Loading...

PROJETOS E PEQUISAS

Iniciação científica

Iniciação científica e pesquisa: escolhendo caminhos, construindo conhecimento.

A UCEFF Itapiranga, tendo como objetivo principal a construção de conhecimentos condizentes com a realidade e necessidades culturais, científicas e técnicas, oportuniza aos acadêmicos e professores a realização das atividades de pesquisa (iniciação científica), que valorizam o trabalho em equipe e a interdisciplinaridade. Uma das metas do Ensino Superior concentra-se em proporcionar aos futuros profissionais, das diferentes áreas do conhecimento, oportunidades para o desenvolvimento de trabalhos de pesquisa e de extensão. 
A Iniciação Científica dá-se mediante a operacionalização de um conjunto de ações e procedimentos específicos, tais como: incremento aos programas de iniciação científica, que oferecem modalidades de bolsas; inovação às linhas de pesquisa; acesso aos portais de pesquisa; apoio às pesquisas e eventos científicos; incentivo ao intercâmbio como, por exemplo, ao Programa Ciência sem Fronteiras (CSF). Além disso, grande parte dos cursos de graduação promove Mostras de Iniciação Científica em diversas áreas do conhecimento.

Articuladora: Fabiana Raquel Mühl

cep.itapiranga@uceff.edu.br 

Grupos de Estudo, Pesquisa e Extensão

Conheça os GEPE em atividade.

ACESSE

 

COMITÊ DE ÉTICA

O Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) do Centro Universitário FAI, implantado no ano de 2015, é um colegiado inter e transdisciplinar, de caráter consultivo, deliberativo e educativo, de natureza técnica-científica, que tem como finalidades regulamentar, analisar e fiscalizar a realização de pesquisas que envolvem seres humanos, o cumprimento das exigências éticas e científicas fundamentais à defesa dos interesses, da integridade e da dignidade dos participantes da pesquisa, de acordo com a Resolução 466/12 – CNS-MS. O CEP é vinculado a Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP), órgão do Conselho Nacional de Saúde (CNS) e do Ministério da Saúde (MS).
A Resolução Interna N° 11/2015 aprova o Regimento Interno do Comitê de Ética em Pesquisa e a Portaria Interna N° 43/2015 designa os Representantes do Colegiado do Comitê de Ética em Pesquisa do Centro Universitário FAI, com registro e credenciamento na CONEP/CNS/MS pela Carta N° 099/2016/CONEP/CNS/GB/MS de 27 de Abril de 2016.

OBJETIVOS DO CEP

  • Defender os interesses dos participantes da pesquisa em sua integridade e dignidade, garantindo o seu bem estar e a adequação entre a competência do pesquisador e o projeto proposto;
  • Orientar o desenvolvimento da pesquisa institucional mediante a observância dos padrões éticos e científicos;
  • Analisar e emitir parecer de acordo com os princípios éticos, emanados pela Resolução CNS/MS nº 466/12 e pelas normas e orientações da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP);
  • Assegurar a formação continuada dos seus membros, dos pesquisadores da instituição e da  comunidade acadêmica em geral.

Coordenadora do CEP

Dra. Fabiana Raquel Mühl
  cep.itapiranga@uceff.edu.br

Membros do CEP

Dra. Fabiana Raquel Mühl
Me. Nathalia Berger Werlang
Dr. Jair André Turcatto
Me. Débora Eliana Teichmann
Dr. Jair Fiori Junior
Me. Liana Maria Feix Suski
Esp. Antônio Rodrigo Bertol | Representante de Usuários

Ivanice Clades Back Müller | Secretária

  sec.cep.itapiranga@uceff.edu.br

COMISSÃO DE ÉTICA NO USO DE ANIMAIS

A Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA), implantada no Centro Universitário FAI de Itapiranga desde 2015, é um colegiado de caráter independente, de múnus público e multiprofissional, com papel consultivo, deliberativo e educativo, que tem como finalidade regulamentar e garantir que todas as atividades envolvendo a criação e utilização de animais (Filo Chordata, subfilo vertebrata) de experimentação no ensino e pesquisa sejam realizada dentro dos padrões éticos e legais, respeitando-se a vida, fomentando a reflexão e os princípios éticos, evitando-se experiências cruéis e desnecessárias, em apoio à lei Nº 11.794, que estabelece procedimentos para o uso científico de animais, à resolução Nº 879/08 e em conformidade com os princípios éticos na experimentação animal da Sociedade Brasileira de Ciência em Animais de Laboratório. A CEUA é vinculada ao Conselho Nacional de Controle da Experimentação Animal (CONCEA).  

A portaria interna N° 15A/2015 aprova a criação da Comissão de Ética no Uso de Animais – CEUA e a portaria Nº 43/2018 aprova o Regimento Interno da Comissão de Ética no Uso de Animais e a portaria N° 53/2018 designa os representantes do Colegiado da Comissão de Ética no Uso de Animais do Centro Universitário FAI, com registro e credenciamento na CIAEP/CONCEA Nº 01.0479.2017.

OBJETIVOS DO CEUA

  • Cumprir e fazer cumprir, no âmbito de suas atribuições, o disposto na Lei 11.794 e nas demais normas aplicáveis à utilização de animais para ensino e pesquisa, especialmente nas resoluções do CONCEA;
  • Examinar previamente os procedimentos de ensino e pesquisa a serem realizados pela Instituição, para determinar sua compatibilidade com a legislação aplicável;
  • Analisar e emitir parecer de acordo com os princípios éticos, do CONCEA;
  • Assegurar a formação continuada dos seus membros, dos pesquisadores da Instituição e da comunidade acadêmica em geral.

Coordenador da CEUA

Me. Sergio Henrique Mioso Cunha
 ceua.itapiranga@uceff.edu.br

Membros da CEUA

- Me. Jefferson da Silva Pires (Vice Coordenador)
- Esp. Cristiane Ferreira da Luz Brun (Docente do Curso Medicina Veterinária)
- Me. Camila Basso Cartana (Docente do Curso Medicina Veterinária - Suplente)
- Dr. Fabiana Raquel Mühl (Bióloga)
- Esp. Sonali Verônica Lorenzen (Bióloga - Suplente)
- Me. Anderson Douglas Kummer (Médico Veterinário)
- Me. Giovani Krolikowski (Médico Veterinário - Suplente)
- Valdair Miguel Dahmer (Representante sociedade civil)
- Joana Ines Reichert (Representante da Associação protetora dos animais)
- Maria Rosane Müller Back (Representante da Associação protetora dos animais - Suplente)

Secretária

Ivanice Clades Back Müller

REVISTAS 

A UCEFF Itapiranga publica periodicamente edições de suas revistas eletrônicas. São diversas as publicações dos professores e acadêmicos separadas por áreas do conhecimento.

Acesse

Mostras Científicas

A UCEFF Itapiranga publica periodicamente as produções científicas apresentadas em eventos como: Agrotec, Semic, Micdir, InovaAgro. São diversas as publicações dos professores e acadêmicos separadas por áreas do conhecimento.

Acesse