Loading...

NOTÍCIAS

27 Set 2018

Zoológicos como espaços de preservação de espécies

O médico veterinário Rafael Pagani é responsável pelo Zoo Pomerode, maior zoológico de Santa Catarina

 

Um assunto por vezes controverso, mas necessário para ser refletido, os zoológicos funcionam hoje como espaços de manutenção de muitas espécies de animais vítimas de extinção. E para debater sobre o assunto, o médico veterinário Rafael Pagani ministrou uma palestra nesta quinta-feira (27), no primeiro dia da 2ª Conferência Internacional em Bem-estar Animal (CIBEA).

 

Rafael é responsável pela Fundação Hermann Weege - Zoo Pomerode, o maior zoológico de Santa Catarina, com mais de 250 espécies e cerca de 1000 “moradores”. Animais como o papagaio-do-peito-roxo e o gato-maracajá já foram reproduzidas dentro do Zoo, o que reforça a importância de espaços comprometidos com a preservação da fauna ameaçada.

 

De acordo com Rafael, cerca de 350 milhões de dólares são destinados todos os anos aos zoos ligados à Associação Mundial de Zoos e Aquários (Waza, em inglês). “Isso representa muito ao nosso trabalho, uma vez que nos dedicamos não somente à conservação de espécies, mas à educação ambiental, pesquisas científicas e promoção ao lazer”, ressalta o veterinário. A Waza é a terceira maior financiadora no mundo e fica atrás das ONGs WWF e The Nature Conservancy (TNC).

 

Segunda edição

O foco da palestra com Rafael foi no bem-estar animal como instrumento para a medicina de animais silvestres, um dos mais de 15 eventos que compõem a segunda edição da CIBEA - a primeira foi realizada no campus da UCEFF em Itapiranga.

 

Para Sandro Machado Charopen, organizador da Conferência e coordenador de Medicina Veterinária na UCEFF Chapecó, o evento potencializa as discussões sobre bem-estar e produção animal na região Oeste - um dos grandes pólos agropecuários do Brasil. “Também ampliamos os debates para além dos animais de corte e leite, pois os temas abordam cuidados com animais domésticos e silvestres”, comenta Sandro.

 

A 2ª CIBEA segue até domingo (30), com palestras, oficinas e apresentações de trabalhos na UCEFF Palmital. São parceiros da Conferência as seguintes entidades: Bramed, OutMix Aluguéis , Estúdio A, Mesc Construções, Gráfica Expresso, S&V Móveis Planejados, Conselho Regional de Medicina Veterinária de Santa Catarina e Unicred.

2ª CIBEA


  • Compartilhar:
Loading...