Loading...

NOTÍCIAS

26 Jul 2018

Palestrantes internacionais são confirmados na 2ª CIBEA

O argentino Martín Ochoteco é conhecido mundialmente por desenvolver técnicas pacíficas na doma de cavalos (Foto: Reprodução NatGeo)

 

Entre os dias 27 e 30 de setembro, Chapecó receberá a 2ª Conferência Internacional em Bem-Estar Animal (CIBEA), promovida pelos cursos de Medicina Veterinária da UCEFF de Chapecó e Itapiranga. O evento reunirá palestrantes internacionais e de renome no meio científico para discutir temáticas que envolvem o bem-estar e cuidado de animais domésticos, silvestres e pecuários.

 

Oito grandes especialistas da área circularão pelo Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo de Nês, local oficial da Conferência. Dentre eles, Martín Ochoteco, domador de cavalos argentino, conhecido pelo seu programa de adestramento no canal National Geographic. Martín desenvolveu uma técnica especial de doma, na qual utiliza métodos pacíficos, considerando o respeito e o espaço do animal, sem praticar  procedimentos violentos.

 

Além de uma palestra sobre bem-estar e comportamento equino, o domador realizará duas oficinas com práticas demonstrativas de doma, uma no dia 29 de setembro (sábado) e outra no dia 30 (domingo). O público externo pode se inscrever nas oficinas separadamente e os respectivos locais e horários estão no site do CIBEA.

 

O idioma dos animais

Também está confirmada a presença do  veterinário holandês Bert van Niejenhuis, considerado um master trainer das vacas leiteiras. Bert faz parte da CowSignals, uma empresa especializada em “traduzir” a linguagem das vacas a partir de pequenos sinais que os animais demonstram. O profissional ministrará três palestras e uma oficina voltadas ao comportamento de vacas (haverá tradução simultânea).

 

Outro importante nome da área é o professor Adroaldo Zanella, o primeiro  pesquisador no mundo a alcançar o título de doutor em Bem-estar Animal. Recentemente, Adroaldo foi um dos cinco profissionais premiados pela World Veterinary Association (Associação Mundial de Veterinária) em reconhecimento aos seus estudos. O professor já passou por importantes instituições como a  Universidade de Michigan, Faculdade de Medicina Veterinária da Noruega e Faculdade Rural da Escócia. Suas áreas de investigação são o estresse, doenças e sistema cerebral de diferentes espécies.

 

Inscrições

Tanto as inscrições quanto a submissão de artigos podem ser feitas pelo hotsite do evento. O primeiro lote de ingressos, com valor promocional, está disponível até o dia 06 de agosto. Depois desta data, o segundo lote terá valor diferenciado. Informações sobre inscrições, envio de artigos ou participação de caravanas podem ser esclarecidas com a organização da Conferência, por meio do e-mail veterinaria@uceff.edu.br ou pelo telefone (49) 3319 3838.

Inscrições Abertas


  • Compartilhar: