Loading...

NOTÍCIAS

12 Jun 2019

Crianças do Projeto Maria Leite visitam Feira das Profissões

 

Foi uma manhã, no mínimo, divertida para quase 150 crianças moradoras do Distrito de Marechal Bormann. Os pequenos, que fazem parte do Projeto Maria Leite, visitam os campus da UCEFF Chapecó durante a Feira das Profissões.

 

Durante o passeio, promovido pelo Núcleo de Direitos Humanos, as crianças puderam conhecer os laboratórios, interagir com experimentos e visitar os espaços dos 14 cursos de graduação da instituição. Cada ambiente era um novo universo de conhecimentos para explorar.

Dona Maria Leite, idealizadora do projeto, comenta que as crianças ficaram muito animadas com a visita. Preocupada com a educação das meninas e dos meninos participantes da escolinha de futebol, a agente comunitária reflete sobre os próximos passos do jovens e adolescentes. “Fico pensando no futuro dessas crianças e de como vão conseguir fazer uma faculdade”, confessa. Segundo Maria, os pequenos se encantaram mesmo com os laboratórios.

 

LEIA TAMBÉM: UCEFF Chapecó abre as portas para alunos do Ensino Médio

 

Para a coordenadora do Núcleo, Juliana Benetti, esse é um dos objetivos da realização da visita. Assim como em outros momentos, a intenção foi oportunizar uma experiência significativa para os jovens que participam do Projeto. “Ter contato logo cedo com os espaços acadêmicos possibilita aos pequenos se aproximarem das áreas que mais chamam atenção deles e, futuramente, buscar pela profissionalização”, ressalta Juliana.

 

Um desses jovens é Gustavo Rodrigues Dutra. Ele conta que ainda não conhecia uma instituição de Ensino Superior e que a oportunidade foi uma experiência incrível. Embora Gustavo não tenha decidido a carreira que deseja seguir, o caminho está na ponta da língua: “muita dedicação no estudos”. Tudo chamou sua atenção durante a Feira, mas o que realmente lhe interessou foram “a parte elétrica e os animais do curso de Medicina Veterinária”, comenta o jovem.

 

O Projeto Maria Leite foi criado em 2011 e leva o nome de sua fundadora. Maria Leite é agente comunitária e moradora do Distrito de Marechal Bormann. Há cerca de 8 anos ela decidiu criar uma escolinha de futebol totalmente gratuita para as crianças do Distrito. Atualmente, o projeto atende 147 jovens que conciliam os estudos com as aulas de futebol, liderado por Maria, que divide-se entre a escolinha e o trabalho voluntário.


“Pequenos acadêmicos”


  • Compartilhar: