Conhecimento prático de processos produtivos

11/10/2017 | 21h21

O engenheiro de produção é responsável por gerenciar os recursos humanos, materiais e financeiros de uma empresa, por isso é imprescindível que possua conhecimento teórico e práticos nos processos produtivos de forma que possam otimizar os recursos. Neste sentido, a prática realizada em laboratório permite aos alunos vivenciar algumas dificuldades e busca obter resultados dos principais problemas da aplicação do processo com suas soluções.

O objetivo da disciplina de Processos Discretos e Contínuos de Produção II, ministrada no 6° período de Engenharia de Produção pela professora Maria Regina Thomaz, é transmitir conhecimentos básicos dos principais processos de fabricação existentes e utilizados nas indústrias. Durante o desenvolvimento da disciplina, os alunos estudam os processos de fabricação por Usinagem dos Materiais, Fundição, Metalurgia do Pó, Soldagem e Polímeros.

De acordo com a professora, o processo de fabricação por usinagem não é somente remover material em forma de cavaco. “Deve-se entender como e por que este resultado ocorre e o aluno deve compreender que profissionais de diferentes áreas devem estar envolvidos na organização e na administração da produção, para que a empresa se torne cada vez mais competitiva. Durante a prática, os alunos adquirem o contato com a realidade, tendo oportunidade de utilizar equipamentos tecnológicos, como a Fresadora CNC, Torno convencional, Furadeiras de bancada e manual, Policorte, Politriz, Esmerilhadeira, entre outros”.

Ao término da atividade prática, segundo Maria, o aluno deve preencher um relatório das atividades executadas, bem como, deve ser capaz de definir os equipamentos e materiais utilizados para a usinagem.