Loading...

NOTÍCIAS

23 Mai 2019

“SIPAT 2019” foca em primeiros socorros e combate a incêndio

 

Com o intuito de levar informação aos técnico-administrativos da UCEFF Chapecó, a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) realizou nos dias 15 e 22 de maio a Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho (SIPAT).

 

No encontro do dia 15, os profissionais tiveram uma palestra sobre Primeiros Socorros, conduzida pelo sargento Luciano Huning do 6º Batalhão de Bombeiros Militar de Chapecó. Já no segundo dia de SIPAT, as atividades foram conduzidas pelo bombeiro comunitário André Costa, da Segbom - Consultoria e Treinamento.

 

De acordo com dados do Observatório Digital de Segurança e Saúde do Trabalho, do Ministério Público do Trabalho, uma morte é registrada a cada 3 horas 40 minutos no Brasil, em decorrência de acidente de trabalho. Apesar do número ter caído, os dados relativos a acidentes laborais ainda preocupam. Nesse sentido, as ações preventivas e instrutivas são fundamentais para a reduzir os cenários.

 

 

A articuladora de Graduação Darciele Guntzel Reichert comenta que as palestras a ajudaram entender os procedimentos básicos de evacuação e utilização de extintores, por exemplo. “As práticas proporcionadas pela SIPAT me aproximaram de situações reais nas quais temos de enfrentar, assim como na prevenção, proteção e o cuidado pessoal”.

 

LEIA TAMBÉM: Tomam posse os novos membros da CIPA da UCEFF Chapecó

 

Segundo o sargento Huning, “as caras mudam, mas os acidentes são os mesmos”, isso porque as pessoas costumam praticar os mesmos hábitos, errados, claro. Ao longo de seus 28 anos de experiência, os acidentes tornaram-se praticamente previsíveis. O sargento exemplificou os acidentes de trânsito, que geralmente acontecem com mais frequência em determinados dias da semana em razão da combinação inadequada de bebida alcoólica e o volante.

 

Conforme ressalta a Leandra Lemes Dall Igna, presidente da CIPA, as atividades da SIPAT foram essenciais para esclarecer aos colaboradores o uso correto de equipamentos e os procedimentos adequados em diferentes circunstâncias. “Tanto as ações preventivas quanto o conhecimento das práticas de segurança são importantes ao enfrentar os acidentes de trabalho. No encerramento da SIPAT 2019, os colaboradores e equipe da CIPA participaram de uma demonstração de combate a incêndio e a utilização da mangueira de hidrante, exemplificada pela equipe da Segbom.


Bora prevenir


  • Compartilhar:
Loading...