Os alunos da disciplina de Ética em Nutrição participaram da palestra Código de Ética: orientações para a profissão.
Ética na profissão. Foi o tema abordado pelo Conselho Regional de Nutrição Décima Região, no dia 07/11, para os alunos do quarto semestre do curso de nutrição da UCEFF Chapecó e São Miguel do Oeste.
A palestrante, Coordenadora Técnica do CRN 10, Pietra Diehl Klein, trouxe algumas orientações sobre o posicionamento que os alunos devem ter diante as redes sociais. Além disso, abordou os cuidados que eles devem ter em relação à atuação profissional, quando formados.
A coordenadora do curso, professora Micheli Mayara Trentin, a importância dos alunos terem esse contato com o CRN logo nos primeiros semestre do curso. “O curso sempre promove esse momento com os alunos, para eles conhecerem tudo o que abrange a profissão e enquanto acadêmicos de nutrição”.
Além disso, Micheli ressalta que esse contato é muito importante para os alunos entenderem o processo que precisam percorrer para começar atuar após formados. “Cria-se um vínculo com os alunos e o conselho. E quando eles finalizarem o curso já vão ter o contato direto para solicitar a carteirinha e entender como funciona para começar a atuar”.
Reforçando a história da profissão
Indo ao encontro da importância de respeitar as questões éticas da profissão. A palestra traz um resgate histórico da categoria, e reforça a necessidade de respeitar e valorizar as normas que pautam a profissão.
A professora do curso de nutrição, Daiane Rossetto, reforça que a “ética, respeito e comprometimento são qualidades fundamentais para os profissionais”.
Daiane ressalta, ainda, que: “ao participar ativamente de discussões, votações e práticas éticas, os futuros nutricionistas asseguram a manutenção de um ambiente de trabalho justo e seguro. Assim, eventos como este fortalecem o comprometimento dos estudantes com a profissão e com o papel fundamental que a nutrição desempenha em nossa sociedade”.
Profissionais mais preparados
Micheli destaca que a proximidade entre o CRN 10, alunos e professores é fundamental. Pois fortalece a formação dos alunos, deixando-os mais preparados e capacitados para o mercado de trabalho.
Assim, a coordenadora, complementa: “ter os profissionais do conselho conversando com os alunos reforça a atuação ética que os profissionais nutricionistas devem seguir após formados”.
A acadêmica de nutrição da UCEFF Chapecó, Giuliana Lorenzetti, elucida a relevância desse momento. “Se trata do conselho que irá nos instruir e nos auxiliar como profissionais. É importante saber como entrar em contato, os assuntos a serem tratados, o que pode e não pode fazer no exercício da profissão”.
Giuliana complementa, ainda, “achei interessante ela citar sobre questões de pessoas de má índole, as quais se beneficiam de forma errada por repassar falsas informações e cardápios não individualizados”.
A estudante aponta a importância de “estarmos preparados para nos depararmos com pessoas assim, e saber como proceder com denúncias, caso necessário”, finaliza.