Loading...

NOTÍCIAS

13 Jun 2019

Estudantes apresentam trabalhos do Projeto Integrador

 

Nessa terça-feira, acadêmicos dos cursos de Engenharia Elétrica, Mecânica e de Produção realizaram a apresentação dos trabalhos do Projeto Integrador. A disciplina do 1º período abrange os três cursos e tem como propósito estimular atividades práticas. E não foi diferente, divididos em grupos mistos, os estudantes criaram vários equipamentos e protótipos.

 

Conforme esclarece o professor Fabiano Faller, coordenador de Engenharia Elétrica, os estudantes ficaram livres para escolher os temas ou propostas dos projetos. Ele reforça que transdisciplinaridade é fundamental no âmbito das engenharias, isso porque, muitos conhecimentos convergem no dia a dia das profissões.

 

Um dos grupos desenvolveu um Dispositivo de Controle de Nível Ultrassônico, controlado remotamente, através de um aplicativo para smartphone. Vinicius Garbin, acadêmico do 5º período de Engenharia Elétrica e integrante da equipe, comenta que a montagem do projeto foi dividida em três etapas.

 

As dificuldades, segundo o estudante, foram inevitáveis, especialmente nas funções técnicas do dispositivo. Mas tudo foi solucionado com a tutoria do professor e os conteúdos de apoio. “Foi uma matéria muito interessante, afinal, conseguimos ver tudo funcionando e isso é incrivelmente motivador, principalmente para quem está começando”, afirma entusiasmado o estudante.

 

O projeto, assim como os demais, foi criado inteiramente pelos estudantes, desde o protótipo até a programação do aplicativo utilizado para controlar o equipamento. E por envolver acadêmicos de vários cursos, estar em contato com outras áreas amplia o domínio de diferentes competências. “Sem dúvidas, trabalhar com outros profissionais é muito produtivo, principalmente porque temos uma noção maior das demais áreas, e entendemos que a importância da sintonia”, completa Vinicius.


Veja abaixo os demais projetos apresentados:

Criatividade na prática


  • Compartilhar:
Loading...