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O CURSO

Capacitar profissionais para gerir pessoas nos diferentes setores que compõem uma organização. Estar apto para a gestão estratégica da comunicação humana, remuneração estratégica de pessoal, marketing pessoal, identificar e reter talentos e conquistar a inteligência emocional. A metodologia do ensino-aprendizagem prioriza a vivência de mercado por meio de casos reais com a presença marcante do diálogo e da aplicação e avaliação dos conteúdos propostos.

PÚBLICO

Portadores de diploma de cursos de graduação em Administração, Ciências Contábeis, Economia, Marketing, Comunicação Social, Psicologia, Recursos Humanos, Comércio Exterior e áreas afins.

MATRIZ CURRICULAR


Conceitos e fundamentos do Coaching; Pilares do processo de coaching; Diferença entre: coaching, mentoring, aconselhamento, terapia, consultoria, treinamento, PNL; Coaching como ferramenta para o desenvolvimento de pessoas; Líder Coach; Rapport; O processo de Coaching; Autoconhecimento: perfil comportamental e ferramentas para alavancar o desenvolvimento de pessoas; Dia-a-dia do profissional Coaching; Nichos de atuação do Coaching; Coaching como ferramenta de gestão de pessoas; Processos de avaliação de Coaching: assessment e avaliação 360°; Conversa Coaching; Pirâmide dos níveis neurológicos

Fundamentos da consultoria organizacional. A oportunidade de atuação profissional como consultor empresarial. Tipos de consultoria existentes. Consultoria externa e a Consultoria interna. A Ética na Consultoria. Papel e a Postura do Consultor. Diagnóstico Organizacional.

Conceito e apresentação das etapas do Design Thinking e suas ferramentas para a organização de ideias, identificação de problemas e oportunidades e busca de soluções. Desenvolver estratégias de negócio e posicionamento a partir das ferramentas de geração de ideias.

Fundamentos da Ergonomia, Conceitos, Sistemas Homem/Maquina, Posto de Trabalho, Atividade Muscular, Antropometria, Postura de Trabalho, Ambiente Térmico, Audição, Visão, Vibração, Atividade Mental. Fundamentos da Segurança no Trabalho. Acidente de trabalho sob os aspectos técnico e legal. Condições Ambientais de Trabalho. Órgãos de Segurança e Medicina do Trabalho nas Empresas (SESMT e CIPA).

Evolução social do homem, processos produtivos coletivos, interesses pessoais X interesses grupais, objetivos, metas, resultados. História das gerações Baby Boomer, X, Y e Z; Conflitos entre gerações; Gestão do conhecimento. Competências e papéis dos gestores. Gerenciamento Relações Humanas Conceituação de conflitos. Níveis de conflito. Negociação e mediação de conflitos, resultados positivos e negativos resultantes do conflito.

Como identificar e atuar sobre os aspectos que envolvem a relação do indivíduo com o trabalho bem como discriminar as diferentes formas de interação humana nas práticas organizacionais. Compreender a importância das pessoas nas organizações, buscando identificar sua contribuição para o desenvolvimento e crescimento das empresas. Aprofundar a reflexão e abordagem de feedback como processo, fluxo e ferramenta indispensável no desenvolvimento dos profissionais bem como elementos fundamentais de comunicação que influenciam no comportamento e no atingimento dos resultados.

Desenvolvimento e acompanhamento de sistemas de indicadores na área de Gestão de Pessoas. Indicadores: de recrutamento e seleção, treinamento e desenvolvimento, desempenho e produtividade, remuneração e benefício, turnover (Rotatividade) e absenteísmo. Indicadores de saúde, higiene e segurança no trabalho. Ações estratégicas a partir de resultados apurados. Olhar diagnóstico e estratégias de ações resultados apurados. Indicadores de pessoas e alinhamento com as estrategias organizacionais

Apresenta de forma sucinta a evolução do mundo do trabalho até o momento atual denominado workplace 3.0. O gestor de pessoas como exemplo de referência de excelência. A influencia das emoções no comportamento humano. As competências emocionais necessárias à gestão de pessoas. Competência interpessoal e técnicas. Autocontrole e empatia. O aprendizado do equilíbrio emocional através de práticas constantes. Os diversos tipos de inteligência (Howard Gardner) e a inteligência emocional. O trabalho qualificado e o flow.

