Loading...

NOTÍCIAS

07 Jun 2019

UCEFF Chapecó abre as portas para alunos do Ensino Médio

 

Decidir por uma carreira profissional não é tarefa fácil, especialmente quando há muitas dúvidas. Mas para ajudar estudantes do Ensino Médio da região Oeste, a UCEFF Chapecó promoveu a Feira das Profissões. O evento contou mais de 15 estandes de cursos de graduação, atividades práticas e exposições de laboratórios.

 

Com cerca de 4000 visitantes, a Feira aconteceu durante dois dias e apresentou os 14 cursos oferecidos na instituição. Dentre as ações, o que chamou atenção dos visitantes foi o Quarto de Ames, construído pelo curso de Arquitetura e Urbanismo. Criado por Adelbert Ames, o espaço cria uma ilusão de ótica em perspectiva, na qual duas pessoas com as mesmas dimensões aparentam ter tamanhos diferentes.

 

Além disso, os estudantes puderam conhecer como funciona um consultório odontológico, simularam uma audiência judicial e observaram peças anatômicas e amostras de bactérias no curso de Medicina Veterinária. Segundo a coordenadora pedagógica Iselda Pereira, as incertezas sobre as escolhas são muito comuns nos jovens. E a Feira auxilia justamente esses processos de decisão, que envolvem mais do que o imaginário de uma profissão. “Vir à faculdade e experienciar as diferentes áreas, estar em contato com os profissionais é fundamental para imergir da realidade do Ensino Superior”, ressalta Iselda.

 

  • Com o pé na graduação

Por outro lado, para quem já está decidido sobre o rumo profissional, a Feira é um momento catalisador de ideias. Esse é o caso de Abigail Pinto. A jovem de 17 anos está prestes a ingressar em uma faculdade e, ao que tudo indica, confirmou sua escolha na Feira das Profissões. “Eu estava em dúvida se cursava Engenharia Civil ou Matemática, mas sempre me dei bem com contas e cálculos, por isso sinto que Engenharia chama mais minha atenção”, comenta.

 

Entusiasmada, Abigail sonha alto. Ela conta que costuma recriar experimentos em casa com materiais de construção civil, tudo baseado em tutoriais da internet. Mais que isso, ela já projeta os próximos anos. “No futuro, eu pretendo abrir meu próprio negócio, ser uma profissional autônoma”, completa a estudante do 3º ano do Ensino Médio da EEB Tancredo Neves.

 

Ao longo dos próximos meses, os alunos participarão de uma competição promovida pelo programa UCEFF na Escola. Serão divulgados vários desafios de conhecimento, que serão pontuados individual e coletivamente. Quando as missões terminarem, as melhores escolas receberão prêmios em dinheiro, para as atividades escolares, e bolsas de estudo.

 

Confira na galeria abaixo as fotos dos dois dias e quatro turnos da Feira das Profissões: 

Feira das Profissões


  • Compartilhar:
Loading...