Loading...

O CURSO

O Programa de MBA Lato Sensu em Comunicação Empresarial e Marketing capacitará o especialista para atuar no mercado de trabalho com maior segurança e atualizado com o ambiente contemporâneo da comunicação e do marketing. O curso vai permitir que o profissional utilize a gestão da comunicação na construção da imagem e identidade das empresas, além de avaliar a comunicação como espelho das culturas empresariais, como um elemento de gestão empresarial capaz de mudar os rumos da empresa.

PÚBLICO

Portadores de diploma de cursos de graduação em Administração, Comunicação Social, Superiores Tecnológicos das áreas de Marketing e Gestão Empresarial e áreas afins.

MATRIZ CURRICULAR


Ementa: Análise do Ambiente é o processo de identificação de Oportunidades, Ameaças, Forças e Fraquezas que afetam a empresa no cumprimento da sua Missão.

Ementa: Conceito e objetivos da Pesquisa de Mercado. Tipos e de pesquisa de mercado. O planejamento, desenvolvimento, métodos e aplicação da pesquisa de mercado. O mercado consumidor. Tipos de compra e processo decisório de consumo. Os perfis de compra e consumo. O comportamento do consumidor brasileiro. Tendências em compra e consumo. Pesquisa de mercado aplicada ao consumo

Ementa: As relações entre as organizações, mídia e sociedade; Os referenciais teóricos sobre a comunicação empresarial; Principais abordagens da comunicação empresarial: administrativa, interna, mercadológica, institucional e integrada; Comunicação empresarial: programas e procedimentos operacionais; Técnicas de comunicação interna e dirigida em mídias impressas e eletrônicas; Produção de releases, press-kit, mailing list, clipping e broadsides; Análise de mídia e checking; A comunicação empresarial e a responsabilidade social; A Comunicação empresarial e a gestão de relacionamentos; "Media Audit" e "Media training"; Programas de avaliação e controle

Ementa: O conceito de criatividade. Abordagens teóricas sobre criatividade. Ferramentas de geração de ideias e desenvolvimento da criatividade. Desenvolvimento de projetos de comunicação; Fundamentos e processo da inovação em organizações. Anatomia do processo criativo, individual e no ambiente das organizações. Princípios de Inovação; Etapas do Processo de Inovação; e Inovações Sustentáveis.

Ementa: Estratégias do Mix de Marketing com foco nas decisões sobre Produto/Serviço, Preço, Ponto de venda/Praça e Promoção, Pessoas, Processos e Pesquisa.

Ementa: A importância da comunicação nas empresas no novo milênio; a relação da comunicação gerencial e a administrativa; a comunicação na sociedade da informação; as técnicas da comunicação interna; as fases do planejamento em comunicação bem como a elaboração de um plano completo.

Ementa: O Estudo de estratégias avançadas de gestão de marketing melhora a aplicação da cultura de inovação, com o uso de ferramentas como o benchmarking business model generation e crowdsourcing, para o desenvolvimento de maior relacionamento com o cliente interno e externo. A cultura da empresa no desenvolvimento do branding e na gestão de um DNA para o desenvolvimento de pontos de contatos da marca, de seus produtos e/ou serviços.

Ementa: Afinal, o que é uma marca? Como as pessoas e as marcas se relacionam? Sobre o gerenciamento estratégico: como pensar, ver e usar a marca. O posicionamento e seus desdobramentos na comunicação. A administração e a valoração da marca como ativo das empresas (brand equity). O design na construção de marcas, a nova abordagem do storytelling e métricas para gestão de marcas. Estudos de caso.

Comportamento e consumo: sociedade, cultura de consumo e pós-modernismo. Conceitos e problematização dos modelos teóricos. Cartografias dos comportamentos e do consumo. Como comportamentos se convertem em consumo e como o consumo influencia os comportamentos. Identificação de tendências de consumo a partir da observação dos comportamentos. O cenário contemporâneo. Aplicações em estudos e mercado.

Ementa: Internet e os negócios: identificando o público-alvo - o consumidor on-line. Os impactos estratégicos da Internet nos negócios: o inbound marketing. As mudanças no comportamento do consumidor na era digital. As novas técnicas de marketing para o contexto on-line. O futuro do marketing on-line. Gestão de ações on-line de marketing e vendas. Mídias sociais: tendências e atualidades. Exemplos e casos práticos.

Ementa: Estudo sobre as tendências do mercado e o futuro do processo de vendas; Gestão de Vendas Complexas; Motivação da Força de Vendas; O trabalho de valorização da marca; Marketing de Relacionamento; Trade Marketing; Campanhas Promocionais; A conquista do shopper; Indicadores de Gestão; Apuração de Retorno x Investimento; Design Thinking.

Ementa: O conceito de pesquisa e seus métodos. Ciência, senso comum e intervenção no real na produção do conhecimento em comunicação. As fases da pesquisa. Técnicas e procedimentos de pesquisa. Questões éticas na pesquisa.

Ementa: Objetivos da comunicação. Público-alvo. Orçamento. Briefing. Estratégias de abordagem. Tipos de apelos. Marca e imagem (Branding). Comunicação empresarial. Comunicação como ferramenta de gestão. Comunicação interativa. Plano de mídia. Promoção de vendas e merchandising. Marketing direto e email marketing.

NOTÍCIAS

VER MAIS

Dúvidas?

Entre em contato pelo formulário que logo responderemos ;)

  • SELECIONE O(S) CURSO(S) E RETORNAREMOS :)


Tenho interesse