Qualificar os engenheiros para atuar com sistemas produtivos rurais que visem a melhoria da qualidade do ambiente acompanhando a expansão das exportações e do mercado do agronegócio. Visa capacitar para a economia no agronegócio, física e fertilidade dos solos, ecofisiologia de plantas, tecnologia de colheita e processamento de produtos agrícolas, climatologia, agricultura de precisão, estatística, automação para sistemas agrícolas e legislação.

TURMAS 2017

Local

Duração

Dias

Horário

Coordenador(a)

Investimento

Unidade Central
396
Sexta-feira , Sábado e Sábado
19:00 às 22:30

Público Alvo

Portadores de diploma de cursos de graduação em Engenharias e Tecnólogos de áreas afins.

MATRIZ CURRICULAR


  • MODELAGEM APLICADA À SISTEMAS AGRÍCOLAS - 24 h

    Conceitos de modelagem para suporte a decisão nos sistemas agrícolas e ambientais: dos modelos científicos ao software final. Técnicas de modelagem, simulação e otimização de sistemas agrícolas e ambientais. Utilização informações geográficas na modelagem de sistemas agrícolas e ambientais. Softwares de simulações em aplicações agrícolas e ambientais.

  • LEGISLAÇÃO E NORMAS PARA SEGURANÇA RURAL - 12 h

    Antropometria e Biomecânica. Dimensionamento do posto de trabalho. Controles e Dispositivos de Informação. Fatores Ambientais: ar, luz, temperatura, umidade, ruído e vibrações. Aplicações Agrícolas e Industriais. Normas de Segurança.

  • METODOLOGIA DA PESQUISA - 24 h

    Ciência e senso comum. O método científico. O conhecimento científico. Planejamento da Pesquisa Científica. Preparação e Organização de Planos de Pesquisa e de Pesquisas Científicas

  • LEGISLAÇÃO E GESTÃO AMBIENTAL - 12 h

    Níveis de organização em ecologia. Agroecossistemas. Desenvolvimento sustentável. Riscos e incertezas na avaliação ambiental. Introdução à economia ambiental. Valoração ambiental. Aspectos jurídicos da Gestão Ambiental. Licenciamento de atividades agropecuárias. Estudo de Impacto Ambiental (EIA). Sistemas de Gestão Ambiental (SGA’s).

  • ECONOMIA NO AGRONEGÓCIO - 24 h

    Noções de macroeconomia e de microeconomia nas estruturas de mercado. Componentes do Agronegócio e suas relações com o Sistema Econômico. Instrumentos de política econômica que afetam o Agronegócio. Economia do Agronegócio e Política Agrícola nacional e regional.

  • METODOLOGIA CIENTÍFICA - 12 h

    Tipos de publicação científica. Fundamentos de metodologia da pesquisa. Preparação e estrutura da publicação científica. Organização e redação de textos científicos. Metodologia de revisão bibliográfica. Importância do planejamento experimental. Princípios de gerenciamento de projetos de pesquisa. A ética na pesquisa. Normas para elaboração do artigo científico segundo as normas da UCEFF Faculdades.

  • FÍSICA E FERTILIDADE DO SOLO - 36 h

    Características e propriedades, físicas do solo. Caracterização e métodos de determinação de atributos físicos. Granulometria e textura do solo. Estrutura e agregação do solo. Cor do solo. Porosidade do solo. Densidade do solo. Compactação do solo. Solo como fonte de nutrientes. Acidez e calagem. Nutrientes do solo. Absorção e assimilação de nutrientes. Dinâmica dos nutrientes nas plantas. Avaliação da fertilidade do solo. Interpretação de análises de solo e de tecidos vegetais como base para indicação de adubos.

  • ECOFISIOLOGIA DE PLANTAS - 24 h

    Produtividade. Energia radiante. Processos fisiológicos e produtividade. Distribuição de assimilados nas plantas. Sistemas de cultivos. Respostas fisiológicas das plantas às condições adversas de ambiente.

  • TECNOLOGIA DE COLHEITA E PROCESSAMENTO DE PRODUTOS AGRÍCOLAS - 12 h

    Fundamentos da tecnologia de alimentos. Caracterização dos produtos hortícolas e grãos armazenados. Perdas dos produtos hortícolas e grãos armazenados na pós-colheita e suas causas. Fatores de pré-colheita e pós-colheita. Desenvolvimento fisiológico de frutos e hortaliças na pós-colheita. Respiração de frutos e hortaliças. Fitohormônios. Manuseio. Tipos de armazenagem e alterações fisiológicas. Pós-colheita de grãos armazenados. Qualidade dos produtos na pós-colheita. Maturação, padronização e classificação, armazenamento e comercialização.

  • CLIMATOLOGIA AGRÍCOLA - 12 h

    Fenômenos na atmosfera. A água na atmosfera, os fenômenos de trocas de calor e massa por condução e convecção. As relações entre atmosfera e clima. Topoclima e microclima. Climatologia e agroclimatologia. Estudos agroclimáticos e medidas de fatores climáticos.

  • RELAÇÕES SOLO-ÁGUA-PLANTA - 12 h

    Dinâmica na atmosfera. Radiação solar. Efeito da temperatura no desenvolvimento dos vegetais. Água no sistema vegetal. Balanço de energia, evaporação e transpiração vegetal. Mecanismo de controle de perda de água nos vegetais: controle estomático. Movimentação da água no solo. Absorção da água pelas raízes. Evolução dos mecanismos da tolerância das espécies vegetais à saturação hídrica e ao déficit hídrico no solo. Balanço hídrico. Balanço hidrológico. Modelagem e espacialização das relações solo-planta-atmosfera.

  • AMBIENTES EM INSTALAÇÕES AGRÍCOLAS - 24 h

    Princípios básicos de conforto térmico e transferência de calor. Respostas fisiológicas: animal e vegetal em ambientes protegidos. Cálculo da carga térmica animal e vegetal. Ventilação natural. Ventilação forçada. Ambientes para a produção animal e vegetal.

  • AGRICULTURA DE PRECISÃO - 24 h

    Conceituação da agricultura de precisão. Sistemas de posicionamento. Monitoramentos e levantamento de dados de variabilidade espacial. Tomada de decisões para análise integrada de parâmetros de solo, cultura e produtividade. Aplicação variada de insumos: princípios, métodos e equipamentos disponíveis para a aplicação de insumos como fertilizantes, defensivos e sementes, bem como preparo localizado do solo e outros. Aplicações de recursos de posicionamento e navegação em agricultura. Interpretação de mapas georreferenciados.

  • ESTATÍSTICA APLICA À ENGENHARIA RURAL - 24 h

    Estatística descritiva. Planejamento de experimentos. Testes de significância. Análise de Variância. Testes de comparações múltiplas. Análise de regressão. Utilização de software na análise de dados.

  • MÁQUINAS, MECANIZAÇÃO E MANUTENÇÃO AGRÍCOLA - 24 h

    Combustíveis e lubrificantes. Estudos de movimentos e de tempos. Desempenho operacional da maquinaria agrícola. Dimensionamento de frota. Tração em máquinas e implementos agrícolas. Ensaio de tratores e máquinas agrícolas. Projetos de máquinas e implementos agrícolas. Classificação e seleção da maquinaria agrícola. Máquinas para preparo do solo. Máquinas para aplicação de fertilizantes e corretivos. Máquinas para semeadura, plantio e transplantio. Máquinas e equipamentos para realização de tratos culturais. Máquinas para colheita. Manutenção de máquinas, equipamentos e implementos agrícolas.

  • RELAÇÃO MÁQUINA-SOLO-PLANTA - 24 h

    Propriedades físicas do solo e sua relação com a dinâmicas do solo (resistência a tração e compressão, dinâmica da compactação). Potencial do solo para o desenvolvimento de esforço tratório (Teoria da tração). Máquinas e ferramentas de mobilização do solo e sua interação com o solo (Discos, hastes e sulcadores). Tipos de preparo do solo (convencional, preparo reduzido e plantio direto). Compactação do solo pelo tráfego de máquinas e seu controle. Avaliação da compactação do solo e o seu efeito sobre o desenvolvimento das plantas e o ambiente. Descompactação de solos agrícolas.

  • INSTRUMENTAÇÃO E AUTOMAÇÃO PARA SISTEMAS AGRÍCOLAS - 24 h

    Introdução a sistemas de controle, base matemática, modelagem de sistemas dinâmicos, comportamento de sistemas no domínio do tempo, ações de controle, comportamento de sistemas no domínio da frequência, técnicas de projeto, aplicações de controladores em máquinas e equipamentos agroindustriais. Famílias de microcontroladores. Conjunto de instruções. Fluxograma e programação em linguagem C. Sub-rotinas e estruturação da linguagem de programação. Portas de entrada e saída e suas aplicações no controle digital de máquinas. Timers de comunicação serial. Sistemas de rastreabilidade animal e vegetal.

  • ENERGIA APLICADA À AGRICULTURA - 24 h

    Conceituação, classificação e viabilidade de fontes energéticas. Mecânica da energia. Conservação da energia. Calor e trabalho. Características da energia solar e aquecimento. Energia eólica, tipos de moinhos de vento e utilização na captação de água. Energia de geradores utilizando queda d’água. Biodigestores. Energia de outras fontes alternativas. Aplicações modernas da agroenergia em nanotecnologia e geração de energia. Conservação e manejo de recursos naturais renováveis. Identificação e preservação de recursos não-renováveis. Balanço energético na agricultura.

  • HIDRÁULICA APLICADA À ENGENHARIA RURAL - 24 h

    Fundamentos de hidráulica agrícola. Princípios básicos de hidrostática e hidrodinâmica. Captação de água para irrigação. Condução de água para irrigação e drenagem. Hidrometria. Máquinas hidráulicas. Irrigação: caracterização e importância. Métodos de Irrigação: por superfície, por aspersão e localizada. Drenagem. Serviços de apoio à agricultura irrigada.

CURRÍCULO DOCENTE


FORMA DE INGRESSO


1 fotos 3x4

Currículo Vitae

Comprovante de Residência

CPF

Carteira de Identidade (RG)


Fotocópias autenticadas:

Diploma de Ensino Superior

Histórico de Graduação

GALERIA DE FOTOS

Engenharia Rural: Empreendedorismo e inovação do agronegócio

Assim que obtivermos alguma novidade, entraremos em contato


  • Selecione os cursos:

T E N H O   I N T E R E S S E