Loading...

O CURSO

Capacitar profissionais para a gestão em trânsito, na iniciativa privada ou na esfera pública, que preze pelos preceitos da mobilidade urbana, como fluidez e segurança. O curso tem como objetivo aprofundar os saberes técnicos em educação, engenharia de tráfego, legislação, fiscalização, crimes, perícias e acidentes e bem como em Medicina Legal, psicologia, visão sociológica e responsabilidade ambiental.

PÚBLICO

Graduados em cursos de graduação.

MATRIZ CURRICULAR


Conceitos de trânsito; Violência no Trânsito. Controle social. Estratificação social. A visão social da atividade de trânsito. As políticas de gestão de trânsito adotadas no Brasil. As funções do Estado, as fontes e formas de organização da autoridade e a extensão da cidadania.

Estrutura administrativa do sistema nacional de trânsito. Áreas administrativas do trânsito. Agente de fiscalização do trânsito. Convênios administrativos de trânsito. Competências administrativas de trânsito da Polícia Militar. Responsabilidades e competências legais do administrador de trânsito atribuídas pela legislação vigente. Recursos financeiros de trânsito em Santa Catarina. Administração do trânsito e a Lei de Responsabilidade Fiscal. A questão da qualidade na administração de trânsito. Normatização do sistema da qualidade. Perfil do administrador de trânsito. Acompanhamento e análise de desempenho dos setores envolvidos na administração de trânsito.

Execução Penal. Dos Órgãos de Execução Penal. Dos Estabelecimentos Penais. Da Execução das Penas. Incidentes da Execução. Da Execução das Medidas de Segurança. Execução Penal Diferenciada e Crimes Hediondos. Leis Especiais: Lei das Contravenções Penais. Código de Trânsito Brasileiro. Abuso de Autoridade.

Histórico da legislação e da realidade da educação de trânsito. Constituição, código de trânsito e obrigatoriedade da educação para o trânsito. Convergência entre educação para o trânsito e educação escolar. Educação de trânsito para criança, adolescente, adulto e idoso. Educação para o trânsito para pedestres, ciclistas, motociclistas, motoristas profissionais e amadores. Educação para o trânsito no primeiro e segundo grau. Integração educacional entre comunidade e trânsito, relação entre o ser humano, máquina e via. Relações humanas e ética profissional. Formação de núcleos de estudo e pesquisa interdisciplinar no terceiro grau.

Elementos do sistema trânsito. Previsões e crescimento de volumes de tráfego. Problemas de estacionamento e soluções possíveis. Problemas de transporte coletivo, transporte de produtos perigosos. Segurança e acidentes de trânsito: contramedidas. Análise de acidentes de trânsito em função da via. Política viária e engenharia. O controle do fluxo e da velocidade. Trânsito dos pedestres, os ciclistas e motociclistas no trânsito. A sinalização, sua manutenção e melhoramentos.

O que é fiscalização de trânsito. Diferença entre fiscalização e policiamento. CTB. Contratação de fiscais de trânsito pelo município. Funções do fiscal de trânsito. Municipalização do Trânsito. Poder de polícia administrativa de trânsito

A concepção de logística na empresa. Natureza da distribuição física. Administração de materiais. Nível de serviço. O sistema de transporte. Administração de tráfego. Armazenagem, manuseio e acondicionamento do produto. Entrada e processamento de pedidos. Informações de planejamento logístico. Uma visão futurista do setor.

Sistema Nacional de Trânsito. Normas gerais de circulação e conduta. Dos pedestres e condutores de veículos motorizados. Do cidadão. Da educação para o trânsito. Da sinalização de trânsito. Código de Trânsito Brasileiro – CTB (art. 91 – art. 290). Resoluções do Conselho Nacional de Trânsito – CONTRAN em vigor, anteriores ao CTB. Resoluções do Conselho Nacional de Trânsito – CONTRAN em vigor, do CTB. Código de Trânsito Brasileiro – CTB (art. 291 – art. 341). Aplicabilidade das penalidades para crimes de trânsito face às outras leis vigentes (Constituição Federal, Código Penal e Processo Penal, Leis dos Juizados Especiais Estaduais e Federais, Lei 9.099/95, Estatuto da Criança e do Adolescente).

A Medicina Legal como Disciplina Jurídica. Perícias Médico Legais. Criminalística Médica – Legal. Antropologia Forense. Traumatologia Forense. Causalidade Médico-Legal do Dano. Tanatologia Forense. Causalidade Médico- Legal do Dano. Tanatologia Forense. Sexologia Forense. Noções de Psicopatologia Forense.

O homem e seu relacionamento com o mundo: leitura, conhecimento da realidade, limites e níveis do conhecimento. O método científico, a ciência e o espírito científico. Pesquisa qualitativa. Pesquisa participante A pesquisa científica: finalidades, tipos, etapas, projeto e relatório. Introdução ao estudo de elaboração de trabalhos científicos e padrões da ABNT.

Objetivos da educação Moderna, métodos e técnicas de ensino, as várias concepções metodológicas da experiência educacional, ampliação da aprendizagem, didática do ensino superior, ensino e informática, universidade e ensino, a universidade no Brasil, Universidade, Sociedade e Desenvolvimento, estrutura e relações de poder na universidade.

Indenização - acidente de trânsito - laudo pericial - presunção "juris tantum" de veracidade - desrespeito à via preferencial - imprudência configurada - culpa exclusiva da vítima.

Estudo da função administrativa do Estado. O processo administrativo punitivo e a suas nuances; Instâncias recursais da infração de Trânsito e da Suspensão e Cassação da CNH; Funcionamento dos Órgãos Julgadores de primeira e segunda Instâncias; Prescrição administrativa e demais formalidades administrativas exigidas em recurso.

Visão geral do marketing: histórico, conceitos e marketing social; Segmentação de mercado; Ambiente do marketing: macro e microambiente; Sistema de informações do marketing; A comunicação visual no trânsito através da sinalização; Planejamento estratégico do marketing.

Compreensão dos processos de visão e de percepção e, em particular, à atenção, frisando a importância deste sistema de tomada de informação e os fatores envolvidos no processamento da informação para o conjunto da psicogênese do comportamento seguro no trânsito, indicando caminhos para diagnosticar deficiências na percepção do trânsito e melhorar esta capacidade, por meio de treinamento.

A relação transporte e uso do solo. Sistema viário e transporte coletivo. Classificação e hierarquização de vias. Planejamento dos transportes no Brasil. Coordenação dos transportes. Obtenção de dados para o planejamento. Demanda por transportes. Oferta de sistemas de transportes: modos motorizados e não motorizados. Transporte de carga urbana. Avaliação dos impactos ambientais decorrentes do planejamento e operação dos sistemas de transporte.

Dúvidas?

Entre em contato pelo formulário que logo responderemos ;)

  • SELECIONE O(S) CURSO(S) E RETORNAREMOS :)


Tenho interesse