Os alunos dos cursos de Administração, Ciências Contábeis e Processos Gerenciais entregaram livros para a biblioteca em troca de horas complementares.
Enriquecimento. A campanha de arrecadação de livros para a biblioteca da unidade Palmital da UCEFF visa ampliar os horizontes dos estudantes e promover seu crescimento intelectual e cultural, sendo essencial para uma formação acadêmica completa.
A arrecadação de livros surgiu a partir da necessidade demonstrada pelos alunos. O professor Niloar Bissani, coordenador adjunto da área de Gestão e Negócios, organizou a campanha com os estudantes.
“Em conversa com a Bruna [bibliotecária da UCEFF], identificamos a carência de livros de literatura, infantojuvenil, aventura e romances, que são muito procurados pelos alunos durante o semestre. Lançamos a campanha para promover essa arrecadação”, explica Niloar.
Os livros foram entregues à coordenação do curso durante os meses de outubro e novembro de 2024. Niloar destaca a surpresa positiva que essa campanha representou. “Tínhamos uma meta de 300 exemplares, mas os nossos alunos arrecadaram cerca de 2 mil exemplares, superando e muito nossas expectativas.”
A bibliotecária Bruna Mariana Kerber destaca o movimento importante feito pela área de Gestão e Negócios. Foram entregues livros novos, ainda na embalagem, o que representa uma contribuição significativa para a biblioteca.
A campanha ajuda a atender uma das necessidades dos alunos, que buscam na biblioteca livros para se distrair durante o semestre. Bruna destaca que “os alunos não buscam a biblioteca apenas para pegar livros técnicos; eles também vêm em busca de livros para relaxar e se distrair.”
Bruna ainda ressalta que a campanha foi estratégica para a arrecadação de livros de literatura: “Os livros técnicos estão disponíveis e suprem a nossa necessidade. Muitas vezes, os alunos procuram livros de literatura para se distrair, e foi com isso em mente que lançamos a campanha.”
Livros em troca de horas complementares
A campanha arrecadou livros novos e usados, todos em bom estado de conservação. O professor Niloar acompanhou a seleção dos livros para garantir sua validade na campanha.
“Acompanhamos, de perto, a seleção dos livros para garantir que estivessem em boas condições. Alguns livros chegaram com danos, como riscos e avarias. E, claro, os alunos trouxeram os livros com o intuito de ganhar horas complementares”, finaliza Niloar.
A acadêmica de Administração Renata Ries contribuiu com a campanha. Ela destaca que considera a iniciativa “interessante, pois permite que outras pessoas leiam livros que estavam parados na minha estante.”
Além de incentivar a leitura, a campanha proporcionou aos alunos a conquista de horas complementares. Renata, que está no segundo semestre, já começou a acumular suas horas complementares.
“Eu ganhei três horas complementares. Quero realizar um projeto integrador por semestre, para não deixar tudo para o último ano da faculdade”, finaliza a aluna.
Livro na mão
As bibliotecárias da unidade Palmital da UCEFF terão muito trabalho pela frente. Agora, começa a fase de identificar os títulos, os gêneros dos livros e registrá-los no sistema da biblioteca.
Bruna explica que esses exemplares começarão a ser disponibilizados para locação somente no próximo ano. “Como recebemos muitos livros, o processo vai demorar um pouco. A ideia é que os títulos repetidos sejam doados para as bibliotecas das outras unidades da UCEFF”, conclui.