Loading...

O CURSO

Formar profissionais para o planejamento, a coordenação e a implementação de sistemas de crescimento sustentável na área socioambiental assim como a realização de auditoria e de perícia judicial e extrajudicial. Promover o aprendizado multidisciplinar necessário para o desempenho das atividades para profissionais atuarem na administração pública direta ou indireta, federal, estadual e municipal.

PÚBLICO

Profissionais com formação superior que pretendem ou que atuam em qualquer área da administração pública direta ou indireta, federal, estadual e municipal.

MATRIZ CURRICULAR


Introdução; avaliação de disponibilidades hídricas; estimativas de demanda por tipo de uso; conflitos de usos; experiência internacional na gestão de recursos hídricos; sistema nacional e estadual; instrumentos de gestão; inserção do gerenciamento dos recursos hídricos no desenvolvimento regional integrado.

Resíduos sólidos industriais, urbanos e agrícolas: conceitos, classificação, fontes geradoras e impactos ambientais; atividade produtiva e geração de resíduos sólidos; descrição das principais formas de tratamento de resíduos sólidos: tecnologias convencionais e tecnologias limpas; legislações específicas; gerenciamento de resíduos perigosos e NBR 10004/04; resíduos urbanos, industriais e agrícolas: geração e gerenciamento; estratégias de gerenciamento sob a ótica da minimização: não geração, redução, reutilização e reciclagem; disposição final de resíduos: aterros urbanos e aterros para resíduos perigosos; compostagem de resíduos orgânicos. Aspectos globais da poluição do ar.

Classificação das Auditorias Ambientais. Revisão da estrutura e objetivos da norma ISO 14001, relacionados somente a Auditória Ambiental. Princípios aplicáveis em auditorias de Sistema de Gestão Ambiental: (1) Conceitos básicos, (2) Fundamentos da auditoria: legitimidade, escopo, planejamento, evidências objetivas, (3) Metodologia para condução de auditorias internas: planejamento, execução, registro das não-conformidades, ação corretiva, apresentação dos resultados, (4) Fatores humanos envolvidos: características, atitudes e habilidades de um bom auditor. Gerenciamento das informações. Condução das entrevistas com auditados.

Valores ambientais: classificação e natureza. Natureza e classificação dos valores ambientais. Metodologias de quantificação de recursos e danos ambientais. Metodologias de valoração econômica do meio ambiente. Identificação e valoração dos custos de degradação. Estudos de caso e prática de campo.

Introdução à questão ambiental, sob a ótica do mundo empresarial, discussões, análises e avaliações da problemática envolvida e suas implicações. Demonstrar a inserção da variável ambiental na elaboração de políticas de desenvolvimento sócio-econômico Discussão, em primeiro plano, do processo de certificação ambiental pelas empresas, através da análise das normas da série ISO 14.000. Será abordado os selos de certificação ambiental, utilizados na atualidade.

Conceito de Direito Ambiental: Natureza e Objetivos do Direito Ambiental. A Constituição Federal de 1988 e o Meio Ambiente. Princípios Constitucionais do Direito Ambiental. Competências Constitucionais Ambientais. O Direito de Propriedade e o Meio Ambiente. Desenvolvimento e Gestão Ambiental. Globalização, benchmarking ambiental, ecobusiness e o sistema de soluções ambientais. Lei dos crimes ambientais e responsabilidade civil e criminal. Resoluções CONAMA.

Elaboração e apresentação de cases envolvendo situações práticas de auditoria e perícia ambiental.

Riscos empresariais; apresentação do gerenciamento de riscos associados às questões ambientais; programa de gerenciamento de riscos ambientais; riscos operacionais; vulnerabilidade de sistemas; técnicas de identificação, análise e controle de riscos ambientais.

Mapeamento do processo produtivo; método de avaliação dos indicadores de sustentabilidade organizacional: funções econômicas do meio ambiente; aspectos e impactos ambientais: conceito, principais impactos ambientais; diagnóstico ambiental para EIA-RIMA; mensuração de impactos ambientais associados às atividades produtivas; medidas mitigadoras; determinação de matriz de prioridade e severidade.

