Loading...

NOTÍCIAS

23 Jul 2018

XI Encontro de Gestores debate a Inovação no Ensino Superior

 

Há quem diga que os desafios da Educação hoje estão nela mesma, isto é, no modo como praticamos o Ensino e a Aprendizagem. E com o propósito de refletir sobre a Inovação no Ensino Superior profissionais da UCEFF (dos campi de Chapecó e Itapiranga) participam do XI Encontro de Gestores, nos dias 20 e 21.

 

Realizado no Centro Politécnico, em Chapecó, o evento recebeu a professora da Universidade de São Paulo (USP) Manolita Correia Lima, doutora em Educação e pesquisadora nas áreas de formação docente e internacionalização da educação. Manolita conduziu as atividades com coordenadores e gestores, no primeiro dia, e com os professores da instituição, no segundo.

 

Uma das reflexões levantadas pela palestrante foi a figura do professor na contemporaneidade. Segundo Manolita, há uma transição globalizada na qual a postura do professor leva em consideração mecanismos recíprocos de ensino e aprendizagem, desconstruindo o imaginário autoritário e dominante do profissional. “Até hoje, fomos muito orientados a ensinar os estudantes, para reproduzir conteúdos consagrados. E isso não é mais suficiente, pois vivemos em uma sociedade permeada pela linguagem digital”, argumenta a professora. “Ou seja, o papel dos profissionais da Educação é ser uma facilitador, orientador ou curador dos conhecimento e não mais replicar conteúdos”.

 

  • Qualificação

Para o diretor de Ensino da UCEFF Chapecó, professor Elton Zeni, a urgência de discutir e encontrar soluções em relação aos dilemas do Ensino Superior corresponde ao momento vivenciado pelas instituições. Isto é, o macrocontexto gera inovações e demandas, cada vez mais velozes e efetivas. “Nesse sentido, nossa função é permanecer continuamente atualizados, renovando os processos, os métodos e o rumos da Educação”, salienta.

 

No sábado (21), o encontro da Central de Atendimento ao Docente (CAD) a mesma temática com os professores de Chapecó. Manolita destacou métodos e meios de planejamento de aulas, nas quais são levados em consideração as discussões sobre inovações no Ensino Superior.

Diálogos e reflexões


  • Compartilhar:
Loading...