Planejar, organizar e desenvolver planos econômico-financeiros e analisar informações contábeis e indicadores de performance para acompanhar projeções de faturamento, reduzir perdas e aumentar o lucro. O objetivo do curso é oferecer conhecimentos avançados com foco nas atuais exigências da legislação contábil, contemplando as mais recentes ferramentas de gestão e o seu relacionamento com as diversas áreas da contabilidade.

TURMAS 2017

Local

Duração

Dia/Horário

Relacionamento

Investimento

Unidade Central

368

Quinta e Sexta-feira - 18h30 às 22h30

Público Alvo

Portadores de diploma de cursos de graduação em Administração, Ciências Contábeis, Economia e áreas afins.

MATRIZ CURRICULAR


  • ESTRATÉGIA E ORÇAMENTO EMPRESARIAL - 24 h

    A natureza do planejamento empresarial. Princípios, filosofias, estruturação e tipos de planejamento. Planejamento Estratégico. Metodologia de elaboração e implementação: diagnóstico estratégico; missão da empresa; objetivos e desafios empresariais; estratégias empresariais; políticas empresariais; projetos e planos de ação; controle e avaliação. Planejamento Tático e Operacional. Planejamento Econômico e Financeiro em ambientes inflacionários. Orçamento Empresarial. Tipos de orçamentos; utilidades e limitações; estrutura e desenvolvimento do sistema (Marketing, Vendas, Produção, Compras, Recursos Humanos, Finanças).

  • FINANÇAS CORPORATIVAS - 24 h

    Visão Panorâmica de Finanças Corporativas: Papel e as Funções do Administrador Financeiro. Introdução a Análise de Risco. Mercado Eficiente e Mercado Perfeito. Fontes de Financiamentos. Capital Próprio e de Terceiros. Curto e Longo Prazo. Custo de Capital. Risco E Retorno. O Beta e o Modelo CAPM. Custos do Capital Próprio e do Capital de Terceiros. CMPC. Endividamento e Beneficio Fiscal. Estrutura de Capital. Ações e Dividendos: Avaliação de Ações. Com e sem Reinvestimentos. Relevância e Teorias sobre Políticas de Dividendos. Critérios para Classificação de Projetos.Taxa Média de Retorno Contábil. Payback Simples e descontado, TIR, VPL e Índice de Lucratividade. Capital de Giro e Estoques: Dimensionamento e Financiamento. Dimensionamento da Necessidade do Capital de Giro. Administração de Estoques.

  • PLANEJAMENTO E GESTÃO ESTRATÉGICA - 24 h

    Gestão Estratégica - Planejamento estratégico, cenários prospectivos e Inteligência Competitiva. Metodologias e etapas do planejamento estratégico. Formulação de um plano estratégico. Análise de cenários, modelo SWOT, modelo Porter, BSC BalanceScorecard.

  • CONTROLADORIA - 24 h

    A busca da eficácia organizacional através do processo de gestão (planejamento, execução e controle) na administração das empresas, com destaque para os modelos gerenciais e de controle patrimonial contemporâneos, valendo-se da utilização do sistema de informação contábil e gerencial. Centros de resultados, preços de transferência, avaliação de resultados e desempenhos também serão objetos de estudo.

  • CONTROLES GERENCIAIS E RELATÓRIOS DE CONTROLADORIA - 24 h

    Contexto de Atuação das Empresas - Planejamento e Controle na Dinâmica das Organizações Modernas - Sistema de Planejamento e Controle Empresarial - O Desenho de Sistemas e a Prática do Planejamento e Controle: A Modelagem Organização, a Dimensão Estratégica, Dimensão Programática, Sistemas Orçamentários - Mensuração Controle e Avaliação - A Implementação/Aperfeiçoamento de Sistemas de Planejamento e Controle: Balanced Scorecard e Alavanca de Controle.

  • ANÁLISE DE PROJETOS DE INVESTIMENTOS - 24 h

    Fatores a ponderar na Seleção de Investimentos. Avaliação de Rentabilidade de Ativos e Carteiras. Os efeitos da Diversificação. Até onde é possível o risco? O Modelo de Avaliação de Ativos Financeiros - CAPM. Aplicações do Modelo CAPM. Diversificação Internacional e Padrões de Avaliação de Performance. Gestão de Riscos de Carteiras Utilizando Contratos Derivativos. Captação de Recursos Financeiros: Nacionais e Internacionais. Conceitos Básicos de Comércio Internacional. Configuração do Sistema Cambial Brasileiro. Importação, Exportação, Operações Ativas Oferecidas pelo Mercado Financeiro.