O homem e seu relacionamento com o mundo: leitura, conhecimento da realidade, limites e níveis do conhecimento. O método científico, a ciência e o espírito científico. A pesquisa científica: finalidades, tipos, etapas, projeto e relatório. Introdução ao estudo de elaboração de monografias científicas e padrões da ABNT.

Objetivos da educação Moderna, métodos e técnicas de ensino, as várias concepções metodológicas da experiência educacional, ampliação da aprendizagem, didática do ensino superior, ensino e informática, universidade e ensino, a universidade no Brasil, Universidade, Sociedade e Desenvolvimento, estrutura e relações de poder na universidade.

Apresentar a consultoria ambiental como uma forma de consulta conformidade, em que o consultor precisa de certa forma garantir que o cliente mantenha uma medida adequada ao cumprimento da regulamentação ambiental. Explanar sobre os dois principais grupos de consultoria ambiental: os que entram no campo da indústria, e aqueles que entram no campo do lado ambientalista.

Jurisdição, ação e processo; importância e admissibilidade da perícia ambiental; direitos e deveres processuais dos peritos e assistentes técnicos; Responsabilidade civil na degradação, poluição e dano ambiental, infrações passíveis de perícia ecológica, Legislação ambiental, Riscos e tipos de acidentes ambientais.

Fundamentos da estratégia: fenômeno estratégico, evolução, conceitos e definições sobre estratégias empresariais; Campos de atuação da estratégia empresarial (campo do poder econômico e suas interfaces); Administração estratégica sob a ótica sistêmica (cenários, valores organizacionais, empresa e seu ambiente operacional); Componentes do processo de planejamento nas organizações: metodologias, práticas e requisitos fundamentais para uma gestão orientada para excelência. Plano de Negócio: Ferramenta de Planejamento e Controle. Gestão estratégica nas empresas. Informação estratégica. Controles internos estratégicos.

Legislação e Normas Ambientais. Legislação ambiental, histórico e situação atual. Normas brasileiras. Políticas ambientais e desenvolvimento no Brasil. Diretrizes estratégicas ambientais da Política Nacional Brasileira. Planejamento Físico-Territorial e a Dimensão Ambiental. ISO 14000 e seus desmembramentos. Agenda 21. Documentos Internacionais. Órgãos Normalizadores: nacionais e internacionais.

O meio físico em estudos de impacto ambiental. Solo: pedogênese, características morfológicas, físicas, químicas, biológicas e mineralógicas. Degradação do solo. Erosão: causas e conseqüências, fatores naturais da erosão, bases técnicas do combate à erosão. Erosão em área rural e urbana. Mudanças na paisagem: desmatamentos e voçorocas. Planos de recuperação de áreas degradadas e Planos de Manejo.

Examinar os dilemas e perspectivas que envolvem o binômio desenvolvimento x respeito e preservação ambiental; Analisar em profundidade o que seja o desenvolvimento sustentável e as chamadas dimensões da sustentabilidade ambiental; Promover uma reflexão sobre o meio ambiente a partir da perspectiva cultural; Discutir sobre o exercício da cidadania num universo cultural plural e as conseqüências deste para o alcance da sustentabilidade; Discutir o papel da comunicação e da mídia como facilitadoras ou não de uma relação de equilíbrio e sustentabilidade ambiental. EMENTA: Dilemas e perspectivas do desenvolvimento para o Meio Ambiente. Desenvolvimento Sustentável. Dimensões da Sustentabilidade. Meio ambiente na perspectiva cultural. Cidadania, interculturalidade e meio ambiente. Comunicação mídia e maio ambiente.

Dúvidas?

Entre em contato pelo formulário que logo responderemos ;)

  • SELECIONE O(S) CURSO(S) E RETORNAREMOS :)


Tenho interesse