A natureza da liderança: os aspectos inatos e ambientais. A natureza do trabalho gerencial na ótica dos líderes. A diferença entre liderança X Chefia. Perspectivas sobre o comportamento da liderança eficaz. Comportamentos específicos para gerenciar o trabalho e relacionamentos. Motivação conceitos básicos. O líder como elemento motivador de uma equipe de trabalho. O líder como encorajador para o desenvolvimento potencial das pessoas e Desenvolvimento Organizacional (D.O).

A quebra do paradigma do RH para Gestão de Pessoas. O modelo corretivo para o modelo das High Potentians. Identificação e retenção de talentos. Cultura organizacional X e os colaboradores com High Potentians. O paradigma inovador de Malcolm Gladwell e Marcus Buckingham. O pensar "fora da caixa" e o valor competitivo dos colaboradores com High Potentians. O trabalho em equipe como elemento diferenciado das organizações de sucesso. Ferramentas de Coaching aplicada aos colaboradores com High Potentians.

Conceito e componentes do Marketing Pessoal. Mercado de trabalho e carreira: diagnose e prospecção. Network: desenvolvimento e manutenção. Postura e aparência. Qualidades comportamentais do colaborador de uma empresa que busca a otimização de pessoas. Administração do tempo. Participação em reuniões. Curriculum vitae. A WEB como forma de divulgação profissional.

Objetivos da educação Moderna, métodos e técnicas de ensino, as várias concepções metodológicas da experiência educacional, ampliação da aprendizagem, didática do ensino superior, ensino e informática, universidade e ensino, a universidade no Brasil, Universidade, Sociedade e Desenvolvimento, estrutura e relações de poder na universidade, Políticas educacionais voltadas à garantia dos direitos humanos, Educação Especial, Educação para as Relações Étnico-Raciais e Educação Inclusiva.

Teoria e Prática da Oratória. Como Preparar um Discurso ou Intervenção. Como persuadir. Apresentar, defender, atacar e debater ideias.

Gerenciamento Estratégico da Relações Trabalhistas e Sindicais; Saúde Trabalhista da Empresa; Gestão de Riscos e Passivos Trabalhistas; Negociações Sindicais; Gerenciamento de Crises e Greves. Órgãos Fiscalizadores. Rotina de Admissão de Pessoal, Cálculos Trabalhistas: Cálculo da Folha de Pagamento; Proventos; Descontos; Férias; 13º Salário; Rescisão Contratual. Jornada de Trabalho e Construção de Escalas de Trabalho; Cadastro Geral de Admitidos e Demitidos - CAGED; Sistemas de Recolhimentos Tributários e Encargos Trabalhistas; Programa de Alimentação do Trabalhador - PAT; Relação Anual de Informações Sociais - RAIS. Programa de Integração Social - PIS; Código Brasileiro de Ocupação - CBO.

Conceito de qualidade de vida e trabalho. Fatores que influenciam a qualidade de vida no trabalho. Subjetividade e sentido do trabalho. Stress, coping e burnout. A criatividade e o bem estar do indivíduo. O quê a empresa pode fazer para promover a saúde. Programas específicos para o controle dos problemas de saúde mais frequentes em populações de trabalhadores.

Estratégias de Remuneração. Remuneração fixa: Análise e classificação de cargos; Administração de salários; Pesquisa Salarial e de Benefícios; Política e estrutura da remuneração de pessoal. Remuneração variável. Participação dos lucros e resultados da organização. Reflexos nos demais subsistemas de recursos humanos.

A crise Socioambiental, causas e cenários. Desenvolvimento Sustentável e Sustentabilidade. Responsabilidade Ambiental e Gestão Ambiental. Ferramentas de Gestão Ambiental. Responsabilidade Social e Corporativa. Programas de Responsabilidade Socioambiental em entidades privadas, públicas e corporativas. Instrumentos de auditoria e divulgação de resultados de ações sustentáveis.

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