Loading...

NOTÍCIAS

11 Dez 2019

MBA em Gestão de Pessoas doa 14 bikes para crianças de Chapecó

 

O que era para ser uma atividade acadêmica se transformou em uma linda ação solidária. Estudantes do MBA em Gestão de Pessoas da UCEFF Chapecó foram desafiados a montar três bicicletas na disciplina de Coaching Positivo. Sem acesso à internet, nem manual de instruções, as equipes conseguiram montar os equipamentos.

 

E depois de concluir a tarefa, foram questionados pela professora: adquirir as bicicletas ou desmontá-las? Os grupos optaram com comprar os brinquedos e, mais do que isso, decidiram doá-las. O que a professora não esperava foi a mobilização das três equipes, que conseguiram arrecadar outras 11 bicicletas.

 

De acordo com Viviane Festugato Madela, professora da disciplina, a atividade teve como objetivo mobilizar os estudantes em prol de ações que gerem impactos. “Além dos conteúdos teóricos, trabalhamos outros aspectos por meio do Coaching Positivo, como competências de relacionamento, de desenvolvimento humano, da criatividade e da empatia com vistas à humanização”, enfatiza Viviane.

 

 

  • Atitudes que mudam 

Mas as famílias beneficiadas com festa de Natal antecipada receberam não somente as bicicletas, como cestas básicas. Os grupos conseguiram arrecadar 11 kits de alimentos, tornando a noite ainda mais especial. Quem também alegrou os pequenos foi o Papai Noel, que surgiu de surpresa para entregar os presentes às crianças e pais que estavam presentes.

 

Dona Eloá Machiaveski estava tão contente quanto seu filho, o Miguel, de 3 anos. Ela segurou a surpresa até o último momento. “Ele não sabia, mas eu já sabia que era uma bicicleta. Eu contei que iríamos a uma festa”, conta a mãe.

 

Na hora da entrega, Miguel não titubeou. Depois de ganhar os doces do “bom velhinho” e ouvir histórias de Natal, não perdeu tempo e partiu brincar no pátio da UCEFF. “Estou muito orgulhosa, ele ganhou um presente muito lindo! Olha, eu nunca dei nada aos meus filhos”, conta emocionada a auxiliar de limpeza que é mãe de quatro filhos. “Ver o Miguel feliz me deixa mais feliz ainda”.

 

 

  • Vivências para a vida

E foi justamente esta a intenção das equipes: tornar o Natal das famílias mais feliz. Tanto que a atividade provou duas coisas ao pós-graduando, e líder de um dos grupo, Yuri Sponchiado: o trabalho em equipe é essencial e a solidariedade é gratificante. “Por eu gostar de mecânica, a atividade acabou sendo até fácil e muito animada”, confessa o jovem. “E nada teria sido possível sem o esforço coletivo da equipe”.

 

Já para a pós-graduanda Juliana Clarimundo, que liderou outro grupo, o desafio foi grande. Ela diz que não sabia por onde começar a montagem da bicicleta. No entanto, a dinâmica exigiu muita concentração e habilidades de gestão. Afinal, ela tinha que orientar os colegas e ao mesmo tempo montar o equipamento. “Como líder, foi bem desafiador, porque tive que fazer meus colegas se engajarem”, releva Juliana que levou tudo na esportiva e tirou bons aprendizados. “Ao aplicar a atividade no dia a dia, pude entender que a tarefa de um líder é complementar às tarefas dos demais colegas. Além disso, que precisamos saber quando é o momento de agir e quando é preciso dar protagonismo a quem está ao nosso lado”, completa a jovem.


Coaching Positivo


  • Compartilhar:
Loading...