Qualificar para o planejamento e controle da produção através da filosofia Lean Manufacturing, ferramenta que apresenta métodos para reduzir fortemente todos os desperdícios de superprodução, de espera, de transporte desnecessário, de processamento excessivo, de inventário, de movimento desnecessário e de defeitos. Habilitar os profissionais tecnicamente e socioculturalmente para essa transformação que resulta em resultados positivos na produção.

TURMAS 2017

Local

Duração

Dia/Horário

Relacionamento

Investimento

Unidade Central

384h

Sexta-feira - 19h00 às 22h30
Sábado - 08h00 às 12h00
Sábado - 13h00 às 17h00

Público Alvo

Portadores de diploma de cursos de graduação em Administração, Ciências Contábeis, Economia, Engenharia de Produção e áreas afins.

MATRIZ CURRICULAR


  • FUNDAMENTOS DO LEAN THINKING E MAPA DE FLUXO DE VALOR (VSM) - 36 h

    Introdução ao Lean Thinking: Os Setes Desperdícios para ambientes administrativos. Mapeamento do Fluxo de Valor (Estado Atual e Futuro). Comparação entre Ambiente Empurrado x Ambiente Puxado Princípios Lean: valor, fluxo de valor, fluxo contínuo, puxar, perfeição. Mapeamento do fluxo de valor (Value Stream Mapping - VSM): definições e convenções, mapa do estado atual, mapa do estado futuro, plano de ação. Exemplos e estudos de casos. Elaboração do Plano de Ação.

  • GESTÃO DE MANUTENÇÃO-TPM - 24 h

    Sistema de Manutenção Lean, Cadeia de ajuda, Painel Andon. Eficiência total. Estrutura da manutenção. Ciclo de vida do equipamento. Estratégias de manutenção. Conceitos e aplicação TPM (Manutenção Produtiva Total), Manutenção Planejada, Educação e Treinamento. Análise de causa e efeito. Preparação e operação para a manutenção diária.

  • SISTEMAS DE QUALIDADE (QFD) - 24 h

    Conceito de Qualidade. Técnicas modernas para gerenciamento de qualidade. Programas de qualidade, medição, avaliação e melhoramento na produtividade, tanto no setor de manufatura como de serviços. Qualidade do Produto/ Serviço X Valor Agregado. Desdobramento da função qualidade (QFD). As normas ISO. Prêmio Nacional da Qualidade - PNQ.

  • GESTÃO ESTRATÉGICA DE CUSTO E PRODUTIVIDADE - 24 h

    Metodologias tradicionais e contemporâneas utilizadas para a gestão de custos nas empresas. Custos diretos e custos indiretos. Variabilidade dos custos em relação ao volume de produção. Métodos de custeio. Importância da apuração, análise e gerenciamento de custos. Margem de Contribuição e Margem de contribuição em relação aos fatores de limitação na produção. A importância do volume de atividade na gestão dos custos. Faturamento de equilíbrio. Técnicas de formação de preço de venda. Os arranjos produtivos locais (incubadoras) como forma de alavancar novos negócios

  • PLANEJAMENTO NO LEAN MANUFACTURING - 24 h

    A transformação lean passa pela necessidade de se repensar as práticas de Planejamento e Controle da Produção (PCP). Esta disciplina ilustra as diferenças fundamentais entre o PCP Lean e o PCP Tradicional. Planejamento da Necessidade de Materiais (MRP), Introdução a ERP. Just in time; Empurrar e Puxar; Supermercado e sua utilização. Operacionalizando o sistema puxado: kanban (dispositivos e dimensionamento). Nivelamento de produção/Heijunka.

  • FERRAMENTAS E INDICADORES DE QUALIDADE E PRODUTIVIDADE - 24 h

    Conhecimentos sobre organizações: conceitos e objetivos; organizações formais e informais; as organizações e ambiente. O comportamento humano nas organizações: modelo explicativo do comportamento; teorias da motivação no trabalho, valores humanos e motivação, cultura organizacional: conceitos elementos e importância. Avaliação de desempenho: evolução, conceitos e usos. Métodos de avaliação de desempenho. Elaboração de sistemas de avaliação de desempenho. Estratégias de implantação de sistemas de avaliação de desempenho.

  • GERENCIAMENTO ESTRATÉGICO-BSC - 24 h

    Evolução do pensamento estratégico. Frentes de desenvolvimento da inteligência competitiva, tecnologia, gestão e ambiente. Principais modelos de análise do ambiente interno e externo. Estratégia e posicionamento competitivo. Competências Centrais. Balanced Scorecard. O Processo Estratégico e a Busca de Capacitações Dinâmicas. Instituições, Políticas e Estratégias. Os grandes movimentos estratégicos. Conceitos e visão geral de gestão de riscos. Balanced Scorecard (BSC). Perspectivas do BSC. Fases para implantação do BSC. Avaliação de desempenho pelo BSC.

