Capacitar profissionais para tomar decisões por meio da aplicação das principais técnicas qualitativas e quantitativas que obtêm as informações de mercado e da utilização de ferramentas para processamento e análise. Qualificar para estabelecer as diretrizes competitivas das organizações e conduzir os processos para o desenvolvimento de produtos e serviços, as políticas e práticas de determinação de preço, as estratégias de distribuição, logística e comercialização e a fixação do posicionamento de marketing e ações de comunicação.






Público Alvo

Portadores de diploma de cursos de graduação em Administração, Ciências Contábeis, Economia, Engenharia de Produção e áreas afins.

MATRIZ CURRICULAR


  • INOVAÇÃO E GERAÇÃO DE IDEIAS - 12 h

    Inovação e seus diversos significados. Inovação contemporânea. Ruptura-vetores de inovação. Inovação intra corporativa ou inovação interna. Plataformas estratégicas para inovar: produto, marca, posicionamento, modelo de negócios. A gestão das boas ideias. Criatividade e a geração de ideias – processo criativo. Como as boas ideias podem ser colocadas em prática. Identificando soluções. Estudos de caso de inovação que vão além da tecnologia.

  • SISTEMAS DE INFORMAÇÃO DE MARKETING - 24 h

    Sistema de Informação de Mercado e Sistema de Inteligência de Mercado; Tomada de decisão estratégica e tática; Valor estratégico da informação; Conceitos, planejamento, estruturação e implementação de um Sistema de Inteligência de Mercado para facilitar a tomada de decisão gerencial; Análise de Dados em Marketing; Inteligência Estratégica; Inteligência Competitiva; Inteligência Colaborativa (marketing 3.0); Business Intelligence (BI); Gestão do Conhecimento (GC); Marketing de Relacionamento 3.0 (Softwares de CRM); Customer Experience; Tecnologias Emergentes da informação; WEB 2.0 e WEB 3.0; Forecasting e Cenários Prospectivos; Rede de Valor para Vendas; Redes Colaborativas de Valor; Os Content Creators e as Redes de Valor; Geomarketing.

  • AMBIENTE DE ATUAÇÃO DA INTELIGÊNCIA DE MERCADO - 12 h

    Fundamentos e conceitos centrais de Inteligência de Mercado; IM e tomada de decisões. Ciclo de inteligência de mercado: Planejamento e vigilância; Processo de coleta; Proteção e armazenamento; Transformação de dados em inteligência; Disseminação; Feedback e mensuração. Ferramentas de coleta e análise de dados em IM. Implantação de uma área de IM. Ética em IM. Tendências atuais em IM.

  • PESQUISA APLICADA À INTELIGÊNCIA DE MERCADO - 24 h

    Estudos avançados em Pesquisa de Mercado com foco na pesquisa qualitativa, quantitativa, cultural, antropológica, etnográfica e neurociência. Aplicabilidade da Pesquisa de Mercado. SIM – Sistema de Informação de Inteligência em Marketing. Etapas para a realização da Pesquisa de Mercado. Elaboração de formulários. Definição da população e amostra da pesquisa. Ferramentas de análise e tomada de decisão.

  • PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO E INTELIGÊNCIA ANTECIPATIVA - 24 h

    Conceitos, origem e importância de estratégia para as organizações, focado no ambiente turbulento e competitivo vivido por elas. Desenvolver, implementar e controlar um planejamento estratégico, seja ele em uma grande ou pequena organização. Novas demandas gerenciais e empresariais utilizadas hoje pelas empresas.

  • ESTATÍSTICA APLICADA À INTELIGÊNCIA DE MERCADO - 24 h

    A Estatística Básica como uma poderosa ferramenta da tomada de decisões; As técnicas necessárias para realizar pesquisas confiáveis; Como fazer estimativas e tirar conclusões de pesquisas por amostras; Como tomar decisões estratégicas utilizando as técnicas de Correlação e Análise de Regressão; Como utilizar a Análise de Dados Espaciais para entender meus clientes, identificar oportunidades e ampliar os negócios.

