 10.639/2003 e Nº. 11.645 de 10/03/2008 e a Resolução CNE/CP Nº. 1/2004, fundamentada no Parecer CNE/CP Nº 3/2004

 

Sustentabilidade

O Núcleo de Sustentabilidade é constituído por docentes, discentes, técnicos administrativos e funcionários da IES e realiza ações de cunho sustentável. Tem o objetivo de disseminar a educação ambiental, individual e coletiva entre os alunos, professores, colaboradores, gestores de empresas e comunidade de maneira integrada aos programas educacionais, que são desenvolvidos por meio das seguintes linhas de atuação inter-relacionadas:

  • Atua de forma sustentável quanto ao destino dos resíduos produzidos na instituição. A IES está instituindo seu Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS), que poderá ser consultado para verificação dos resíduos produzidos e o destino dado a eles.
  • Promove ações junto ao meio acadêmico de forma a incentivar a participação individual e coletiva na preservação do equilíbrio do meio ambiente, entendendo-se a defesa da qualidade ambiental como um valor inseparável do exercício da cidadania.
  • Apoia projetos e ações da comunidade local, estimulando o desenvolvimento de projetos de ensino, pesquisa e a realização de eventos cuja abordagem seja a sustentabilidade ambiental.

Participa com a difusão de conhecimentos ambientais e sustentáveis para o meio acadêmico, para o corporativo da IES e para a sociedade como um todo através de palestras, visitas técnicas e demais ações que estejam em conformidade com os princípios, objetivos e diretrizes da Política Nacional de Educação Ambiental.

* Lei 9.795 de 27 de abril de 1999 e Decreto N° 4.281 de 25 de junho de 2002 para Políticas de Educação Ambiental.