UCEFF anuncia educação híbrida para 2018

01/11/2017 | 14h19

Estudante será protagonista da própria carreira ao ter mais autonomia na trajetória acadêmica

Um ensino personalizado potencializando o processo de aprendizagem de forma autônoma e dinâmica. É nisso que a UCEFF aposta ao anunciar a educação híbrida. A partir do próximo ano letivo, os acadêmicos ingressantes serão protagonistas da própria carreira. Eles terão mais autonomia na trajetória acadêmica através da escolha das disciplinas e no formato que conduzirão o curso.

Com o objetivo de estimular a evolução é que a UCEFF apresenta a educação híbrida através do Sistema LOOP. A metodologia ativa contará com projetos integradores em todos os cursos e os alunos terão flexibilidade para optar pelas disciplinas de acordo com interesse, relevância ou facilidade. Ou seja, é o aluno quem traça o próprio caminho organizando a matriz curricular conforme a realidade. Assim não haverá obrigação de cursar disciplinas com as quais o acadêmico não vê uma aplicação imediata em sua jornada pessoal e/ou profissional.

O novo modelo é interativo e dinâmico, de fácil usabilidade. A decisão será realizada pelo próprio acadêmico no momento da matrícula ou rematrícula, mas se houver necessidade, haverá professores e profissionais da instituição capacitados para ajudar nessa jornada.

“Para viabilizar esse projeto será realizado um investimento considerável na formação e capacitação docente, bem como em espaços físicos que se tornarão mais dinâmicos e interativos. Nos próximos anos, o estudante da UCEFF encontrará uma trilha muito positiva de mudanças e inovação que certamente serão um diferencial na sua formação profissional”, destaca o diretor geral, Leandro Sorgato.

Na prática

Os conteúdos serão disponibilizados através de plataformas virtuais de aprendizagem com momentos presenciais para aplicação prática da teoria. Dessa forma, privilegia o já consagrado ensino tradicional com a tecnologia do mundo atual. “O avanço da tecnologia proporcionou o desenvolvimento de diversas metodologias ativas no qual o aluno tem mais participação”, comenta o diretor de ensino da UCEFF Chapecó, Elton Zeni.

A UCEFF pretende desenvolver em seus acadêmicos habilidades e competências. “Essa metodologia prepara o estudante para um mundo de rápidas transformações”, informa o diretor. 

O Sistema LOOP foi desenvolvido após um grande investimento da UCEFF em capital intelectual. Desde o início do ano, a equipe gestora da UCEFF Chapecó e UCEFF Itapiranga participam de congressos e seminários, visitam outras instituições de ensino e debatem internamente a melhor metodologia para a realidade local. É uma evolução constante do processo”, explica a diretora de ensino da UCEFF Itapiranga, Lenir Luft Schmitz.

Formação reconhecida pelo MEC

O Sistema LOOP foi projetado de acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) 9394/96, decreto 5773, portaria normativa 40, as diretrizes curriculares nacionais de cada um dos cursos e o instrumento de avaliação dos cursos de graduação, ou seja, a formação do acadêmico é assegurada e reconhecida pelo Ministério da Educação.

Forma de ingresso

 A UCEFF está com inscrições abertas para o Vestibular 2018. É a oportunidade de avançar para o ensino superior. São 11 cursos de graduação nas áreas da saúde, negócios, agrárias e engenharias: Administração Premium, Agronomia, Arquitetura e Urbanismo, Ciências Contábeis Premium, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Engenharia de Produção, Medicina Veterinária e Odontologia.

As inscrições estão abertas até o dia 23 de novembro e as provas acontecem no dia 25 de novembro, no Centro Politécnico da UCEFF.  

NOTÍCIAS RELACIONADAS