Incrementar a formação dos profissionais que atuam na área de recuperação judicial e gestão de crise (gestão de turnaround). Entender o processo de recuperação judicial nas suas diferentes etapas. Apresentar estratégias jurídicas, econômicas e financeiras que fundamentam a recuperação de empresas. Desenvolver competências fundamentais para a melhor condução do processo de reestruturação de empresas. Discutir casos práticos.

TURMAS 2017

Local

Duração

Dia/Horário

Relacionamento

Investimento

Unidade Central

360 h/a

Sexta-feira - 19h00 às 22h30
Sábado - 08h00 às 12h00
Sábado - 13h00 às 17h00

Público Alvo

Profissionais com curso superior em administração, direito, economia, ciências contábeis, engenharia de produção e áreas afins.

MATRIZ CURRICULAR


  • NEGOCIAÇÃO NA GESTÃO DE TURNAROUND - 24 h

    Princípios de negociação, plano de negociação com etapas estruturadas, estratégias adequadas a cada negociação, forças e fraquezas dos negociadores, interesses, percepções dos problemas, e características pessoais dos negociadores, conflito nas relações interpessoais. Originado de interesse. Originado de percepções. Originado de características pessoais, como administrar os conflitos, o processo de negociação, planejamento, condução, acompanhamento e avaliação, estratégias e táticas de negociação. Táticas ligadas ao uso da informação. Táticas ligadas ao poder. Táticas ligadas ao fator tempo. Táticas baseadas na postura. Como alcançar acordos mutuamente satisfatórios.

  • PLANO DE RECUPERAÇÃO JUDICIAL - 24 h

    O Plano de Recuperação Judicial. Estratégias de recuperação da empresa. Meios de recuperação a serem empregados. Demonstração da viabilidade econômica. Laudo econômico-financeiro. Avaliação de bens e ativos do devedor.

  • GESTÃO DE CAPITAL DE GIRO - 24 h

    O papel da Administração Financeira. Ciclos da empresa: ciclos econômico, operacional e financeiro. Gestão do Capital de Giro: Necessidade de Capital de Giro, Capital de Giro e Tesouraria, Efeito Tesoura. Considerações sobre os componentes do Capital de Giro: Valores a receber de Clientes, Contas a pagar, Estoques. Políticas de Capital de Giro, Demonstração do Fluxo de Caixa. Indicadores econômicos/financeiros relacionados a gestão financeira.

  • LIDERANÇA NA GESTÃO DE TURNAROUND - 24 h

    Definição de Motivação; Objetivos da Motivação nas empresas; Como ocorre a Motivação nas Pessoas; O papel das necessidades da Motivação; A importância do Estilo Gerencial na motivação do empregado; Pessoas Motivadas; Promover a Motivação no Trabalho; Avaliação da capacidade de Motivar Pessoas; A importância da Liderança no Trabalho; Diferentes abordagens acerca da Liderança; Características e Tributos que os Líderes devem ter; Estilos de Liderança; Perfil do Líder; Condutas para controlar problemas; Habilidades como Condutor de Reuniões. Qualidades necessárias a um gestor de recuperação. Perfil de gestão adequado. Como liderar a recuperação. Como mobilizar a organização.

  • DIAGNÓSTICO ESTRATÉGICO FINANCEIRO - 24 h

    Histórico das crises atuais. Identificando as características que precedem a crise de uma organização. Impactos econômicos, financeiros e gerenciais de uma crise. Análise da capacidade de sobrevivência no curto prazo. Avaliação da viabilidade (causas do declínio, gravidade da crise, atitudes dos stakeholders, características da empresa, estrutura preço-custo-despesa). Avaliação de cenários e de alternativas. Avaliação de equipe de gestão.

  • CASES DE SUCESSO E INSUCESSO I - 12 h

    Apresentação de vários estudos de casos com análise e discussão dos aspectos que motivaram o sucesso ou insucesso da recuperação judicial em empresas reais.

  • CASES DE SUCESSO E INSUCESSO II - 12 h

    Apresentação de vários estudos de casos com análise e discussão dos aspectos que motivaram o sucesso ou insucesso da recuperação judicial em empresas reais.

  • RESTRUTURAÇÃO FINANCEIRA - 24 h

    Financiamento de sobrevivência de curto prazo. Definindo prioridades no crédito. Reestruturação das dívidas de curto, médio e longo prazo. Estratégias de redução de custos, despesas e de ativos. Acordos de congelamento e moratória.

  • MUDANÇA ORGANIZACIONAL - 24 h

    Administração de Estresse. Conceito e características de Mudança Organizacional. Necessidade de mudança em contexto de crise. Cultura organizacional e mudança. O papel do Individuo e do Coletivo na Mudança. Gestão da Mudança. Avaliação da mudança organizacional.

  • CONTROLADORIA NA REESTRUTURAÇÃO DAS EMPRESAS EM CRISE - 24 h

    Função da controladoria na RJ. Controles internos e suas funções. Responsabilidade e autoridade da controladoria e seu papel no processo de gestão empresarial. Controladoria, Contabilidade financeira e gerencial. Ferramentas de controle. Elaboração de relatórios gerenciais. Demonstrações contábeis e financeiras gerenciais. Análises gerenciais. Indicadores de gestão. Custos e precificação de produtos. A controladoria no contexto da gestão de negócios em crise.

  • ADMINISTRAÇÃO JUDICIAL E O PAPEL DO ADMINISTRADOR JUDICIAL - 24 h

    As funções do juiz e do administrador judicial na Recuperação Judicial. Atividades do administrador judicial. Remuneração do administrador judicial. Destituição ou substituição do Administrador Judicial. Os limites de atuação do Administrador Judicial. O relatório de prestação de contas do Administrador Judicial durante a recuperação judicial, no encerramento da recuperação judicial e da falência. As competências multidisciplinares inerentes ao AJ. O AJ como mediador no processo. Dificuldades e soluções relacionadas a função do administrador judicial. Discussão de boas práticas na condução dos processos de insolvência. Cases.

  • METODOLOGIA DA PESQUISA - 24 h

    Natureza do conhecimento científico. Pesquisa científica. Tipos de trabalhos científicos. O planejamento da pesquisa científica: definição do tema e do problema, os objetivos, a justificativa, a revisão da literatura, métodos da pesquisa, os instrumentos de coleta dos dados, o tratamento e análise dos dados, considerações finais. Defesas e divulgação de resultados de pesquisa. Normas comuns aos trabalhos científicos segundo a ABNT. Estrutura de Artigo Científico.

  • ESTRATÉGIAS DE IDENTIFICAÇÃO E SUPERAÇÃO DA CRISE EMPRESARIAL - 24 h

    Identificando uma situação de recuperação. Desafios da gestão de Turnaround. Aspectos financeiros e operacionais. Reestruturação do negócio. Reestruturação das dívidas. Disponibilidade de financiamento. Estratégias para lidar com a crise. Gestão do caixa de curto prazo. Estratégias para geração de caixa de curto prazo. Redução de custos e despesas. Geração de demanda. Importância do Plano de Negócios na gestão de crise. Plano de Ação. Definição do objetivo a ser alcançado. Projeções Financeiras. Cenários alternativos. Avaliação de riscos. Os stakeholders e sua importância no processo de recuperação. Comitê executivo. Indicadores.

  • PLANEJAMENTO E GESTÃO ORÇAMENTÁRIA NAS EMPRESAS EM CRISE - 24 h

    Planejamento estratégico, orçamento de capital (investimentos), orçamento estratégico. Introdução ao orçamento, elaboração do orçamento, orçamento de vendas, produção, estoques de produtos acabados, compras, estoques de matérias-primas, custos de mão-de-obra, custos gerais de produção, despesas operacionais (comerciais e administrativos) e caixa. Sistema de informações gerenciais, demonstrativos econômico-financeiros, indicadores de gestão, simulação e análise de sensibilidade, avaliação da execução do orçamento, demonstrativos econômico-financeiros, análise das variações e indicadores de gestão.

CURRÍCULO DOCENTE


FALE CONOSCO


Tire suas dúvidas com nossa equipe de atendimento.

Assim que obtivermos alguma novidade, entraremos em contato


  • Selecione os cursos:

T E N H O   I N T E R E S S E