Qualificar o profissional para o gerenciamento dos processos e dos custos, por meio de uma visão global estratégica, a fim de tornar a organização mais competitiva, lucrativa e em constante desenvolvimento. Formar profissionais capazes de analisar ferramentas gerenciais com dados que subsidiam a tomada de decisão com o objetivo de agregar valor, melhorar os serviços, abrir novos mercados e garantir a longevidade da empresa.






Público Alvo

Portadores de diploma de cursos de graduação em Administração, Economia, Ciências Contábeis, Recursos Humanos, Comércio Exterior e áreas afins.

MATRIZ CURRICULAR


  • GESTÃO DE PROJETOS: ESCOPO, TEMPO E CUSTOS - 24 h

    Neste módulo serão abordados: planejamento do escopo do projeto; definição do escopo do projeto; criação da estrutura analítica do projeto; laboratório de estruturação de uma EAP; verificação do escopo e controle do escopo durante a execução do projeto. Definição de atividades, tipos de atividades formas de sequenciamento, agrupamento em pacotes, formas de estimativa e definição de duração, determinação dos recursos envolvidos; criação de cronogramas de trabalho onde possam ser avaliados prazos de atividades, fases e marcos do projeto; determinação e análise do caminho crítico; análise de alocação de pessoal e simulação de mudanças; formas de acompanhamento e controle de cronograma durante a execução do projeto. Também serão apresentados os processos descritos no PMBoK para criação do orçamento; criação de fluxo de caixa; análise de viabilidade financeira e econômica; técnicas para controle e acompanhamento de custos.

  • GESTÃO DE MARKETING - 24 h

    Conceitos e definições essenciais à gestão de marketing; Orientações para o Mercado; Comportamento consumidor; Sistema de Informações de Marketing; Mix de Marketing: produto, preço, promoção e distribuição. Planejamento mercadológico. Impacto das Variáveis de Preço. Custeio de área de Marketing. Força de vendas. Sistema de informações e acompanhamento do desempenho de marketing.

  • PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO - 24 h

    A natureza do planejamento empresarial. Princípios, filosofias, estruturação e tipos de planejamento. Planejamento Estratégico. Metodologia de elaboração e implementação: diagnóstico estratégico; missão da empresa; objetivos e desafios empresariais; estratégias empresariais; políticas empresariais; projetos e planos de ação; controle e avaliação. Planejamento Tático e Operacional. Controle estratégico

  • GESTÃO DE CUSTOS NO COMÉRCIO - 24 h

    Aspectos introdutórios dos custos de produtos e serviços; Conceitos e terminologias; Apuração dos custos de aquisição de mercadorias para revenda; custos com mão-de-obra; custos indiretos; Apuração e formação do preço de venda no comércio. Preços dinâmicos e flexível. Contexto geral de formação de preços. Entendimento das variáveis de preços. Aspectos mercadológicos. Aspectos de custos. Concorrência por preço ou diferenciação. Calculo e análise dos pontos de equilíbrio. .

  • GESTÃO DE CUSTOS NA INDÚSTRIA - 24 h

    Custos de aquisição de matéria-prima; Custos de mão-de-obra; Departamentalização e rateio dos custos indiretos de fabricação; Produção Contínua e por Encomenda; Formação do Preço de Venda na Indústria; Calculo e análise dos pontos de equilíbrio. Preços dinâmicos e flexível. Estudo de alguns ferramentais utilizados no processo fabril (JIT (Just-in-Time); KANBAN (Cartões para Puxar a Produção); MC (Manufatura Celular); PFA (Análise do Fluxo de Produção); TQC (Controle de Qualidade Total); TQM (Gestão da Qualidade Total).

