Especializar profissionais de nível superior com formação na área da saúde no campo da Urgência e Emergência de forma científica e ética para qualificar o conhecimento e a prática nas áreas da gestão, da atenção e pesquisa, embasado nos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS).

TURMAS 2017

Local

Duração

Dia/Horário

Relacionamento

Investimento

Unidade Central

360 h/a

Sábado - 08h00 às 12h00
Sábado - 13h00 às 17h00
Domingo - 08h00 às 12h00
Domingo - 13h00 às 17h00

Público Alvo

Portadores de diploma de cursos de graduação em Enfermagem, Medicina, Biomedicina, Fisioterapia, Odontologia, Terapia Ocupacional e áreas afins.

MATRIZ CURRICULAR


  • ÉTICA, HUMANIZAÇÃO NO ATENDIMENTO E RELAÇÕES HUMANAS NAS UNIDADES DE ALTA COMPLEXIDADE - 16 h

    Conceitos de ética e fundamentos da bioética. Bioética aplicada ao atendimento nas urgências, emergências e UTI. Aspectos éticos e legais envolvendo a atuação dos profissionais da área da saúde. Abordagem na humanização da assistência. Abordagem familiar e doação de órgãos. O stress incorporado à rotina hospitalar. Relações humanas no trabalho hospitalar. Resoluções de conflitos. Relações entre grupos. Equipe multidisciplinar.

  • EPIDEMIOLOGIA APLICADA ÀS URGÊNCIAS E EMERGÊNCIAS - 16 h

    Histórico da Epidemiologia. Conceitos de Epidemiologia. Perfil de Morbimortalidade Brasileira e suas Repercussões Sociais nos Serviços de Urgência e Emergência. Pesquisa epidemiológica aplicada às urgências e emergências no mundo. Vigilância Epidemiológica. Sistemas de informação em saúde. Indicadores de saúde.

  • EMERGÊNCIAS NEUROLÓGICAS - 16 h

    Fisiopatologia e conduta terapêutica nos quadros agudos de emergência neurocirurgias. Assistência multiprofissional (médicos e enfermagem) nas emergências neurológicas. Isquemia cerebral, cefaléia. Coma, convulsões. Trauma de crânio e coluna espinhal.

  • EMERGÊNCIAS CARDIOLÓGICAS - 16 h

    Anamnese e exame físico do paciente cardiopata. Princípios Básicos de Eletrocardiografia. Arritmias. Paciente Coronariopata. Estudos das enzimas cardíacas. Monitorização Hemodinâmica. Atendimento a PCR e seus Algoritmos na Fibrilação Ventricular/Taquicardia Ventricular sem pulso; Assistolia; Bradicardias/Taquicardias. Desfibrilação. PO (pós-operatório) cirurgia cardíaca e pneumológica - cuidados complementares em cirurgias tórax utilização de protocolos. Fisiologia Cardíaca, patologias mais comuns, ICC, IAM, HAS. Sinais sintomas, atuação equipe. Exames, fármacos adequados.

  • ATENDIMENTO EM URGÊNCIA E EMERGÊNCIA TRAUMÁTICA - 32 h

    Abordagem ao paciente com Traumatismo cranioencefálico. Abordagem ao paciente com Traumatismo raquimedular. Abordagem ao paciente com Trauma torácico. Abordagem ao paciente com Trauma abdominal. Abordagem ao paciente com Trauma gênito-urinário. Abordagem ao paciente com Trauma de face. Abordagem de enfermagem nas Lesões ortopédicas de extremidades. Lesões desportivas na emergência. Lesões da clavícula e membros superiores. Lesões da bacia e membros inferiores. Lesão de partes moles e reparação de feridas. Lesão causada pela altitude. Acidentes devido ao mergulho profundo. Lesões por radiação.

  • EMERGÊNCIAS OBSTÉTRICAS - 16 h

    Anamnese e exame físico de pacientes em urgência e emergência obstétrica e ginecológica. Atuação da equipe multiprofissional, métodos de investigação e diagnostico de complicações e tratamentos. Procedimentos básicos do médico e enfermeira socorrista.

  • CUIDADO INTEGRAL EM URGÊNCIA E EMERGÊNCIA - 16 h

    Atendimento das emergências respiratórias, emergências renais, emergências gastrointestinais, emergências abdominal e torácica, emergências endócrinas, intoxicações exógenas e picadas por animais peçonhentos. Atendimento das emergências cardiocerebrovasculares no ambiente intra-hospitalar. Atendimento das emergências e emergências psiquiátricas e em saúde mental.

  • GERENCIAMENTO DE RISCOS EM GRANDES DESASTRES - 16 h

    Contribuir para o esclarecimento sobre aspectos referentes ao gerenciamento de risco nos hospitais e seus reflexos nos serviços de urgência e emergência, em termos de gestão e das práticas assistenciais dos mesmos.

  • DIDÁTICA E METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR - 16 h

    Discutir uma abordagem sistêmica do processo ensino-aprendizagem, analisar os elementos que compõem o sistema. Descrever modelos de ensino-aprendizagem. Enfatizar a metodologia do ensino, as estratégias individuais e em grupo de aprendizagem. Refletir sobre a avaliação da aprendizagem. Fornecer ferramentas para elaboração de planos de disciplina e de aula.

  • METODOLOGIA CIENTÍFICA - 48 h

    Natureza do conhecimento científico. Pesquisa científica. O planejamento da pesquisa científica: definição do tema e do problema, os objetivos, a justificativa, a revisão da literatura, métodos da pesquisa, os instrumentos de coleta dos dados, o tratamento e análise dos dados, considerações finais. Ética em pesquisa na área da saúde. Normas da ABNT. Estrutura de Artigo Científico.

  • REDAÇÃO CIENTÍFICA - 16 h

    Apresentar as principais bases de dados para busca da evidência científica, abordar aspectos da análise crítica da evidência científica e da redação científica. Orientando na produção de artigo científico.

  • ESTÁGIO CURRICULAR - 32 h

    É realizado fora do período de aula e deve totalizar 30 horas. Os alunos realizam atividades práticas na unidade de atendimento à vítima em diversas situações de emergência, com a supervisão de um enfermeiro. Esta disciplina será oferecida à parte em datas e horários a serem definidos. O estágio possibilita ampliar e aprofundar a integração entre os conhecimentos teóricos e as práticas, bem como desenvolver análises crítico-reflexivo sobre a atuação do profissional da "Urgência e Emergência". Consiste na realização de atendimento emergencial. Inclui avaliação e intervenção urgências e emergências, mediante a utilização de múltiplos procedimentos. Inclui também a elaboração de um relatório completo do trabalho realizado fundamentado teoricamente.

  • POLÍTICAS PÚBLICAS DE SAÚDE E REDES DE ATENÇÃO EM URGÊNCIA E EMERGÊNCIA - 16 h

    Políticas Públicas de saúde: uma abordagem global relacionado aos modelos de atenção às urgências e emergências. Sistema único de saúde: doutrinas e princípios; Lei orgânica da Saúde; Participação comunitária na gestão das políticas de saúde. Apresentar as dimensões históricas, sociais, políticas e conceituais que implicaram o surgimento, desenvolvimento e transformação da urgência e emergência no Brasil. Política Nacional de Atenção às Urgências através dos seus componentes, da regionalização e organização das redes de atenção às urgências e linha de cuidado.

  • GESTÃO DOS SERVIÇOS DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA E DO TRANSPORTE AEROMÉDICO E TERRESTRE - 16 h

    Compreender aspectos referentes ao financiamento da saúde no País e seus reflexos nos serviços de saúde, em termos de gestão dos mesmos. Instrumentalizar quanto aos Requisitos de Atividades Críticas (RAC) de saúde e segurança, fluxos operacionais, dimensionamento de profissional, gestão por sítios assistenciais, organização e protocolos. Oferecer elementos que subsidiem a caracterização, a estruturação e impacto desses sistemas no fluxo dos pacientes agudos nas portas de urgência e emergência. Proporcionar elementos para contribuir no planejamento, gestão de leitos e outras estratégias assistências na gestão dos serviços de emergência. Proporcionar o planejamento da alta precoce qualificada, na construção de processos assistenciais pós-alta nos diversos serviços especializados e no segmento da assistência na rede de saúde. Gerenciamento do Serviço de enfermagem em unidades de urgência, emergência e Unidade Terapia Intensiva.

  • CLASSIFICAÇÃO DE RISCOS, SERVIÇOS DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA - 8 h

    Acolhimento com Classificação de Risco de acordo com a Política Nacional de Humanização do Ministério da Saúde. Protocolos de Classificação de Riscos nos serviços de Urgência e Emergência. Organização nos serviços de urgência e emergência; dimensionamento de pessoal na classificação de risco.

  • FARMACOLOGIA APLICADA ÀS URGÊNCIAS E EMERGÊNCIAS - 8 h

    Revisão dos conhecimentos de Farmacologia quanto a Farmacocinética e à Farmacodinâmica bem como ao Sistema Nervoso Central, Sistema Cardiovascular, Sistema Respiratório e Sistema Hematológico. Farmacologia aplicada às urgências e emergências, princípios e bases farmacológicas dos analgésicos, antitérmicos, anestésicos, anticolinérgicos, broncodilatadores, cardiotônicos, anticoagulantes, hipoglicemiantes. Organização de carro de PCR.

  • URGÊNCIA E EMERGÊNCIA PEDIÁTRICA - 8 h

    Abordagem inicial e atendimento de emergência (avaliação primária, secundária, atendimento à parada cardiorrespiratória). Assistência ventilatória em pediatria. Assistência nas principais situações clínicas. Assistência nas principais situações traumáticas. Estabilização pós-ressuscitação cardiorrespiratória, medicamentos e fluídos utilizados em emergências, abordagem inicial da criança politraumatizada, obstrução de vias aéreas por corpo estranho, manutenção das vias aéreas no paciente pediátrico e aspectos éticos dos cuidados com a criança e o adolescente em situações de emergência

CURRÍCULO DOCENTE


FALE CONOSCO


Tire suas dúvidas com nossa equipe de atendimento.

Assim que obtivermos alguma novidade, entraremos em contato


  • Selecione os cursos:

T E N H O   I N T E R E S S E