Loading...

NOTÍCIAS

09 Abr 2018

Caco Barcellos no encerramento da Jornada das Licenciaturas

O jornalista falou sobre a superação de desafios: o verdadeiro valor da vida, para mais de 1.200 participantes

“Todas as manhãs, ao acordar, fico alguns minutos refletindo e me faço duas perguntas: Qual será o meu destino e quem eu vou conhecer hoje?” – com estas palavras, uma das figuras mais importantes da história do jornalismo brasileiro abriu sua palestra na noite de sexta-feira, 6/4, no Complexo Oktober de Itapiranga.

Neste dia histórico, o jornalista global – que conta com mais de 40 anos de experiência – relatou um pouco de suas vivências na profissão e propôs reflexões a respeito da situação do país e do papel do jornalista (e de todos os cidadãos) principalmente frente às injustiças sociais. Por cerca de duas horas, a fala de Barcellos prendeu a atenção da atenta plateia. Líder do programa ‘Profissão Repórter’, Caco também falou um pouco sobre os bastidores e processo de produção, além dos desafios de inserir-se em diferentes temas e pautas.

A palestra com Caco Barcellos encerrou a 14ª Jornada das Licenciaturas, organizada pelo curso de Pedagogia da UCEFF Itapiranga, que neste ano teve como tema Escola da vida: educar para inteireza. Historicamente, o evento proporciona à região palestras e vivências com profissionais renomados da educação e de conhecimento geral.

Neste ano, a abertura da Jornada, dia 28/3 na Sociedade Imigrantes, contou com o palestrante do psicólogo e antropólogo, Roberto Crema, que falou sobre o que é educar para a vida. Já no dia 2/4 foi a vez da Tenile Vicenzi falar sobre as Escolas Inovadoras pelo mundo: as boas práticas da Green School (Indonésia) e da Riverside School (Índia). No dia seguinte, 3/4, foram realizadas as 12 oficinas e atividades em diversos espaços da UCEFF e no centro da cidade.  

Conforme a coordenadora de Pedagogia e do evento, professora Maria Preis Welter, a Jornada das Licenciaturas é uma oportunidade de atualização do professores do ensino fundamental, médio e superior, pois todos os anos discute temas relevantes e traz palestrantes renomados para Itapiranga.

“A 14ª edição da Jornada convidou os participantes a viverem momentos de grandes reflexões. Foram compartilhadas experiências únicas, estudos, pesquisas e teorias da contemporaneidade, voltadas à formação integral do ser humano, com vistas ao desenvolvimento das dimensões sociais, emocionais, espirituais e cognitivas. Estar aberto às mudanças, bem como ao atendimento dessas necessidades, significa educar para a inteireza, compreendendo que a interdependência aliada a interatividade desenvolve a consciência plena e a auto evolução. Nesse sentido, podemos reafirmar que educar para a inteireza é considerar os processos internos (auto evolução) e externos (interatividade) que influenciam e constitui a subjetividade, a identidade, a sensibilidade, a amorosidade, a generosidade, a ternura, a cognição, a corporeidade”, explicou a professora Maria.

Pedagogia
Jornada das Licenciaturas


  • Compartilhar:
Loading...