Colaboradores da UCEFF participam de palestra sobre assédio moral no trabalho

O evento aconteceu no dia 22 de novembro, no auditório da unidade central, com transmissão ao vivo para as demais unidades.

Reflexão. Esse foi o objetivo da palestra Assedio Moral no Trabalho, realizado para os colaboradores da UCEFF Educacional. Os palestrantes foram os advogados Leticia Yulli e Julianderson Panegalli do escritório de advocacia HS Advocacia.

Adriana Teresinha Tedesco, gestora do RH da UCEFF, explica que as empresas precisam abordar o assunto com seus colaboradores. “Reunimos os colaboradores há cada dois ou três meses para momentos de reflexão. Em especial, essa palestra é obrigatória pela legislação”.

As empresas precisam levar para os colaboradores as leis que tratam deste assunto. Adriana, complementa: “Todas as empresas precisam trazer essa lei a público e orientar seus colaboradores quanto ao assédio no ambiente de trabalho”.

Ambiente saudável para se trabalhar

Julianderson Panegalli, explica que a lei foi ajustada conforme as estruturas da sociedade foi se modificando com a interferência das tecnologias do seu tempo. Com o advento da internet, as relações sociais e pessoais foram complexificadas, modificando a própria estrutura das dinâmicas do trabalho.

“Estamos vivendo uma nova era das relações do trabalho, que aceleraram muito com o advento da internet e, recentemente, com a inteligência artificial. Isto tem causado muitas mudanças, inclusive mental, tanto nos empregadores como nos empregados, por isso estes momentos são necessários para que todos saibam o que a legislação do trabalho permite e o que ela veda”, salienta, Julianderson.

A palestra, e momentos como estes, são de extrema importância “para conceituar quais são as dinâmicas que podem ser consideradas assédio moral e quais são àquelas cobranças inerentes ao contrato de trabalho e permitidas pelo poder de organização, direção e fiscalização do ambiente de trabalho”, complementa o advogado.

Outro tema extremamente importante, abordado na palestra, foi o assédio sexual nas relações de trabalho. O advogado salienta que foi um momento para explicar que a UCEFF tem um procedimento interno para apurar as denúncias que surgem sobre assédio sexual. A instituição está cumprindo a lei: emprega mais mulheres.

“Esse momento vem para esclarecer às pessoas o que é o assédio moral, o assédio sexual. Como isso impacta nas relações de trabalho e como a empresa apura isso. Também, foram abordados as medidas disciplinares que podem ser adotadas em cada uma delas” finaliza, Julianderson Panegalli.

Compartilhe

Posts relacionados

Quer ainda mais dicas? Cadastre-se agora para receber gratuitamente por e-mail.
WhatsApp