Oferecer conhecimentos avançados sobre as dimensões cognitivas e pedagógicas da docência no ensino superior por meio da reflexão, da pesquisa, da atualização de conteúdos e da vivência de práticas educacionais. Dessa maneira, visa propiciar a qualificação das práticas pedagógicas diante dos desafios e das as oportunidades relacionadas à docência.






Público Alvo

Portadores de diploma em qualquer área do conhecimento que tenham interesse em atuar na docência para o ensino superior, em componentes curriculares correlatos à sua área de formação.

MATRIZ CURRICULAR


  • ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO NO ENSINO SUPERIOR - 16 h

    Caracterização dos alunos. Conceitos oficiais. Alternativas de ensino a partir da identificação de necessidades educacionais especiais. Atendimento educacional especializado. Ajudas técnicas: recursos para comunicação alternativa e recursos pedagógicos adaptados. Contribuições da perspectiva Histórico-Cultural. Funções psicológicas Superiores. Identificação de habilidades, dificuldades e necessidades dos alunos com deficiência. Acessibilidade.

  • METODOLOGIA DA PESQUISA NO ENSINO SUPERIOR - 24 h

    Epistemologia, história da ciência e história da universidade; filosofia da ciência. Estrutura geral de uma pesquisa; normalização ABNT; publicação e apresentação de pesquisas. Bases de dados; formas de acesso às bases de dados. Financiamento de pesquisa. Didática e oratória. Papel do professor universitário. Relação professor-aluno. Técnicas e recursos audiovisuais.

  • ENSINO SUPERIOR X MERCADO DE TRABALHO - 8 h

    A didática de ontem e de hoje. A relação professor – aluno – mercado de trabalho. Educação e sociedade. Eficácia de processos educativos. Finalidades da Universidade. A organização curricular da universidade visando o mercado de trabalho. Planejamento da ação educativa.

  • AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM - 24 h

    Conceitos, finalidades e propósitos da avaliação presencial e EaD; Avaliação da aprendizagem no ensino superior. A relação entre professor e aluno no processo de avaliação. Dimensões da avaliação. Instrumentos e estratégias de avaliação no Ensino Superior: modelos e estratégias. Avaliação institucional e a relação com a qualidade de ensino

  • EAD e AMBIENTES VIRTUAIS DE ENSINO E APRENDIZAGEM - AVEA - 16 h

    Conceitos Básicos de EaD. EaD no Ensino Superior. Ambientes virtuais de ensino e aprendizagem na Docência do Ensino Superior. Contexto dos AVEAs. Conceitos pedagógicos utilizados nos AVEAs. Ferramentas educativas em rede. Futuro da EaD: Novas tendências, possibilidades e perspectivas.

  • RECURSOS DIGITAIS E PRODUÇÃO DE CONTEÚDO PARA EAD - 16 h

    Concepção de EAD e os reflexos na produção dos conteúdos e materiais didáticos. Orientações para produção do material autoinstrutivo. Orientações do MEC para a produção de Materiais didáticos (Referenciais de qualidade para EAD). Materiais didáticos impressos na EAD. Características didáticas do texto escrito para EAD. Vantagens e limitações dos diferentes tipos de materiais. Seleção de conteúdo. Estratégias de Redação: estratégias de linguagem, estratégias de organização, estratégias hipertextuais, estratégias cooperativas. Aspectos visuais do Material e o papel do Design Instrucional.

  • PAPEL DA TUTORIA NO EAD - 8 h

    Quem é o tutor na EaD. Diferentes tipos e modelos de tutoria. Funções e atribuições do tutor. O presencial/virtual: o desenvolvimento de novas competências para ensinar. Mediação e interação em processos de ensino/aprendizagem a distância. Motivação. Diferentes práticas na ação tutorial. Desafios na/da prática em ambientes virtuais.

  • PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO - 8 h

    A formação do educador reflexivo. Desenvolvimento profissional. Contribuições da Psicologia Escolar para a formação docente. Mediação na sala de aula.

  • RELACIONAMENTO INTERPESSOAL NO CONTEXTO EDUCACIONAL - 16 h

    Relacionamento Interpessoal e as Relações educacionais: como conviver com personalidades, percepções e modelos mentais diferentes; Gestão dos Conflitos e Resolução de Problemas ligados à dinâmica do relacionamento com as pessoas. Relações pessoais x metas profissionais para gerar resultados desejados. O Papel do Orientador Educacional e Pedagógico como líder integrador entre a escola, os alunos, a família e a comunidade. A Liderança como competência essencial na função de Orientador; O papel do educador mediante ao contexto que está inserido, sua inter-relação com demais profissionais e o desenvolvimento da liderança dentro e fora da sala de aula. Relações interpessoais: integração X individualismo. O trabalho e responsabilidade de Todos.

  • MOTIVAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR - 8 h

    Apresentação das principais teorias motivacionais e sua aplicabilidade no contexto educacional. Particularidades motivacionais dos jovens adultos no contexto do ensino superior. Construção de um exercício vivencial de uma aula altamente motivadora.

  • PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM - 16 h

    Psicologia do desenvolvimento, da aprendizagem, da ação educacional e da relação docente. Teorias contemporâneas da aprendizagem: pressupostos e relações pedagógicas.

  • APRENDIZAGEM SOCIOEMOCIONAL - 16 h

    O desenvolvimento socioemocional e sua relevância na formação docente e discente no cotidiano escolar, identificando os obstáculos e as possíveis estratégias para o desenvolvimento de competências nessa área da formação humana

  • COACHING EDUCACIONAL - 16 h

    Coaching Educacional; Origens e evolução; Definições e objetivos; Aspectos filosóficos; Aplicações do Coaching Educacional no ensino superior; Foco nas pessoas; Foco na aprendizagem; Foco nas competências; Foco no desempenho; Foco nos resultados; Foco no futuro; Foco na liderança renovadora.

  • PLANO DE AULA - 8 h

    Plano de aula: O que é; Sua importância; Métodos para elaborar um bom plano de aula; Qual a diferença entre plano de ensino e plano de aula

  • METODOLOGIAS ATIVAS - 24 h

    Aprendizagem passiva e aprendizagem ativa. Aprendizagem orientada a produto e aprendizagem orientada a processo. Atitude como estrutura cognitiva. Atitude e aprendizagem. Dinâmicas de grupo. Aprendizagem Baseada em Caso. Aprendizagem Baseada em Problema. Aprendizagem Baseada em Pergunta. Aprendizagem Baseada em Projeto. Aprendizagem Baseada em Modelo. Aprendizagem Baseada em Tarefa. Aprendizagem Baseada em Prática. Aprendizagem de Inquirição Guiada Orientada a Processo. Aprendizagem Baseada em Apresentação Oral. Aprendizagem Colaborativa. Mapeamento Mental, Mapeamento Conceitual. Meta – Aprendizagem.

  • INOVAÇÃO E CRIATIVIDADE NO ENSINO SUPERIOR - 8 h

    Criatividade e inovação: conceitos, modelos e teorias. A criatividade no trabalho pedagógico: formas de expressão e configuração de elementos que a tornam possível. Estratégias e ações para um trabalho pedagógico criativo e inovador no ensino superior.

  • A SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA E O DESAFIO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO SÉCULO XXI - 16 h

    Perspectivas e desafios no atual contexto sócio-econômico-político mundial e brasileiro: as questões postas pela atual reforma da educação superior. Pressupostos teóricos no ensino superior: um diálogo com paradigmas. O projeto pedagógico e o projeto de ensino: repensando a ação docente na Universidade. O professor e o aluno como protagonistas: papéis e representações no espaço institucional. A prática pedagógica como um processo de comunicação educativa.

  • TECNOLOGIAS NO ENSINO SUPERIOR - 16 h

    Introdução. As Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) aplicadas no Ensino Superior. O Uso das TIC e os Novos Paradigmas Educacionais: a Internet e o Ensino Superior. As TIC e o Fazer Docente na Modalidade EAD. O Ensino Superior e a Mediação Pedagógica através das TIC.

  • LEGISLAÇÃO, REGULAÇÃO E AVALIAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR - 24 h

    Legislação e Normas da Educação Superior: PNE; LDB; Portaria normativa n º 40; INEP; CAPES. SINAES. Credenciamento e Recredenciamento Institucional. Avaliação Institucional. CPA. ENADE. PPI. PPP. PPC. Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino Superior. Marco regulatório do ensino superior no Brasil.

FORMA DE INGRESSO


1 fotos 3x4

Currículo Vitae

Comprovante de Residência

CPF

Carteira de Identidade (RG)


Fotocópias autenticadas:

Diploma de Ensino Superior

Histórico de Graduação

Assim que obtivermos alguma novidade, entraremos em contato


  • Selecione os cursos:

T E N H O   I N T E R E S S E