  • GESTÃO DA INOVAÇÃO-CRIATIVIDADE E TECNOLOGIA - 24 h

    Conceitos elementares: ciência, tecnologia, conhecimento, invenção, inovação, difusão. Criatividade e Inovação. Inovação tecnológica. A gestão da inovação: modelos de inovação; principais fases de um processo de inovação. Estratégias de inovação e acesso á tecnologias. Inovação e vantagem competitiva. Sistema Nacional de Inovação.

  • LEAN SERVICE: PESSOAS, PROCESSOS E RECURSOS - 24 h

    Introdução a Filosofia Lean em Serviços. Setor de Serviços. Relações dos serviços com a manufatura. Serviços Internos. Serviços Externos. Histórico. Convergência dos serviços. Aplicação Lean em Serviços. Lean Service. Tool Box for Lean Service. Empresas que Utilizam o Lean Service Lean Seis Sigma para serviços. Mapa de Consumo de Womack. Áreas do Lean Service. Lean Health - Setor de Saúde. Lean Logistics - Logística. Lean Public - Setor public. Lean Bank and Financial - Setor Financeiro. Lean Insurance - Setor de Seguros. Lean Office - Áreas Administrativas. Pessoas: o elo mais importante dos 4 P's. Modelo de implementação Lean Service. O Oitavo desperdício em Serviços. Mapa de Consumo.

  • IMPLEMENTAÇÃO DO LEAN - 12 h

    Apresentação de casos práticos de implementação da Filosofia Lean. Casos de Sucesso. Casos de Insucesso. Por que pode falhar a implementação da Filosofia Lean e o que fazer para evitar? Desdobramentos da Filosofia Lean. Lean Design / DFLM (Design For Lean Manufacturing) / Lean Engineering: implicação no projeto de produtos e de processos.

  • DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS NO AMBIENTE LEAN - 12 h

    Panorama competitivo na área de Gestão de Pessoas e o diferencial das empresas. Comportamento Organizacional e suas variáveis. Dimensões individuais no Comportamento Organizacional. Potencialidades: a nova função gerencial e a quebra de paradigma em gestão de pessoas.

  • ERGONOMIA - 12 h

    Estudo dos processos ergonômicos, para o estabelecimento de relações cognitivas, tem como base os princípios metodológicos e analíticos parametrizados pela ergonomia em projetos de design. Propiciando o desenvolvimento de modelos experimentais ergonômicos, testados em sua usabilidade e aplicabilidade versando sobre o relacionamento do homem com seu trabalho, seus equipamentos e seus ambientes tanto o social (coletivo) como o individual.

  • METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR - 24 h

    Contextualização da educação superior no cenário da educação brasileira (atual); didática do ensino superior (como o aluno aprende - processo ensino/aprendizagem); métodos e técnicas de ensino; currículo; planejamento; avaliação.

  • PILARES DA FILOSOFIA LEAN - 12 h

    O sistema de Produção Enxuto. Sistema Toyota de Produção. Do "Fordismo" ao "Toyotismo". Pilares da Filosofia Enxuta. A casa da Toyota. Lean Thinking. 4P's. Value Stream Map. Simulação e Mockup. Sistema Pull. Heinjunka e Heijunka Box. Takt Time. Andon. Gemba. Just in Time. Just in Sequence. Jidoka X Poka - Yoke. Lead Time, Cycle Time e Takt Time.

  • MANUFATURA CLASSE MUNDIAL (WCM) - 24 h

    Introdução à Manufatura Classe Mundial (World Class Manufacturing - WCM). Pilares do WCM. WCM e princípios do Sistema Toyota de Produção (TPS). Princípios de controle de qualidade total (TQC). Princípios de gestão da qualidade total (TQM). Melhoria Contínua (Kaizen). Controle estatístico de processo (CEP). Total Industrial Engineering (TIE). Como conduzir o processo de WCM.

  • GESTÃO DA PRODUÇÃO LEAN - 24 h

    Gestão da capacidade e identificação de gargalos produtivos. Overall equipment effectiveness (OEE). Lay-Out e fluxo. Tipos de Arranjo Físico. Projetos de Arranjo Físico. Arranjo físico celular. Configuração de células de produção utilizando o Production Flow Analysis (PFA). Balanceamento de Linha. Análise de carga-distância e matriz de relacionamentos. Gestão de Estoques. Lote Econômico de Compra (LEC). Lote Econômico de Produção (LEP). Kanban. Cálculo do número de kanbans e de buffers de estoques. Planejamento e Controle JIT. JIT e MRP.

  • METODOLOGIA DA PESQUISA - 36 h

    Natureza do conhecimento científico. Pesquisa científica. Tipos de trabalhos científicos. O planejamento da pesquisa científica: definição do tema e do problema, os objetivos, a justificativa, a revisão da literatura, métodos da pesquisa, os instrumentos de coleta dos dados, o tratamento e análise dos dados, considerações finais. Defesas e divulgação de resultados de pesquisa. Normas comuns aos trabalhos científicos segundo a ABNT. Estrutura de Artigo Científico.

FALE CONOSCO


Tire suas dúvidas com nossa equipe de atendimento.

Assim que obtivermos alguma novidade, entraremos em contato


  • Selecione os cursos:
  • 1 + 1 =

T E N H O   I N T E R E S S E