Loading...

O CURSO

O curso de Engenharia Elétrica, por meio de laboratórios que permitem a inovação e a prática para consolidar as habilidades técnicas, oferece uma formação sólida ao acadêmico que encontra na UCEFF um diferencial para o mercado de trabalho. A rotina acadêmica proporciona o aprendizado, conhecimento e interpretação de fenômenos elétricos para as áreas da Construção Civil, Automação, Fornecimento de Energia Elétrica, Telecomunicações e Eletroeletrônica.

PÚBLICO

Turmas 2019

UNIDADE PALMITAL

5 ANOS

DIAS E HORÁRIOS

CONTATO

VALORES

MATRIZ CURRICULAR


Variáveis, funções. Trigonometria básica. Geometria plana e espacial. Derivadas.

Normas técnicas, NBR e normas internacionais. Sistemas de manutenção. Aritmética binária. Funções lógicas. Álgebra de Boole. Circuitos combinacionais. Memórias. Circuitos sequenciais. Conversores AD/DA.

O universo do ensino superior. O conhecimento e a interface com a pesquisa. Projetos de Iniciação Científica. Possibilidades metodológicas para a realização de pesquisa científica; métodos, técnicas e instrumentos de análise. Estruturação e apresentação de trabalhos acadêmicos.

Eletrostática: Cargas elétricas, Lei de Coulomb.eletrodinâmica: Grandezas Elétricas. Associação de resistores, capacitores e indutores. Analise de circuitos CC e CA. Leis de kirchhoff; Lei de ohm. Teorema de Norton, Thevenin e Superposição.

Ergonomia, Saúde e Segurança no Trabalho e suas aplicações no projeto e operação de Sistemas de Produção. Concepção de estratégias e sistemas de produção que integrem o trabalho humano, prevenção de acidentes e doenças profissionais na operação destes sistemas de produção.

Analise de circuitos CA e CC. Analise nodal. Impedância complexa. Fasores. Admitância. Circuitos monofásicos Rl, Rc RLC, série e paralelo. Circuitos trifásicos. Redes em delta e em estrela.

Desenvolver métodos para encontrar extremos de funções de duas variáveis e resultados fundamentais relativos a integrais múltiplas, de linha e suas aplicações. Introduzir noções de equações diferenciais ordinárias e desenvolver resultados de convergência e divergência de séries infinitas.

Magnetismo Materiais magnéticos. Materiais paramagnéticos. Materiais diamagnéticos. Fluxo magnético. Imãs naturais Magnetismo. Regra da mão direita. Curva de magnetização. Perdas por histerese. Perdas por efeito joule. Perdas por corrente de Foucault. Força eletromotriz. Influência da temperatura sobre a imantação (Lei de Courie). Lei de Faraday Lei e Lenz Toróide

Ponte de Wheatstone. Triângulo das potências. Correção do fator de potência. Característica dos sistemas trifásicos. Potência em cargas trifásicas equilibradas. Cargas trifásicas não equilibradas. Ligações entre transformadores trifásicos

Normas Técnicas, (NBR, normas internacionais), NRs. Resistores, indutores e capacitores. Teoria dos semicondutores. Circuitos retificadores com diodos. Diodo zener e reguladores. Transistores, Mosfet, IGBT, Tiristores, Triacs, Fotocomponentes. Amplificadores de potência e operacionais. Temporizadores. Geradores de pulso. Fontes de alimentação. Fontes de alimentação simétricas. Instrumentos digitais e multimedidores. Instrumentos True RMS. Equipamentos auxiliares: fontes de tensão, geradores de sinais e osciloscópios.

Sinais contínuos e discretos. Energia e Potência de Sinais. Transformações da variável independente. Sinais Periódicos. Sinais pares e ímpares. Sinais exponenciais e sinusoidais. O sinal sinusoidal contínuo. O sinal exponencial contínuo. O sinal sinusoidal discreto. O sinal exponencial discreto.

Circuitos de acionamento a transistor. Transistor como Chave eletrônica.Introdução ao estudo de amplificadores . Classe de amplificadores . Estruturas amplificadoras .Amplificador de pequenos sinais .Análise com amplificadores .Comportamento do amplificador .Análise de circuitos empregando amplificadores operacionais .Características do amplificador Operacional :amplificador operacional ideal .Impedância de entrada e saída;Conceito de realimentação ; Ganhos em decibel ;Transistor de efeito de campo FET, Características construtivas e funcionamento ,Polarização de JFET,Transistor de efeito de campo de metal óxido semicondutor - MOSFET, Aplicações dos transistores de efeito de campo, Chave analógica com JFET, PortaNand com Mosfet .

Análise geral dos metais. Características. Classificação. Obtenção do cobre Obtenção de chumbo, zinco, e níquel. Obtenção do tungstênio. Obtenção do alumínio. Constituição dos metais puros Sistema sde ligação atômica. O processo de resfriamento. Classificação geral dos materiais elétricos. Materiais sob o ponto de vista elétrico. Características dos materiais condutores. Condutividade ou resistividade elétrica Tensão de contato e força termoelétrica dos metais O efeito Hall. Estudo específico dos materiais condutores Materiais de elevada condutividade elétrica Característica dos materiais semi condutores

Funções singulares discretas. O sinal impulso unitário discreto. O sinal degrau unitário discreto. O sinal rampa unitária discreta. Funções singulares contínuas. O sinal impulso unitário. O sinal degrau unitário. O sinal rampa unitário. Sistemas: Introdução. Classificações de Sistemas. Sistemas Lineares e Invariantes no Tempo (SLIT). Propriedades da Convolução. SLIT sem memória. SLIT inversíveis. Outros assuntos tratados em Teoria de Sistemas

Principais elementos. Componentes. Formato das instruções. Circuitos típicos. Captadores de sinais. Acionadores de funções. Lógica combinatória e sequencial. Portas lógicas. Microprocessadores. Circuitos de proteção. Análise de circuitos lineares. Conversor analógico. Comunicação serial. Varredura display. LCD. Conversão AD por RC. Sistemas de temperatura.

Características construtivas e funcionais dos motores síncronos, assíncronos, transformadores, motor CC, servo-motor e motores de passo. - Acionamento e proteção de máquinas.

O ambiente financeiro. Sistema Financeiro Nacional e Internacional (títulos conversíveis, warrants, opções, commercial papers...). Instituições Financeiras. Objetivo das Finanças Corporativas, maximizar o valor ou riqueza. Retomada de conceitos. A relação risco, retorno e avaliação. Avaliação de uma dívida. Mercado de capitais, valor da empresa, avaliação de ações (modelos). Conceito de Portfólio. Estrutura ótima de capital (mix ótimo de financiamentos).

Noções básicas de sistemas de controle. Medição: aspectos dinâmicos para aplicação em sistemas de controle. Noções de controle para dispositivos típicos de controle analógico. Processos Industriais e Variáveis de Processo. Conceitos Básicos e Terminologia da instrumentação. Elementos de medição (Placa de orifício, Tudo de Venturi, Medidor de nível; Medição de vazão; Instrumentos para Controle de Processos). Classificação dos Instrumentos. Exemplos de Instrumentos em Malhas de Controle. Instrumentos mais Comuns. Símbolos Gráficos e Identificação dos Instrumentos. Instrumentos de Medição Tridimencional. Sensores e transdutores (posição, velocidade, temperatura, etc). Medição de deslocamento (Resistivo Indutivo e Capacitivo). Sensor de temperatura (PT-100, PTC, NTC, Termopar e Termistor). Transmissão e isolação de sinais, amplificação de sinais, Filtros de ruído. Análise dos Sistemas de Medição. Ruídos em instrumentação Parâmetros característicos de sistemas de medição. Instrumentos e equipamentos de medição. Sensores industriais. Instrumentos e equipamentos de medição. Controladores de processo. Transdutores. Controladores de processo.

Incerteza e comunicação. Símbolos e informação. Comunicação e informação. Comunicação e os seres vivos. Como transportar a informação? Comunicamos em código? Esquema completo de comunicação. Tipos e modalidades de comunicação. Sistemas de telecomunicações. Informação a distancia. Eletricidade e comunicação. O sinal elétrico. O fio elétrico. O espaço. O fio de luz. O transporte da informação. O canal de transmissão. Transmissor e receptor. Modulador e demodulador. O ruído. Sinais analógicos e digitais. Sinais analógicos. Sinais digitais. Digitalização de sinais. Codificador e decodificador. Código detector de erro. Código corretor de erro. Comunicação via satélite. O satélite. O lançamento do satélite. A operação do satélite. O segmento terrestre. Comunicações ópticas. Redes. Sistema de telefonia. A comutação. Telefonia urbana. Telefonia internacional. Planos estruturais de telefonia. Tráfego telefônico.

Normas técnicas (instalação de SPDA Sistema de proteção contra descargas atmosféricas) luminotécnica, instalação industrial, diagramas unifilares, multifilares, e funcionais, dispositivos de acionamento, proteção de máquinas e instalações elétricas industriais, análise de demanda para instalações industriais, sistemas de controle e tarifação de energia, elétrica, para projetos elétricos industriais, sistemas de distribuição de energia elétrica, software dedicado para projetos elétricos.

Principio de funcionamento de um transformador. Tipos de enrolamentos. Construção de enrolamentos de AT.Construção de enrolamentos de BT. Resfriamento dos transformadores. Perdas no ferro. Cálculo da correte à vazio no transformador. Diagramas vetoriais do transformador à vazio e com carga. Circuito secundário equivalente. Circuito primário equivalente. Resfriamento dos transformadores. Ensaio de curto circuito nos transformadores trifásicos. Perdas no cobre. Fórmulas práticas para o cálculo direto de queda de tensão industrial (regulação). Rendimento do transformador. Relação de transformação. Transformador elevador.Transformador rebaixador. Transformador de isolação.

Chaves de partida (Estrela/Triângulo, Direta). Diagramas elétricos (unifilares e multifilares). - Circuitos e lógicas de relê. Chave de partida suave. Inversor de frequência. Relê programável. Conversor CA/CC. Servoacionamento. Acionamentos de motor de passo. Normas Técnicas, (NBR, normas internacionais).

Sistema de geração. Sistema de transmissão. Sistema de distribuição. Sistemas de sub-transmissão. Subestação de distribuição. Sistema de distribuição primária. Estações transformadoras. Redes de distribuição secundária. Classificação das cargas. Localização geográfica. Tipo de utilização de energia. Dependência da energia elétrica. Efeito da carga sob o sistema de distribuição. Tensão de fornecimento. Fator de demanda. Fator de utilização Fator de cargas. Fator de perdas. Correlação entre fator de carga e fator de perdas Curva de duração de carga. Tarifação. Conceitos gerais de tarifação. Qualidade de serviço.

Introdução a proteção. Análise generalizada das características gerais dos equipamentos de proteção. Definição e classificação dos relés. Qualidade requerida de um relé. Critérios de existência de falta e seus efeitos. Relés de corrente tensão e potência. Equação universal dos relés. Relés de tensão. Relés de balanço de correntes. Relé estático tipo ponte Relés direcionais ou de potência Relés direcionais para proteção contra curto-circuito. Relé direcional de efeito Hall. Relés direcionais Aplicações. Relés diferenciais de frequência Relés de distância Proteção de geradores. Proteção de transformador. Proteção de barramentos. Proteção de linhas.

GALERIA

Loading...

NOTÍCIAS

VER MAIS

Dúvidas?

Entre em contato pelo formulário que logo responderemos ;)

  • SELECIONE O(S) CURSO(S) E RETORNAREMOS :)


Tenho interesse