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O CURSO

O MBA Executivo em Finanças & Mercado tem como objetivo aproximar o profissional da área de gestão e afins aos conhecimentos de finanças interagindo com o mercado produtivo.

PÚBLICO

Portadores de diploma dos cursos de graduação em Administração, Ciências Contábeis, Engenharia de Produção, Economia, Comércio Exterior e áreas afins.

MATRIZ CURRICULAR


Conceituação e finalidades. Fases de um projeto. Aspectos jurídicos, operacionais, mercadológicos, administrativos e econômico-financeiros. Localização e engenharia. Financiamentos e captação de recursos financeiros. Análise, avaliação e riscos de projetos.

O que é ser um consultor. O papel do consultor. Fundamentos da consultoria empresarial e habilidades do consultor. Ferramentas e técnicas de consultoria. Desafios da carreira de consultoria. Consultoria interna, consultoria externa. Compreensão das culturas e valores organizacionais. Conceitos gerais de auditoria. Normas de auditoria independente. Auditoria interna. Responsabilidades do auditor. Desenvolvimento do trabalho de auditoria. Evidenciação dos trabalhos de auditoria. Parecer dos auditores independentes. A ética em relação às duas áreas de atuação. Como ingressar no mercado. Como agir no primeiro encontro com o cliente e acompanhamento do projeto de trabalho. Vantagens e desvantagens das duas profissões. Quais as habilidades a ser desenvolvida para ter sucesso nessas carreiras. Prática: Elaboração e execução de um plano de trabalho e elaboração de parecer ou relatório de consultoria.

Ementa: A controladoria e as funções do controller. O sistema de informação da controladoria. Modelo e processo de gestão empresarial. Balanced Scorecard: Sistema de Gestão Estratégica. Métodos de avaliação de performance empresarial: EVA - Economic Value Added (Valor Econômico Agregado). MVA - Market Value Added (Valor de Mercado Agregado). Teoria das restrições. Centros de resultados, preços de transferência, avaliação de resultados e desempenhos. Prática: Ferramentas de controles (BSC).

Informações gerais sobre o eSocial. Legislação, forma de apresentação do arquivo, periodicidade da informação, forma de assinatura, prazo de entrega, prestação e guarda das informações. Ambiente do eSocial. Lógica do sistema e recomendações, identificadores, empregador/contribuinte, qualificação cadastral. Eventos, eventos não periódicos, retificações dentre outros aspectos.

Apresentação. Legislação, periodicidade e prazo de entrega da EFD - Contribuições. Apresentação do arquivo da EFD - Contribuições. Assinatura com certificado digital. Prestação e guarda de informações. Outras Informações - Retificação de Escrituração já transmitida; Blocos e registros da EFD - Contribuições. Dados técnicos de geração do arquivo. Preenchimento de campos. Obrigatoriedade dos registros. Tabelas utilizadas pelo Programa de Validação e Assinatura. Detalhamento dos registros que compõem a EFD - Contribuições. Obrigações ramo imobiliário. Forma de apresentação RET. Informações forma detalhada/ consolidada dentre outros assuntos.

Informações gerais sobre a EFD ICMS/IPI. Legislação, forma de apresentação do arquivo. Periodicidade da informação. Forma de assinatura. Prazo de entrega. Prestação e guarda das informações. Documentos fiscais informados. Informações complementares. Obrigações tributárias. Período apuração ICMS. Ajustes/benefícios/incentivos apuração de ICMS. Ajustes de ICMS. Obrigações ICMS recolhido e a recolher. Período apuração ICMS ST. Ajustes/benefícios/incentivos apuração de ICMS ST. Ajustes de ICMS ST. Obrigações ICMS ST recolhido e a recolher.

Ementa: Compreender a composição das finanças pessoais, economia doméstica, uso de créditos, financiamentos de casa, carro, endividamento das famílias. Aspectos de finanças comportamentais.

Otimização da operação de compras, buscando vantagens na negociação de preços, melhor eficiência, controle mais rigoroso dos gastos e melhores níveis de serviços. Formação de alianças estratégicas, busca de oportunidades e análises de recursos estratégicos. Tipos de negociação (ganha-ganha, ganha-perde e perde-perde). Elaboração da matriz de posicionamento de materiais. Ferramentas eletrônicas para compras. Soursing, Procurement e Outsourcing. Uso de ferramentas de gestão Excel, FIFO, ERP, PCP.

Conceitos e definições essenciais à gestão de marketing. Orientações para o mercado. Comportamento do consumidor. Mix de marketing: produto, preço, promoção e distribuição. Planejamento mercadológico. Impacto das variáveis de preço. Custeio de área de marketing. Força de vendas.

Ementa: Os conceitos de valor do tempo, o poder do foco, alta performance, alto desempenho, ferramentas de controle de produtividade, como conduzir reuniões de forma eficaz, priorização de tarefas, autocontrole e autodisciplina, matriz GUT.

Ementa: Margem de contribuição unitária e total, giro do estoque, ponto de equilíbrio contábil, econômico e financeiro, análise de custo/volume/lucro, formação de preços à vista e a prazo a valor nominal e a valor presente. Prática: Qlik Sense Cloud: uma ferramenta on-line que permite criar relatórios e painéis de instrumentos interativos com tabelas e gráficos. O software de visualização que simplifica a análise de dados e ajuda no processo de tomada de decisões

Ementa: Visão panorâmica de finanças corporativas: o papel e as funções do administrador financeiro. Os demonstrativos contábeis como parâmetros de análise econômica e financeira. Análise dos demonstrativos contábeis. Planejamento financeiro de curto e longo prazo. Decisões de financiamento e investimento. Fontes de financiamento e captação de recursos financeiros (capital próprio, capital de terceiros). Custo de capital. Alavancagem operacional e financeira. Tendências de fontes de financiamentos. Gestão de capital de giro e seus elementos. Engenharia econômica. Análise de viabilidade econômica. Risco e retorno. Gestão de riscos na área financeira. Tendências no âmbito da gestão financeira e econômica. Prática: Aulas com realização de exercícios práticos que englobam o processo de tomada de decisões financeiras pelos alunos a partir de simulações

Ementa: Conhecimentos sobre organizações: conceitos e objetivos. Organizações formais e informais, as organizações e ambiente. O comportamento humano nas organizações: modelo explicativo do comportamento, teorias da motivação no trabalho, valores humanos e motivação, cultura organizacional: conceitos elementos e importância. Avaliação de desempenho: evolução, conceitos e usos. Métodos de avaliação de desempenho. Elaboração de sistemas de avaliação de desempenho. Estratégias de implantação de sistemas de avaliação de desempenho.

Natureza do conhecimento científico. Pesquisa científica. Tipos de trabalhos científicos. O planejamento da pesquisa científica: definição do tema e do problema, os objetivos, a justificativa, a revisão da literatura, métodos da pesquisa, os instrumentos de coleta dos dados, o tratamento e análise dos dados, considerações finais. Defesas e divulgação de resultados de pesquisa. Normas comuns aos trabalhos científicos segundo a ABNT. Estrutura do artigo científico focado a área de atuação.

Estilos de liderança organizacional. Atributos de grandes líderes e organizações. Imperativos da liderança eficaz. Exemplos comportamentais e estratégicos de líderes e organizações empreendedoras. Ações para o desenvolvimento da liderança organizacional.

Ementa: Internet e os negócios: identificando o público-alvo, o consumidor on-line. Os impactos estratégicos da internet nos negócios: o inbound marketing. As mudanças no comportamento do consumidor na era digital. As novas técnicas de marketing para o contexto on-line. O futuro do marketing on-line. Gestão de ações on-line de marketing e vendas. Mídias sociais: tendências e atualidades. Exemplos e casos práticos.

Ementa: O sistema tributário brasileiro e seus impactos sobre as organizações empresariais. Planejamento fiscal versus evasão fiscal, conceitos. O planejamento tributário no contexto do planejamento estratégico. As empresas e a logística fiscal. Gerenciamento fiscal nas empresas. Tributos diretos, indiretos e sua abordagem quanto ao planejamento fiscal. Operações comerciais e industriais e seu aspecto tributário. Proposta de metodologia para estudo e implantação de planejamentos fiscais. Prática: Exemplificação prática de cálculos de tributos.

Ementa: A natureza do planejamento empresarial. Princípios, filosofias, estruturação e tipos de planejamento. Gestão estratégica - planejamento estratégico, cenários prospectivos e inteligência competitiva. Metodologias e etapas do planejamento estratégico. Formulação de um plano estratégico. Análise de cenários, modelo SWOT. Planejamento tático e operacional. Planejamento econômico e financeiro em ambientes inflacionários. Orçamento empresarial. Tipos de orçamentos, utilidades e limitações, estrutura e desenvolvimento do sistema (marketing, vendas, produção, compras, recursos humanos, finanças). Elaboração do orçamento. Avaliação da execução do orçamento. Prática: Oficina da matriz orçamental e oficina de implantação de empresa.

Terminologias de custos. Custo de transformação. Custo de aquisição. Classificação de custos. Métodos de custeio. Sistemas de Custeio. Custo dos estoques. Controles internos necessários para a apuração dos custos por produto. Prática: Ferramenta Excel, identificação e apuração efetiva do custo do produto

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