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O CURSO

O curso tem como objetivo capacitar líderes para atuar na gestão estratégica de empresarial, de forma a contribuir efetivamente para a competitividade das organizações.

PÚBLICO

Portadores de diploma de cursos de graduação em Administração, Ciências Contábeis, Economia, Marketing, Comunicação Social, Psicologia, Recursos Humanos, Comércio Exterior e áreas afins.

MATRIZ CURRICULAR


A função financeira na empresa. Análise das demonstrações financeiras. Análise financeira dinâmica. Sistema financeiro nacional e internacional. Análise do custo-volume-lucro. Planejamento e controle financeiro. Custo de capital. Estrutura de capitais. Política de dividendos. Valor de empresas. Avaliação de desempenho financeiro

Conceitos e fundamentos do coaching. Pilares do processo de coaching. Diferença entre coaching, mentoring, aconselhamento, terapia, consultoria, treinamento, PNL. Coaching como ferramenta para o desenvolvimento de pessoas. Líder coach. Rapport. O processo de coaching. Autoconhecimento: perfil comportamental e ferramentas para alavancar o desenvolvimento de pessoas. Cotidiano do profissional coaching. Nichos de atuação do coaching. Coaching como ferramenta de gestão de pessoas. Processos de avaliação de coaching: assessment e avaliação 360°. Conversa coaching. Pirâmide dos níveis neurológicos.

Conceito e apresentação das etapas do Design Thinking e suas ferramentas para a organização de ideias, identificação de problemas e oportunidades e busca de soluções. Desenvolver estratégias de negócio e posicionamento a partir das ferramentas de geração de ideias.

Evolução social do homem, processos produtivos coletivos, interesses pessoais X interesses grupais, objetivos, metas, resultados. História das gerações baby boomer, X, Y e Z. Conflitos entre gerações. Gestão do conhecimento. Competências e papéis dos gestores. Gerenciamento de relações humanas e conceituação de conflitos. Níveis de conflito. Negociação e mediação de conflitos, resultados positivos e negativos resultantes do conflito, sucessão familiar e negócios.

Definições de empreendedorismo e inovação. Importância socioeconômica do empreendedorismo. Conceitos de inovação incremental e disruptiva. Características comportamentais do empreendedor. Formas de identificação de oportunidades. Definição de Startup. As Fases de uma Startup. Modelagem de negócios. Validação de ideias. Atração de investidores para alavancar o negócio. Construindo uma startup global

O homem e seu relacionamento com o mundo: leitura, conhecimento da realidade, limites e níveis do conhecimento. O método científico, a ciência e o espírito científico. A pesquisa científica: finalidades, tipos, etapas, projeto e relatório. Introdução ao estudo de elaboração de monografias científicas e padrões da ABNT.

Autoconhecimento. Marca pessoal x personal branding. Estratégia. Tipos de conteúdo. Networking. Conceito e componentes do marketing pessoal. Mercado de trabalho e carreira: diagnose e prospecção.

Conceituação e finalidades. Fases de um projeto. Aspectos jurídicos, operacionais, mercadológicos, administrativos e econômico-financeiros. Localização e engenharia. Financiamentos e captação de recursos financeiros. Análise, avaliação e riscos de projetos.

Diferenças entre serviços e bens. Como tangibilizar um serviço. Qualidade de serviços. Gerência de serviços e seu caráter sistêmico: marketing, organização, RH e sistema de informações. Estratégia de vendas para serviços. Razões da insatisfação dos clientes com os serviços da empresa e como eliminá-la. As formas de avaliação dos serviços pelos clientes. Gestão do processo e do ambiente de Serviços. Criação de vínculos com os clientes. O Endomarketing e o Empowerment: seu conceito e importância.

Os conceitos de valor do tempo, o poder do foco, alta performance, alto desempenho, ferramentas de controle de produtividade, como conduzir reuniões de forma eficaz, priorização de tarefas, autocontrole e autodisciplina, matriz GUT, Lean Office.

Conceito de inteligência competitiva (IC). Conceitos envolvidos em inteligência competitiva: dado, informação, inteligência, conhecimento. O processo de IC: gestão, estratégia de atuação da organização, necessidade de informação da organização, coleta de informação, análise das informações.

A natureza da liderança: os aspectos inatos e ambientais. A natureza do trabalho gerencial na ótica dos líderes. A diferença entre liderança X Chefia. Perspectivas sobre o comportamento da liderança eficaz. Comportamentos específicos para gerenciar o trabalho e relacionamentos. Motivação conceitos básicos. O líder como elemento motivador de uma equipe de trabalho. O líder como encorajador para o desenvolvimento potencial das pessoas e Desenvolvimento Organizacional (D.O).

Conceitos de marketing. Planejamento de marketing. Orientação da empresa. Análise ambiental. Satisfação do cliente. Análise das oportunidades de mercado. Sistemas de informações de marketing. Consumidores. Concorrência. Estratégia e programas de preços. Gestão de varejo. O conceito de comunicação empresarial: as atividades, ferramentas e ações desenvolvidas, os diversos públicos e suas linguagens

Conceitos e definições contemporâneas e científicas de mindfulness. Evidência científica sobre as intervenções baseadas em mindfulness aplicadas às organizações. A prática do mindfulness chegou ao ambiente de negócios como parte de um movimento denominado Consciência Corporativa em que as organizações buscam um propósito maior na sociedade. Entender como a atenção plena influencia na rotina e na produtividade das empresas e de seus funcionários

O impacto das novas tecnologias no ambiente de negócios. Tendências e negócios: digitalização, automatização, mídias sociais, serviços on-line, análise e interpretação de dados, manufatura avançada, robótica e inteligência artificial e operação remota de veículos. A economia compartilhada. Mercados de redistribuição. Lifestyles colaborativos. Sistemas de produtos e serviços compartilhados.

Conceitos de planejamento estratégico. Metodologia de elaboração e implementação do planejamento estratégico. Diagnóstico estratégico. Missão da empresa. Objetivos e desafios empresariais. Projetos e planos de ação. Controle e avaliação do planejamento estratégico.

Com a transformação digital repaginando os modelos de negócios, a gestão ganhou novos contornos para se adaptar às exigências e rumos do mercado. É nesse cenário corporativo em constante evolução que surge a chamada Gestão 4.0, uma forma de administração mais flexível, interativa e aberta, que tem sido implementada por empresas dos mais variados portes e segmentos.

A crise socioambiental: causas e cenários. Desenvolvimento sustentável e sustentabilidade. Responsabilidade ambiental e gestão ambiental. Ferramentas de gestão ambiental. Responsabilidade social e corporativa. Programas de responsabilidade socioambiental em entidades privadas, públicas e corporativas. Instrumentos de auditoria e divulgação de resultados de ações sustentáveis

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