Loading...

NOTÍCIAS

28 Set 2018

Domador argentino ensina práticas de Doma Racional

Martin Ochoteco tem um programa no canal NatGeo, no qual encara as aventuras da doma (Foto: Reprodução NatGeo)

 

O trabalho não é simples, tampouco seguro. Afinal, os animais costumam ser ariscos e hostis. Mas para Martin Ochoteco, treinador e domador argentino, se trata de respeitar a integridade do animal, conectando-se com ele. O domador é conhecido pelas técnicas de doma não violenta, a chamada Doma Racional.

 

Ao invés de agredir o cavalo, Martin opta por manter uma espécie de “comunicação amigável”, sinalizando ao animal que ele não é uma ameaça. Além disso, busca adaptar seus métodos para o treinamento de cada animal de forma individual.

 

E para exemplificar os conhecimentos da Doma Racional, o treinador realizará neste sábado (29) a oficina “Sacada de manãs del caballo”, às 14h, na propriedade de Lírio Grando (próximo ao Haras Humberto Scopel, no bairro Quedas do Palmital). A atividade faz parte da programação da 2ª Conferência Internacional em Bem-estar Animal (CIBEA), que iniciou na última quinta e é promovida pelo curso de Medicina Veterinária da UCEFF Chapecó.

 

  • De berço

Como lembra Martin, o interesse por cavalos vem de infância. Ele começou montando e domando cavalos de pólo e continuou seu aprendizado na Suíça, onde domou e treinou cavalos árabes de corrida, considerados indomáveis por seus donos. No domingo (30), outra oficina com a mesma proposta será realizada pelo domador, na mesma propriedade, mas esta iniciará às 8h e encerrará a Conferência.

 

São parceiros da 2ª Conferência Internacional em Bem-estar Animal (CIBEA) as seguintes entidades: Bramed, OutMix Aluguéis , Estúdio A, Mesc Construções, Gráfica Expresso, S&V Móveis Planejados, Conselho Regional de Medicina Veterinária de Santa Catarina e Unicred.

 

 

2ª CIBEA


  • Compartilhar: