Loading...

EXTENSÃO

CURSOS

Cursos de curta duração pra você se atualizar no mercado!

 

ACESSE

UCEFF NA ESCOLA

Uma década com você!

 

O UCEFF na Escola é um programa de extensão e de muita responsabilidade social da instituição. Foi realizado durante todos os anos na última década nas escolas de Chapecó e região, sem interrupção, evoluindo a cada edição. São 10 anos de crescimento socialmente responsável que acompanham os passos da evolução e do amadurecimento da UCEFF. Através do programa, a UCEFF contribuiu significativamente com o processo contínuo de conscientização e de orientação pessoal e profissional de estudantes do ensino médio público e privado.

 

A cada edição uma novidade e uma evolução. Este ano, ainda mais especial porque chega na instituição o ensino híbrido, uma metodologia de ensino inovador que marca um novo momento no processo de ensinar e aprender, com foco no aprimoramento do cenário atual da educação e das carreiras. E as escolas que são atendidas pela UCEFF vão ter a oportunidade de conhecer a metodologia híbrida e aperfeiçoar seus métodos educacionais.

 

Em 2019, as atividades oferecidas são: Simulado, Feira das profissões e o Acadêmico por 1 dia. Além de uma plataforma on-line pensada para o estudante do ensino médio no site da Uceff. Lá, ele terá acesso ao simulado do ENEM, informações sobre os cursos, dicas de estudo e muitas outras interações sobre carreira e ingresso no ensino superior. Para os professores, o acesso à plataforma digital para que possam realizar os cursos on-line da UCEFF, além de palestras e oficinas que vão objetivar auxiliar a comunidade educativa na sua formação. 

 

COMECE A SUA MISSÃO

ATIVIDADES DO UCEFF NA ESCOLA

EMPRESA EM AÇÃO

O programa visa aperfeiçoar a sua empresa em todos os níveis. Palestras são ministradas pelos professores da UCEFF, que levam capacitação e atualização das mais diversas áreas administrativas para gestores e líderes de setor.

LEAU

Laboratório para a vida. Transformar para equilibrar. Você responsável por projetos que mudam o ecossistema. O Laboratório Experimental de Engenharias e Arquitetura e Urbanismo (LEAU) capacita os alunos dos cursos para as demandas sociais, contribuindo na superação das desigualdades e colaborando para a melhoria da qualidade de vida.

CONHEÇA O PROJETO RECICLADORES

A ação do LEAU está ligada ao projeto interdisciplinar da UCEFF que, por meio de uma parceria com a Associação Reciclar é Viver (Chapecó/SC), que atende 13 núcleos de recicladores do município. As atividades são supervisionadas pelos professores e coordenadores dos cursos da UCEFF e acontecem ao longo do semestre letivo, de acordo com a necessidade apontada pelas associações. As atividades incluem diagnóstico, projeto sócio-técnico, relatório de atividades com feedback para os participantes dos núcleos e encaminhamentos de melhoria.

NÚCLEO DOS DIREITOS HUMANOS

O Núcleo dos Direitos Humanos da UCEFF cria e promove ações de ensino, pesquisa e extensão nas temáticas da educação dos direitos humanos, promovendo a cultura da educação para a convivência, compreensão, respeito da diversidade, desenvolvimento humano e bem-estar das pessoas.

 

Vinculado à Direção de Ensino da instituição, o Núcleo propõe e promove atividades com alunos, técnico-administrativos e professores, bem como com a comunidade na qual está inserida.

 

A UCEFF Chapecó, por meio do Núcleo, é parceira do Grupo de Prevenção a Aids de Chapecó (GAPA) e realiza ações de conscientização e prevenção a Doenças Sexualmente Transmissíveis, tanto com a comunidade interna, como na realização de palestras a grupos da comunidade externa. Também é parceira do Projeto Maria Leite, que atende mais de cem crianças no Distrito Marechal Bormann, em Chapecó.

 

Realiza, ainda, em parceria com o Hemosc, Centro de Idosos do Bairro Passo dos Fortes e alunos da UCEFF bolsistas do Artigo 170, atividades de orientação e conscientização relacionadas à acessibilidade, saúde bucal, macro-política, e incentivo à doação de sangue e medula óssea, bem como a doação de brinquedos e chocolates em datas festivas, como Páscoa e Natal.

 

O Núcleo dos Direitos Humanos da UCEFF é o órgão deliberativo e consultivo responsável por orientar os processos de ensino, pesquisa e extensão quanto à temática das questões educacionais sobre os Direitos Humanos. Abarca as Diretrizes Nacionais para Educação em Direitos Humanos, conforme disposto no parecer CNE/CP Nº 8, de 06/03/2012, que originou a Resolução CNE/CP nº 1, de 30/05/2012.

 

Integram o Núcleo de Direitos Humanos da UCEFF:

Juliana Eliza Benetti - Presidente

Leila Basso - Secretária

Silviane Lawall Soares

Elton Zeni

Adriano Viêra

Contato: nudh.chapeco@uceff.edu.br

 

ACESSIBILIDADE

Constituído por professores e colaboradores da IES, está voltado para o direcionamento de estudos e ações que envolvem questões de acessibilidade e a inclusão dos portadores de alguma deficiência. Tem o propósito de orientar e dar aporte à comunidade acadêmica para a educação e cultura da acessibilidade, auxiliando na construção da cidadania por meio da inclusão. As atribuições do Núcleo de Acessibilidade são: propiciar o acesso e permanência qualificada das pessoas com deficiência, por meio da redução de barreiras arquitetônicas, comunicacionais, informacionais, atitudinais e curriculares. Esses princípios são sustentados por ações, como a Cartilha da Acessibilidade, que já está na sua segunda edição, disponibilizada para os técnicos administrativos e alunos.

 

* Lei 9.795 de 27 de abril de 1999 e Decreto N° 4.281 de 25 de junho de 2002 para Políticas de Educação Ambiental

 

NERABI

Constituído por professores e colaboradores da IES está voltado para o direcionamento de estudos e ações para as questões étnico-raciais direcionadas para a educação e a construção da cidadania por meio da valorização da identidade racial, principalmente de negros, afrodescendentes e indígenas. As atribuições do NERABI são propor e promover ações de Ensino, Pesquisa e Extensão orientadas a essa temática no contexto de nossa sociedade multiétnica e pluricultural. Além disso, definir e atuar na consolidação das Diretrizes de Ensino, Pesquisa e Extensão nas temáticas étnico-raciais promovendo a cultura da educação para a convivência, compreensão e respeito da diversidade. As práticas estão alicerçadas nos princípios da ética, justiça, cidadania e diversidade que buscam de forma incessante a construção qualificada do conhecimento.

 

* Lei Nº 9.394/96, com a redação dada pelas leis Nº 10.639/2003 e Nº. 11.645 de 10/03/2008 e a Resolução CNE/CP Nº. 1/2004, fundamentada no Parecer CNE/CP Nº 3/2004

 

SUSTENTABILIDADE

O Núcleo de Sustentabilidade é constituído por docentes, discentes, técnicos administrativos e funcionários da IES e realiza ações de cunho sustentável. Tem o objetivo de disseminar a educação ambiental, individual e coletiva entre os alunos, professores, colaboradores, gestores de empresas e comunidade de maneira integrada aos programas educacionais, que são desenvolvidos por meio das seguintes linhas de atuação inter-relacionadas:

  • Atua de forma sustentável quanto ao destino dos resíduos produzidos na instituição. A IES está instituindo seu Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS), que poderá ser consultado para verificação dos resíduos produzidos e o destino dado a eles.
  • Promove ações junto ao meio acadêmico de forma a incentivar a participação individual e coletiva na preservação do equilíbrio do meio ambiente, entendendo-se a defesa da qualidade ambiental como um valor inseparável do exercício da cidadania.
  • Apoia projetos e ações da comunidade local, estimulando o desenvolvimento de projetos de ensino, pesquisa e a realização de eventos cuja abordagem seja a sustentabilidade ambiental.

Participa com a difusão de conhecimentos ambientais e sustentáveis para o meio acadêmico, para o corporativo da IES e para a sociedade como um todo através de palestras, visitas técnicas e demais ações que estejam em conformidade com os princípios, objetivos e diretrizes da Política Nacional de Educação Ambiental.

 

* Lei 9.795 de 27 de abril de 1999 e Decreto N° 4.281 de 25 de junho de 2002 para Políticas de Educação Ambiental.