Loading...

NOTÍCIAS

20 Jul 2020

Formação continuada tem grande participação de professores da região

 

O curso de formação inicial e continuada de professores, ressignificação da formação: outros olhares e novas possibilidades, teve mais de 850 participantes em cada um dos dez eventos virtuais realizados em junho e julho. O último encontro aconteceu na noite de sexta-feira, 17/7, com o professor Vianei Hammerschmitt falando sobre ternura à felicidade. 

 

Conforme as coordenadoras, professoras Maria Preis Welter e Nathalia Berger Werlang, "fomos desafiadas pela secretária de São João do Oeste, Silvane Baumgarten, a realizar uma formação de professores de forma online, uma vez que neste ano, em função da pandemia, não foi possível realizar a Jornada das Licenciaturas. Logo tivemos adesão de mais municípios e outros foram se somando, totalizando a participação de 14 municípios do oeste catarinense e noroeste gaúcho".

 

As professoras destacam que na proposta buscou-se contemplar uma formação que abrangesse a educação de forma geral, bem como as necessidades do momento. "Acreditamos que os profissionais, na mediação dos temas propostos, agregaram informações, conhecimentos e fizeram refletir, pensar e repensar o ensino, a educação de forma integral e por que não dizer a nossa vida".

 

A secretária de Educação, professora Silvane Baumgarten disse que o município de São João do Oeste sente-se privilegiado por poder contar com a parceria da UCEFF para promover a formação inicial e continuada de seus colaboradores e munícipes. "Gratidão pela oportunidade. Foi uma experiência única e maravilhosa e que com certeza ficará marcada na história da educação de nossa região".

 

"Importante formação para professores e servidores da rede municipal de Itapiranga, principalmente nesse momento em que precisamos repensar e reinventar os processos educacionais. Formação com excelentes reflexões, trazendo questões pertinentes para a realidade atual que estamos vivenciando. O formato das palestras online, foram muito bem mediadas e a participação de todos foi significativa. Agradecemos a UCEFF e a toda equipe de profissionais que mediaram essa formação", disse a professora Elenice Ana Kirchner, secretária municipal de Educação. 

 

Já a professora e secretária de Educação do município de Caibi agradeceu pela oportunidade de participar da formação. "Foram momentos de muita aprendizagem para todos".

 

"Gratidão nossa também pela qualidade da formação que a UCEFF proporcionou aos nossos professores. Agradecemos de coração pela parceria e pela oportunidade. Esperamos por outros momentos como estes", disse a secretária de Educação de Santa Helena. 

 

"Parabéns pelas formações, foram maravilhosas. Só recebemos retornos positivos. Muito bom poder contar com a parceria de sempre", disse a representante da Sicredi Raízes, também grande parceira do evento.

 

"Gratidão pela qualidade da formação que a UCEFF proporcionou aos nossos professores. Agradecemos de coração pela parceria e pela oportunidade. Esperamos por outros momentos como estes", disse a secretária de Educação de Santa Helena.

 

"Foi excelente a formação e os temas escolhidos, um melhor do que o outro. Parabéns pela organização, pelos palestrante...pela recepção. Muito obrigada de coração de todos os professores e da administração do município de Jaboticaba, disse a secretária de Educação. 

 

Participaram desta formação os municípios de Barra do Guarita-RS, Belmonte-SC; Boa Vista das Missões-RS; Caibi-SC; Derrubadas-RS; Descanso-SC; Itapiranga-SC; Jaboticaba-RS; Palmitinho -RS; Pinheirinho do Vale-RS; Riqueza-SC; Santa Helena-SC; São João do Oeste-SC; e Vista Gaúcha-RS. As coordenadoras agradecem a parceria das secretarias municipais de Educação e também a Sicredi Raízes, por apostarem neste modelo de formação. 

 

Agradecimentos 

"Precisamos agradecer de forma muito especial a você, que foi a principal razão da nossa formação. Você mesmo professor e professora, que aceitou esse desafio e participou desses dez encontros conosco, adquirindo e compartilhando conhecimento. Sabemos que muitas vezes esse momento foi compartilhado com uma cuia de chimarrão, com a família ou amigos. Obrigada pelos comentários e interações no chat, certamente foram de extrema importância para o enriquecimento da formação. Nosso agradecimento especial a todos os palestrantes, por terem aceito esse desafio de ministrar a formação de forma virtual. Temos certeza de que não se sentiram sozinhos, pois os participantes estavam sempre demonstrando seu envolvimento por meio da interação no chat. Professor mediador, sua participação foi essencial para enriquecer as reflexões proporcionadas pelos palestrantes convidados. Agradecemos a todos os artistas que nos acolheram em todos os encontros. Elianay Bueno, nosso interprete, muito obrigada. Sua participação foi essencial para oportunizar a comunicação com todos os participantes. Agradecemos ainda a toda a equipe técnica que não mediu esforços para que a formação ocorresse tranquilamente. Acreditamos que a formação inicial e continuada de professores: ressignificação da formação – outros olhares e novas possibilidades tenha cumprido o seu propósito e contribuído com a formação de todos", agradecem as coordenadoras, professoras Maria e Nathália. 

 

A programação desta formação foi a seguinte:

  • 23 de junho "Ressignificando a trajetória", com o professor Jorge Trevisol
  • 25 de junho Aline Bogoni Costa, Carina Zuppa e Regina Reggiori abordaram o tema "Saúde no contexto educacional: repensando as estratégias pós pandemia"
  • 29 de junho Juliane Colling e Ricardo Werlang falaram sobre Aulas criativas com ajuda de recursos digitais
  • 1º de julho Amaral Barbosa (Fortaleza) abordou a "Escola transformadora em tempos de pandemia"
  • 3 de julho Daniel Skrsypcsak teceu reflexões sobre "Valores na relação Família & Escola em tempo de isolamento social"
  • 7 de julho, Regina Shudo (Curitiba) abordou o tema "Vivenciando os desafios da aprendizagem"
  • 9 de julho, Alain Baderha Kalema versou sobre "Vida e Educação com a inteligência do coração"
  • 13 de julho Ana Rosimeri Cunha mediou a palestra "Educar e Incluir: quem e para que (m)?"
  • 15 de julho, Eder Heberle e Adilson Fabris abordaram o tema "Gestão financeira: check list para mudar a sua vida"
  • 17 de julho Vianei Luis Hammerschmitt abordou o tema "Da ternura à Felicidade: uma conversa com a esperança"
Formação Continuada


  • Compartilhar:
Loading...