  • ANÁLISE ECONÔMICA E FINANCEIRA - 12 h

    Principais Usuários das demonstrações Financeiras. Analista Interno Versus Analista Externo. Preparação das demonstrações. Financeiras Para Análise e Seus Objetivos.Critérios de Análise das demonstrações Contábeis: Análise Vertical, Análise Horizontal, Diferenças Absolutas e Quocientes.Principais Indicadores Econômico-Financeiros: Indicadores de Liquidez, Estrutura de Capital. Rentabilidade e Índices Operacionais de Giro do Estoque. Prazo Médio de Pagamento e Prazo Médio de Recebimento. A Importância das Notas Explicativas.Relatório da Diretoria e Parecer de Auditoria.

  • CONTABILIDADE , PLANEJAMENTO E GESTÃO TRIBUTÁRIA - 24 h

    O Sistema Tributário Brasileiro e seus impactos sobre as organizações empresariais. Planejamento Fiscal versus Evasão Fiscal, conceitos. O Planejamento Tributário no contexto do Planejamento Estratégico. As empresas e a "Logística Fiscal". Gerenciamento Fiscal nas empresas. Tributos diretos e indiretos e sua abordagem quanto ao planejamento fiscal. Operações comerciais e industriais e seu aspecto tributário. SPED - Sistema Público de Escrituração Digital. Proposta de metodologia para estudo e implantação de planejamentos fiscais. Exemplificação prática de cálculos de tributos.

  • LIDERANÇA ORGANIZACIONAL - 24 h

    Os modelos mentais e seu impacto nas relações humanas. Habilidades comportamentais intrapessoais. Habilidades comportamentais interpessoais. Inteligência Emocional. Inteligência Social. Influência e Performance Management.

  • DIAGNÓSTICO ORGANIZACIONAL E NOÇÕES DE CONSULTORIA - 24 h

    A necessidade do diagnóstico. O perfil do profissional para realizar o diagnóstico. A conquista da confiança. Tipos de diagnósticos. Levantamento das informações. A importância do diagnóstico para o planejamento de uma consultoria. Visão Sistêmica da Organização. Observação. Entrevistas. Aspectos relevantes na elaboração do relatório.

  • METODOLOGIA DA PESQUISA - 36 h

    Características da ciência e de outras formas de conhecimento. Abordagens metodológicas enfocando o planejamento, a apresentação de projetos e a execução dos mesmos. Elaboração de relatórios, defesas e divulgação de resultados de pesquisa. Estrutura de Artigo Científico.

  • METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR - 24 h

    Objetivos da educação Moderna, métodos e técnicas de ensino, as várias concepções metodológicas da experiência educacional, ampliação da aprendizagem, didática do ensino superior, ensino e informática, universidade e ensino, a universidade no Brasil, Universidade, Sociedade e Desenvolvimento, estrutura e relações de poder na universidade.

  • DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS - 24 h

    Demonstrações Contábeis: Demonstração do Resultado do Exercício. Balanço Patrimonial. Demonstração dos Lucros Acumulados. Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido. Demonstração das Origens e Aplicações de Recursos. Demonstração do Fluxo de Caixa. Demonstração do Valor Adicionado. Notas Explicativas. Parecer dos Auditores. Relatórios da Diretoria. Consolidação das Demonstrações Contábeis.

  • OFICINA PRÁTICA - 8 h

    Oficina prática sobre o Qlik Sense Cloud: uma ferramenta online que permite criar relatórios e painéis de instrumentos interativos com tabelas e gráficos. O software de visualização simplifica a análise de dados e ajuda a tomar decisões de negócios mais rápido.

  • ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA - 24 h

    Capital, juro e montante. Regime de capitalização. Fluxo de caixa. Juros simples. Taxas equivalentes. Valor nominal e atual. Desconto comercial e racional. Taxas efetivas. Reciprocidade bancária. Saldo médio. Juros compostos. Capitalização com taxas variáveis. Taxa bruta e taxa líquida. Equivalência de capitais a juros compostos. Custo efetivo de um empréstimo. Séries uniformes. Amortização de empréstimos. Operações de crédito direto ao consumidor. Índices de preços. Taxa real de juros.

  • GESTÃO ESTRATÉGICA DE CUSTOS - 24 h

    Custo dos Estoques. Custo de aquisição. Custo de transformação. Outros Custos. Custos dos estoques dos prestadores de serviços. Custo do produto agrícola proveniente de ativo biológico. Valor realizável líquido. Conceito de gestão estratégica de custos. Aspectos históricos da gestão de custos. Classificação e terminologia de custos. Sistemas de custeio: Absorção Integral, Absorção Ideal e Direto. Métodos de custeio. Custeio e gestão baseado em atividades. Custos para decisão e controle. Custos por responsabilidade. Gestão de custos da qualidade. Custeio-alvo. Custo de paradas programadas. Provisões que afetam o custo: Obsolescência, Não realização, Parada programada. Custo Médio de Capital Ponderado. Custo Médio dos Empréstimos

FALE CONOSCO


Tire suas dúvidas com nossa equipe de atendimento.

Assim que obtivermos alguma novidade, entraremos em contato


  • Selecione os cursos:
  • 1 + 1 =

T E N H O   I N T E R E S S E