Loading...

NOTÍCIAS

17 Jan 2020

VOLUNTÁRIOS INSTALAM PLACAS DE ENERGIA SOLAR NA APAE CHAPECÓ

 

Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Chapecó recebeu a doação de 104 módulos fotovoltaicos e dois inversores da Renovigi Energia Solar. A ação permitirá que a entidade economize até 80% no custo com energia elétrica. E para colaborar com a instalação das placas, três acadêmicos de Engenharia Elétrica da UCEFF Chapecó participaram como voluntários.

 

O sistema instalado também contou com a contribuição da Nord Electric e levou cerca de quatro meses para ser finalizado. A APAE não somente economizou cerca R$ 160 mil com a doação das placas, como vai diminuir aproximadamente R$ 30,5 mil por ano na conta de luz.

 

 

De acordo com o presidente da APAE, Leandro Ugolini, que a redução dos gastos mensais poderá ser revertido em melhorias para os alunos e pais. Agora, o sistema completa o olhar à sustentabilidade da entidade, que já conta com aquecimento de água por placas solares, iluminação com lâmpadas de LED, captação da água da chuva e a produção de húmus para hortas com resíduos orgânicos.

 

  • Via de mão dupla

E o benefício parece ter sido coletivo. Isso porque a acadêmica do 6º período Deidiani Lorenzi conseguiu conciliar duas experiências importantes: o voluntariados e a vivência profissional. Ela comenta que sempre se sentiu bem com trabalhos voluntários, pois são ações que contribuem com a vida de outras pessoas. “Foi sensacional! Nada melhor que colocar a mão na massa, e concretizar na prática o que foi estudado em sala”, ressalta.

 

Além disso, a oportunidade possibilitou que Deidiani aprimorasse um conteúdo que lhe interessa muito. “Meu foco sempre foi em energias renováveis, é uma área que me encanta de verdade, pretendo me especializar nesse nicho”, comenta a jovem. “Trocamos muita informação na faculdade. E por mais que nossa região tem um desenvolvimento industrial, as renováveis estão ganhando mais espaço”, completa.

Retrospectiva 2019 - MAIO


  • Compartilhar: