Loading...

O CURSO

Especializar profissionais de nível superior com formação na área Ciências Sociais Aplicadas no campo do Comércio Exterior e Logística Internacional de forma científica e ética para qualificar o conhecimento e a prática nas áreas de exportação, importação, logística, comissárias de despacho, agentes de cargas, trading companies.

PÚBLICO

Profissionais que atuam em empresas exportadoras, importadoras, de logística, comissárias de despacho, agentes de carga, trading companies e áreas afins. Administradores de empresas, advogados, economistas, contadores, engenheiros e para quem pretende ingressar em uma carreira internacional e moderna.

MATRIZ CURRICULAR


Custo de produto, investigação de alíquotas e verificação de tributos na importação e exoneração na exportação. Determinação de preço de exportação através de comparação com preço de venda mercado interno X custos marginais e custos reais.

As principais barreiras econômicas, políticas e os entraves na exportação. Dificuldades na habilitação dos produtos que se pretende exportar, como alimentos e bebidas. Produtos com variação de peso e volume

A globalização e seus impactos nos negócios internacionais. Os blocos comerciais: suas características, vantagens e desvantagens. Aspectos culturais e a efetivação de negócios no exterior. Tendências para os negócios internacionais, o papel das tecnologias disruptivas e as alterações nos hábitos de consumo de cidadãos globais. Os riscos políticos e a elaboração de ações para preveni-los. Estratégias de internacionalização para empresas brasileiras, a entrada e a manutenção no mercado internacional.

Análise geral da atividade. Incoterms. O armador e seus agentes. Tipos de container e container com avarias. Documentação na Exportação: booking, draft e dead lines, proforma e ordem de compra, fatura comercial, packing list e nota fiscal de exportação. Certificados de origem. Declaração de livre venda. Instrução de embarque. A importância do acompanhamento e follow up, pré, durante e pós-embarque. Seguro de carga internacional. Tipos e emissão do B/L. O envio dos documentos de embarque. Averbação/finalização do processo. Registro de exportação. Declaração de exportação. Despacho aduaneiro. Nova legislação: DU-E. Exportação temporária e exportação de software e serviços. O papel do despachante aduaneiro.

Gestão de processos de importação, desembaraço e canais na importação; reduções tributárias como Ex-Tarifário e diferimento de ICMS. Regimes aduaneiros especiais, consulta fiscal, análise de documentos na importação. Divergência documental. Double check e checklist. Canais de desembaraço na importação. Apresentação de casos reais.

O papel do consultor empresarial. Por que e em que áreas usar consultoria empresarial. Como elaborar proposta para projetos de consultoria. Diagnóstico das necessidades da empresa.

Introdução e desenvolvimento histórico do direito internacional. Direito internacional público, jurisdição do estado, domínio público internacional, solução de conflitos. História e objetivo do direito internacional privado e sua diferenciação com o direito internacional público. Normas e conflitos de leis no espaço, fontes, elementos de conexão, limites e aplicação do direito estrangeiro. Sentenças estrangeiras, princípio da ordem pública.

Normas Gerais: legislação aduaneira e administrativa no comércio exterior, portarias SECEX e regulamento aduaneiro. Câmbio: modalidade de pagamentos e riscos financeiros. Financiamentos no comércio exterior. Classificação fiscal de mercadorias (NCM). Tributos e taxas. Conceitos e aplicação. Regras gerais do comércio internacional (dumping, medidas compensatórias e barreiras comerciais, câmara de comércio internacional, OMC). Os intervenientes da profissão: governo, MDIC, SECEX, DECEX, RFB, CAMEX, BACEN. Desenvolvimento de casos reais.

O transporte no Brasil e no exterior. Situação dos portos, ferrovias, hidrovias brasileiras. Logística reversa. Objetivos do supply chain. A importância do sincronismo logístico: fluxo de atividades e informações. O papel de cada integrante da cadeia: clientes, fornecedores, contratados.

Características das negociações internacionais. Negociações internacionais. Estilos e etapas de uma negociação. Gestão das normas de comércio exterior aplicadas à exportação. Gestão de pessoas em ambientes multiculturais.

Habilitação de empresas para exportação e importação: radar limitado e ilimitado PJ. Contratos internacionais. Localização de clientes e promoção comercial. Legislação internacional, gestão de financiamentos à exportação. Formação de preços de exportação. Os intervenientes: MDIC, SECEX, DECEX, RFB, CAMEX, BACEN. Controle das operações de exportação: SISCOMEX web. Legislação aduaneira. Regras administrativas. Normas cambiais. Questões tributárias: imposto de exportação, IPI, PIS, COFINS e ICMS.

Visão sobre principais termos do comércio exterior, entendimento de seu conteúdo e seu significado. Blocos econômicos e órgãos internacionais. Nomenclatura de mercadorias e embalagens. A tradução dos Incoterms. Termos de transporte. Câmbio, impostos e pagamentos. Principais termos financeiros.

Natureza do conhecimento científico. Pesquisa científica. Tipos de trabalhos científicos. O planejamento da pesquisa científica: definição do tema e do problema, os objetivos, a justificativa, a revisão da literatura, métodos da pesquisa, os instrumentos de coleta dos dados, o tratamento e análise dos dados, considerações finais. Defesas e divulgação de resultados de pesquisa. Normas comuns aos trabalhos científicos segundo a ABNT. Estrutura do artigo científico. Produção a partir da vivência de feira logística ou visita técnica.

A necessidade e importância do marketing internacional. Ferramentas de marketing internacional. APEX, E-Commerce, Alice Web, Alice Web MERCOSUL, Radar Comercial, Trade Map. Feiras internacionais: como buscar e escolher feiras internacionais, organização para visitas e participação como expositor em feiras internacionais, pré-evento e pós-evento, follow-up e concretização de negócios.

Noções sobre modalidades e gestão de risco cambial, operações cambiais, métodos de pagamento, carta de crédito, fluxo financeiro internacional, aspectos específicos da gestão financeira internacional. Financiamentos em operações de comércio internacional.

Workshop/Seminário com participação de despachantes aduaneiros, empresas exportadoras da região, armadores de frete e seus agentes.

Dúvidas?

Entre em contato pelo formulário que logo responderemos ;)

  • SELECIONE O(S) CURSO(S) E RETORNAREMOS :)


Tenho interesse