  • MARKETING DIGITAL E MÍDIAS SOCIAIS - 24 h

    Internet e os negócios: identificando o público-alvo - o consumidor on-line. Os impactos estratégicos da Internet nos negócios: o inbound marketing. As mudanças no comportamento do consumidor na era digital. As novas técnicas de marketing para o contexto on-line. O futuro do marketing on-line. Gestão de ações on-line de marketing e vendas. Mídias sociais: tendências e atualidades. Exemplos e casos práticos.

  • PRINCÍPIOS E ESTRATÉGIAS DE MARKETING - 24 h

    Princípios e processos de planejamento de marketing. Estratégias corporativas e de negócios. Análise concorrencial. Vantagens competitivas e estratégicas. Avaliação do desempenho. Comunicação Integrada de Marketing.

  • GESTÃO DE EQUIPES - 12 h

    A diferença entre grupo e equipe. A gestão para transformar grupo em equipes de trabalho. A liderança nas equipes de trabalho. A diferença entre liderança X Chefia. Perspectivas sobre a gestão eficaz do líder: potencializando as qualidades dos membros da equipe.

  • GESTÃO DE PROJETOS - 24 h

    Desenvolver habilidades para proposição de projetos à organização, planejamento, reporte de evolução e análise de tendências durante a execução, e tomada de ações de controle, sempre em alinhamento com as partes interessadas.

  • ANÁLISE DE INVESTIMENTOS - 24 h

    Fontes de financiamento, custos e riscos. Métodos de análise de projetos de investimento. Efeitos do financiamento sobre a estrutura de capital das organizações. Decisões de investimentos; Técnicas de análise de investimentos: TIR – taxa interna de retorno, VPL – valor presente líquido, IRR e outros indicadores de rentabilidade e gestão financeira. Compreensão do custo financeiro e da receita financeira.

  • NEGOCIAÇÃO E TOMADA DE DECISÃO - 24 h

    O que é negociação; Quando começa e quando termina uma negociação; Etapas de uma negociação; Características de um negociador; A arte de negociar; Como selecionar um negociador? Tomada de decisão; Estratégia em negociação; Tipos de perguntas. O processo decisório: ação administrativa; ferramenta para resolução de problemas; poder de decisão dos membros da organização; previsão das decisões de terceiros; sistema de comunicação no poder de decisão

  • JOGOS DE EMPRESA - 12 h

    Desenvolvimento das competências gerenciais e da visão holística adquiridas no decorrer do curso por meio de jogos de empresa que consistem na simulação de um ambiente empresarial competitivo, de criatividade com práticas de integração e trabalho em equipe, marketing, vendas, produção e recursos humanos.

  • METODOLOGIA DA PESQUISA - 24 h

    O homem e seu relacionamento com o mundo: leitura, conhecimento da realidade, limites e níveis do conhecimento. O método científico, a ciência e o espírito científico. A pesquisa científica: finalidades, tipos, etapas, projeto e relatório. Introdução ao estudo de elaboração de monografias científicas e padrões da ABNT.

  • METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR - 24 h

    Objetivos da educação Moderna, métodos e técnicas de ensino, as várias concepções metodológicas da experiência educacional, ampliação da aprendizagem, didática do ensino superior, ensino e informática, universidade e ensino, a universidade no Brasil, Universidade, Sociedade e Desenvolvimento, estrutura e relações de poder na universidade.

  • ECONOMIA DE MERCADO: CENÁRIO MICRO E MACROECONÔMICO APLICADO AOS NEGÓCIOS - 36 h

    Conceituação de Economia. Teoria do consumidor: Oferta, demanda, equilíbrio de mercado, Elasticidade preço da demanda, elasticidade preço cruzada, elasticidade da renda. Teoria da firma: Custos e produção. Estruturas de mercado. Projetos de integralização de associações de negócios. Ponto de equilíbrio operacional. Valor Econômico Adicionado (VEA). Indicativos de mercado. Os grandes agregados econômicos. Economia Brasileira. Sistema Financeiro Nacional. Inflação. Políticas Econômicas: Fiscal e Monetária. Perspectivas futuras. Análise do ambiente macro e microeconômicas e seus efeitos sobre negócios e estratégias; mensuração da atividade econômica; planejamento econômico aplicado aos negócios.

FORMA DE INGRESSO


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