Capacitar o profissional para a gestão estratégica, para compreender as transformações do cenário e para buscar soluções inteligentes para as organizações. O curso tem como objetivo qualificar os gestores para gerar mais resultados por meio da comunicação e da ampliação da capacidade analítica, fornecendo subsídios para implementar estratégias de gestão, de comunicação integrada e de marketing digital, com criatividade e inovação. 

TURMAS 2017

Local

Duração

Dia/Horário

Relacionamento

Investimento

Unidade Central

384

Sexta-feira - 19h00 às 22h30
Sábado - 08h00 às 12h00
Sábado - 13h00 às 17h00

Público Alvo

Portadores de diploma de cursos de graduação em Administração, Comunicação Social, Superiores Tecnológicos das áreas de Marketing e Gestão Empresarial e áreas afins.

MATRIZ CURRICULAR


  • Pesquisa de mercado e comportamento de compra e consumo - 24 h

    Conceito e objetivos da Pesquisa de Mercado. Tipos e de pesquisa de mercado. O planejamento, desenvolvimento, métodos e aplicação da pesquisa de mercado. O mercado consumidor. Tipos de compra e processo decisório de consumo. Os perfis de compra e consumo. O comportamento do consumidor brasileiro. Tendências em compra e consumo. Pesquisa de mercado aplicada ao consumo.

  • Estudos de marca e branding - 12 h

    Afinal, o que é uma marca? Como as pessoas e as marcas se relacionam? Sobre o gerenciamento estratégico: como pensar, ver e usar a marca. O posicionamento e seus desdobramentos na comunicação. A administração e a valoração da marca como ativo das empresas (brand equity). O design na construção de marcas, a nova abordagem do storytelling e métricas para gestão de marcas. Estudos de caso.

  • Criatividade e desenvolvimento de projetos - 24 h

    O conceito de criatividade. Abordagens teóricas sobre criatividade. Ferramentas de geração de ideias e desenvolvimento da criatividade. Desenvolvimento de projetos de comunicação; Fundamentos e processo da inovação em organizações. Anatomia do processo criativo, individual e no ambiente das organizações. Princípios de Inovação; Etapas do Processo de Inovação; e Inovações Sustentáveis.

  • Decisões do composto mercadológico - 24 h

    Objetivos da comunicação. Público-alvo. Orçamento. Briefing. Estratégias de abordagem. Tipos de apelos. Marca e imagem (Branding). Comunicação empresarial. Comunicação como ferramenta de gestão. Comunicação interativa. Plano de mídia. Promoção de vendas e merchandising. Marketing direto e email marketing.

  • Assessoria de comunicação integrada de marketing - 24 h

    As relações entre as organizações, mídia e sociedade; Os referenciais teóricos sobre a comunicação empresarial; Principais abordagens da comunicação empresarial: administrativa, interna, mercadológica, institucional e integrada; Comunicação empresarial: programas e procedimentos operacionais; Técnicas de comunicação interna e dirigida em mídias impressas e eletrônicas; Produção de releases, press-kit, mailing list, clipping e broadsides; Análise de mídia e checking; A comunicação empresarial e a responsabilidade social; A Comunicação empresarial e a gestão de relacionamentos; “Media Audit” e “Media training”; Programas de avaliação e controle.

  • Marketing institucional - 24 h

    Conceito e características; Imagem corporativa; Entendendo as Gerações para compreensão da equipe e clientes; Ferramentas do Marketing Institucional, Funções do Marketing Institucional na empresa.

  • Marketing promocional e a gestão da força de venda - 24 h

    Estudo sobre as tendências do mercado e o futuro do processo de vendas; Gestão de Vendas Complexas; Motivação da Força de Vendas; O trabalho de valorização da marca; Marketing de Relacionamento; Trade Marketing; Campanhas Promocionais; A conquista do shopper; Indicadores de Gestão; Apuração de Retorno x Investimento; Design Thinking.

  • Marketing Digital e mídias sociais - 24 h

    Internet e os negócios: identificando o público-alvo - o consumidor on-line. Os impactos estratégicos da Internet nos negócios: o inbound marketing. As mudanças no comportamento do consumidor na era digital. As novas técnicas de marketing para o contexto on-line. O futuro do marketing on-line. Gestão de ações on-line de marketing e vendas. Mídias sociais: tendências e atualidades. Exemplos e casos práticos.

  • Estratégias de mensuração comunicacional - 24 h

    Indicadores de mensuração de comunicação, Valor do cliente no tempo, valor da marca, indicador de desempenho, mensuração de mídia online, o que medir e como medir, escolhendo os indicadores, análise de resultados.

  • Análise e planejamento de canais de comunicação - 24 h

    Processos sociais, processos de informação e de comunicação. Condições de produção, circulação e consumo de mensagens. Novo consumidor: o conceito de mídia na era pós-digital. Elaboração e execução de planejamento de campanhas publicitárias. Estudo comparado dos diversos meios de comunicação. Avaliação dos veículos de comunicação e introdução ao plano de mídia. Estudos de caso.

  • Metodologia da pesquisa aplicada a comunicação - 24 h

    O conceito de pesquisa e seus métodos. Ciência, senso comum e intervenção no real na produção do conhecimento em comunicação. As fases da pesquisa. Técnicas e procedimentos de pesquisa. Questões éticas na pesquisa.

  • Metodologia do ensino superior - 24 h

    Contextualização da educação superior no cenário da educação brasileira (atual); didática do ensino superior (como o aluno aprende - processo ensino/aprendizagem); métodos e técnicas de ensino; currículo; planejamento; avaliação.

  • Estudos avançados em comunicação empresarial - 24 h

    A importância da comunicação nas empresas no novo milênio; a relação da comunicação gerencial e a administrativa; a comunicação na sociedade da informação; as técnicas da comunicação interna; as fases do planejamento em comunicação bem como a elaboração de um plano completo.

  • Estudos avançados em gestão de marketing - 24 h

    O Estudo de estratégias avançadas de gestão de marketing melhora a aplicação da cultura de inovação, com o uso de ferramentas como o benchmarking business model generation e crowdsourcing, para o desenvolvimento de maior relacionamento com o cliente interno e externo. A cultura da empresa no desenvolvimento do branding e na gestão de um DNA para o desenvolvimento de pontos de contatos da marca, de seus produtos e/ou serviços.

  • Estudos de mercado e comportamento do consumidor - 24 h

    Conceito e objetivos da Pesquisa de Mercado. Tipos e de pesquisa de mercado. O planejamento, desenvolvimento, métodos e aplicação da pesquisa de mercado. O mercado consumidor. Tipos de compra e processo decisório de consumo. Os perfis de compra e consumo. O comportamento do consumidor brasileiro. Tendências em compra e consumo. Pesquisa de mercado aplicada ao consumo.

  • Análise de ambiente - 12 h

    Análise do Ambiente é o processo de identificação de Oportunidades, Ameaças, Forças e Fraquezas que afetam a empresa no cumprimento da sua Missão.

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