  • GESTÃO DE TRIBUTOS E CUSTOS - 24 h

    Estudo dos custos gerados a partir de conhecimentos específicos sobre Incoterms; custos na importação e da mercadoria importada, custos tributários e incidências dos impostos na importação, custos logísticos na importação, custos na exportação e formação do preço, Variações cambiais ativas e passivas no processo de exportação.Imposto sobre produtos industrializados (IPI), Imposto sobre operações relativas à circulação de mercadorias e sobre prestações de serviços de transporte interestadual e intermunicipal e de comunicação (ICMS), Contribuições - Programa de Integração Social (PIS), e Contribuição social sobre o faturamento (COFINS), Sistema Cumulativo e Não Cumulativo

  • GESTÃO ESTRATÉGICA DE RESULTADOS - 24 h

    Análise complementar de preços de venda. Relação de gestão de custos com a realidade das empresas. Análise de resultado e tomada de decisão com base em custos. Métodos e Ferramentas de Custeio - ABC (Custeio Baseado nas Atividades); ABM (Gestão Baseada nas Atividades); Target Costing (Custeio Alvo).

  • ORÇAMENTO EMPRESARIAL - 24 h

    Orçamento Empresarial. Tipos de orçamentos; utilidades e limitações; estrutura e desenvolvimento do sistema (Marketing, Vendas, Produção, Compras, Recursos Humanos, Finanças). Elaboração do orçamento. Avaliação da execução do orçamento.

  • ANÁLISE DE INVESTIMENTOS - 24 h

    Definição de investimento. Etapas de um projeto de investimento. Classificação dos investimentos. Taxas de juros. Valor do dinheiro no tempo. Taxa mínima de atratividade (TMA). Diagrama de fluxos de caixa. Os critérios de análise baseados no princípio de atualização: valor presente líquido (VPL), taxa interna de retorno (TIR) e índice de lucratividade (IL). Análise de critérios não baseados na atualização. Relação entre o critério adotado e o dimensionamento do projeto. A consideração da depreciação e do imposto de renda. O problema de racionamento de capital e sua solução. A incerteza quanto às previsões. Inflação. Relação entre as decisões de investimento e financiamento: custo médio ponderado do capital (WACC).

  • CONTROLADORIA - 24 h

    A Controladoria e as Funções do Controller. O Sistema de Informação da Controladoria. Modelo e Processo de Gestão Empresarial. Balanced Scorecard: Sistema de Gestão Estratégica. Métodos de Avaliação de Performance Empresarial: EVA - Economic Value Added (Valor Econômico Agregado). MVA - Market Value Added (Valor de Mercado Agregado). Teoria das Restrições. Centros de resultados, preços de transferência, avaliação de resultados e desempenhos também serão objetos de estudo.

  • JOGOS DE NEGÓCIOS - 24 h

    Gestão integrada: - estratégia, marketing, operações, pessoas e finanças; em ambiente competitivo. Influências do ambiente externo (aspectos econômicos e tecnológicos e forças de Porter) no processo de gestão.

  • METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR - 36 h

    Contextualização da educação superior no cenário da educação brasileira (atual); didática do ensino superior (como o aluno aprende - processo ensino/aprendizagem); métodos e técnicas de ensino; currículo; planejamento; avaliação.

  • METODOLOGIA DA PESQUISA - 36 h

    Natureza do conhecimento científico. Pesquisa científica. Tipos de trabalhos científicos. O planejamento da pesquisa científica: definição do tema e do problema, os objetivos, a justificativa, a revisão da literatura, métodos da pesquisa, os instrumentos de coleta dos dados, o tratamento e análise dos dados, considerações finais. Defesas e divulgação de resultados de pesquisa. Normas comuns aos trabalhos científicos segundo a ABNT. Estrutura de Artigo Científico.

  • CENÁRIO ECONÔMICO E FINANCEIRO NO AMBIENTE CORPORATIVO - 12 h

    O conceito de cenários econômicos e os elementos que devem ser observados em sua composição. As variáveis econômicas nacionais e internacionais. O mercado e o papel das políticas públicas no contexto. A conjuntura econômica mundial e nacional. A construção de cenários para a economia nacional à luz da conjuntura, levando-se em conta elementos como inflação, juros, taxa de câmbio, balança comercial, geração de emprego, políticas públicas, relações externas, oferta, demanda e preços.

FORMA DE INGRESSO


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Currículo Vitae

Comprovante de Residência

CPF

Carteira de Identidade (RG)


Fotocópias autenticadas:

Diploma de Ensino Superior

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