Loading...

O CURSO

A UCEFF formará psicólogos capacitados para atuar em variados ambientes socioculturais, de maneira ética, crítica e competente. Além da atuação clínica, o profissional interage e atua em área multidisciplinares, como psicologia na saúde, psicologia na educação, psicologia nos negócios e psicologia forense.

PÚBLICO

Turmas 2019

UNIDADE CENTRAL

5 ANOS

DIAS E HORÁRIOS

CONTATO

VALORES

MATRIZ CURRICULAR


Apresenta os conceitos básicos de anatomia e fisiologia humanas. Estuda a anatomia e o funcionamento fisiológico dos diferentes tecidos, aparelhos e sistemas que compõem o corpo humano, com ênfase especial nos sistemas nervoso e endócrino. Atividades teórico-prática no laboratório de anatomia.

O homem e seu relacionamento com o mundo: leitura, conhecimento da realidade, limites e níveis de conhecimento. A questão da neutralidade científica. A pesquisa científica: finalidade, tipos, etapas. Procedimentos de coleta e análise de dados. A diversidade de modelos de pesquisa. Aspectos formais (padrão ABNT) de relatórios científicos, resumos, resenhas, projetos e monografias. Projeto Integrador.

Práticas de observação em diferentes contextos sociais: planejamento, relato e análise das informações produzidas. Estuda critérios para definição e escolha de objetivos observacionais, indicando diferenças entre observação estruturada e não estruturada, e entre observação externa e interna (participante). Enfatiza o uso de critérios para assegurar validade, confiabilidade e rigor à prática da observação. Introduz a maneira de registro de comportamentos e sua relação com aspectos elementares estáticos. Atividade teórico-prática.

A ciência e a prática da Psicologia. História da Psicologia enquanto ciência e profissão. Regulamentação da profissão de psicólogo no Brasil. Saúde Pública, Saúde Coletiva e Ciências Humanas. Possibilidades de atuação e a diferença entre a Psicologia e outras práticas sociais do campo psi nas políticas públicas de saúde mental. Compromissos da psicologia com os Direitos Humanos. Desafios contemporâneos da Psicologia frente à violação dos Direitos Humanos e sofrimento humano decorrente. A compreensão sobre integralidade e cuidado em saúde. Especificidade das questões psicológicas e a organização da Psicologia em entidades nacionais, regionais e locais.

Introdução ao pensamento sociológico e sua problemática moderna e contemporânea. Análise dos elementos epistemológicos e comportamentais da sociedade: questões étnicas raciais, divisão do trabalho, estratificação social, relações de poder e a produção de identidades sociais. Apresentação dos principais modelos explicativos da sociologia: positivismo, estruturalismo, funcionalismo e o materialismo histórico. Sociedade contemporânea e suas mudanças sociais, políticas e culturais.

NOTÍCIAS

VER MAIS

Dúvidas?

Entre em contato pelo formulário que logo responderemos ;)

  • SELECIONE O(S) CURSO(S) E RETORNAREMOS :)


Tenho interesse