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O CURSO

Capacitar profissionais para tomar decisões por meio da aplicação das principais técnicas qualitativas e quantitativas que obtêm as informações de mercado e da utilização de ferramentas para processamento e análise. Qualificar para estabelecer as diretrizes competitivas das organizações e conduzir os processos para o desenvolvimento de produtos e serviços, as políticas e práticas de determinação de preço, as estratégias de distribuição, logística e comercialização e a fixação do posicionamento de marketing e ações de comunicação.

PÚBLICO

Portadores de diploma de cursos de graduação em Administração, Ciências Contábeis, Economia, Engenharia de Produção e áreas afins.

MATRIZ CURRICULAR


Fontes de financiamento, custos e riscos. Métodos de análise de projetos de investimento. Efeitos do financiamento sobre a estrutura de capital das organizações.

Modelos para identificar os movimentos dos concorrentes. Ferramentas práticas para monitoramento. Modelos de competitividade e estratégia. Vantagem competitiva sustentável. Contra-inteligência e ética. Riscos sistêmicos. Estudos de caso.

Mudanças e transformações. Mudança na vida pessoal. Marketing Pessoal. Projeto de Carreira e o mercado de trabalho. Técnicas de Apresentação em Público. O grupo como instrumento de trabalho. Liderança. Desenvolvimento de equipes.

Realiza análises macro e micro econômicas. Discute o planejamento econômico aplicado aos negócios. Apresenta estratégias para captação de recursos para projetos de negócios.

Conceituação de Economia. Os grandes agregados econômicos. Economia Brasileira. Sistema Financeiro Nacional. Inflação. Problemas econômicos fundamentais. Projetos de integralização de associações de negócios. Ponto de equilíbrio operacional. Valor Econômico Adicionado (VEA). Indicativos de mercado. Microeconomia e macroeconomia. Teoria geral do comércio. Perspectivas futuras.

Aplicação e desenvolvimento de Estratégias Competitivas para novos negócios através do Planejamento Estratégico de Marketing. Visão geral da estrutura da Administração Planejada (Plano Estratégico de Negócio). Noções gerais de Estratégias Competitivas para a Satisfação do Cliente. Visão Baseada em Recursos. Gerência de produtos. Desenvolvimento e inovação de produtos. Estudos sobre novos ambientes comerciais e cenários econômicos promissores.

Visão geral de finanças. Financiamento dos projetos CMPC. Fluxo de caixa e Capital de giro. Critérios para análise de projetos. Período payback simples e descontado. Valor Presente Líquido. Taxa Interna de Retorno. Índice de Lucratividade Líquida. Ponto de equilíbrio. Avaliação de Empresas e Projetos - Conceitos fundamentais.

Princípios do Marketing e a contrubuição do Geomarketing. Geomarketing e Perfil do Consumidor. Análise e decisões de Mercado. Potencial de Vendas por região / zona. Sistema de Informação. Softwares de Geomarketing. Produto, Preço e Comunicação adequados à Praça em que situa-se a empresa.

Marketing de Relacionamento, Gestão de Clientes e CRM. Mini-Projeto prático de um CRM: objetivos, implementação, organização das informações, uso da tecnologia, resultados práticos. Avaliando a "Qualidade da Informação" e o processo de criação de valor a partir do CRM.

Comunicação Empresarial. Comunicação Organizacional. Comunicação Integrada. Organizações e relacionamentos. Requisitos para a consecução de programas e ações de relacionamentos:poder e gestão, informação, cultura organizacional, públicos,planejamento da comunicação. Públicos em Relações Públicas. A Comunicação interna: visão estratégica e conceitos. Modelos. Comunicação interna e o diálogo nas organizações. Comunicação Interna e políticas de gestão de pessoas

Inovação e seus diversos significados. Inovação contemporânea. Ruptura-vetores de inovação. Inovação intra corporativa ou inovação interna. Plataformas estratégicas para inovar: produto, marca, posicionamento, modelo de negócios. A gestão das boas ideias. Criatividade e a geração de ideias - processo criativo. Como as boas ideias podem ser colocadas em prática. Identificando soluções. Estudos de caso de inovação que vão além da tecnologia.

Fundamentos, conceitos centrais e definições do ciclo de inteligência de mercado. Inteligência competitiva e a tomada de decisões. Construindo processos de inteligência. Metodologia de implantação do ciclo de inteligência. Exploração das fases do ciclo de inteligência: planejamento e vigilância. Processo de coleta. Proteção e armazenamento. Transformação das informações em inteligência. Disseminação. Feedback e mensuração dos resultados. Passo a passo da operacionalização de cada etapa. Analise estratégica de dados. Redes colaborativas. Construção de estratégias a partir da relação entre as informações. Criando uma área de inteligência de mercado. Casos aplicados.

Internet e os negócios. E-Strategy. Entendendo o público alvo - o consumidor on-line. Os impactos estratégicos da Internet nos negócios. As mudanças no comportamento do consumidor na era digital. As novas técnicas de marketing para a Internet. O futuro do marketing online. Gestão de ações on-line de marketing e vendas. E-Strategy. Internet marketing: tendências e atualidades. Redes Sociais. Exemplos e casos práticos.

O homem e seu relacionamento com o mundo: leitura, conhecimento da realidade, limites e níveis do conhecimento. O método científico, a ciência e o espírito científico. A pesquisa científica: finalidades, tipos, etapas, projeto e relatório. Introdução ao estudo de elaboração de monografias científicas e padrões da ABNT.

Objetivos da educação Moderna, métodos e técnicas de ensino, as várias concepções metodológicas da experiência educacional, ampliação da aprendizagem, didática do ensino superior, ensino e informática, universidade e ensino, a universidade no Brasil, Universidade, Sociedade e Desenvolvimento, estrutura e relações de poder na universidade.

Estudos avançados em Pesquisa de mercado com foco na Pesquisa Qualitativa, quantitativa, cultural, antropológica, e neurociência. Aplicação desses métodos de pesquisa atuais para o desenvolvimento de produtos, gerenciamento de organizações, conhecimento de hábitos, culturas, e principalmente consumo. Visualização do consumidor atual no Brasil, principais mercado em crescimento. Estudos das classes sociais no país, seu consumo e modificações causadas por esses consumidores atuais. Perfil e divisão de consumo. Processos de Relacionamento.

Evolução, importância, principais conceitos e definições. Principais escolas. Gestão Estratégica: Planejamento estratégico, cenários prospectivos e Inteligência Competitiva. Metodologias e etapas do planejamento estratégico. Formulação de um plano estratégico. Análise de cenários, modelo SWOT e modelo Porter.

Processos organizados de tomada de decisão. Informações racionais e intuição. Modelos analíticos e estruturados. Árvore do processo decisório. Estudos de caso. A ligação das informações, reação emocional e a ligação com o futuro da organização.

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