Estudante viaja para os Estados Unidos, para começar a capacitação em melhoramento genético nas fazendas do estado de Ohio.
Experiências em fazendas de melhoramento genético nos Estados Unidos. Essa vai ser a rotina do estudante do último semestre de Medicina Veterinária da UCEFF, Daniel Lenhardt, durante dois meses e meio, na capacitação internacional realizada em parceria com a UCEFF e a empresa Select Sires.
Esse é um passo importante para o Daniel e para a UCEFF, que está auxiliando o estudante. O Reitor da UCEFF, Leandro Sorgatto, comenta com alegria o encaminhamento do futuro egresso da instituição. “Essa capacitação internacional, em genética, nos Estados Unidos, demonstra a qualidade da nossa formação, dos nossos professores, que embasaram o encaminhamento do Daniel. É a UCEFF dando os seus primeiros passos no cenário internacional”.
O futuro egresso da instituição explica como vai ser o seu roteiro nestes dois meses. “Vou para o estado de Ohio, na cidade de Columbus e cidades da região, onde vou visitar as fazendas de melhoramento genético bovino. Vou acompanhar os técnicos da empresa Select Sires, para ter uma melhor desempenho na parte de assistência técnica na gestão dos rebanhos para os clientes aqui do Brasil”.
Marla Schneider, coordenadora do curso de Medicina Veterinária da UCEFF, salienta a importância desta capacitação internacional para o acadêmico. “Essa é uma oportunidade ímpar, para o nosso acadêmico, porque ele tem contato com uma cultura nova e aprender coisas diferentes, e trazem essas experiências para a instituição”.
Foco e disciplina para realizar o objetivo
Daniel soube aproveitar o tempo que esteve na UCEFF para se preparar para realizar este sonho. Desde o primeiro semestre ele começou a entender qual seria o caminho que precisaria percorrer para chegar até a capacitação internacional.
A empresa Select Sires, onde Daniel atua como representante comercial, foi de extrema importância. O acadêmico salienta que assim que iniciou o curso, também começou a trabalhar na empresa, e foi em um evento corporativo que ele entendeu que poderia ter essa oportunidade de capacitação.
Com a confirmação da possibilidade de ir para a capacitação internacional, Daniel lembra que começou a conversar com a coordenação do curso, para auxiliar neste processo. “Com o apoio da UCEFF, então, desde os primeiros dias da graduação eu tinha isso em mente. Mas há três anos comecei a me empenhar no estudo da língua inglesa, para ficar totalmente preparado”, explica Daniel.
O sentimento de gratidão fica nítido no rosto do Daniel, tanto para a UCEFF quanto para a empresa Select Sires, que possibilitaram essa capacitação. “O sentimento de gratidão é muito forte, porque tanto para a UCEFF quanto para a empresa que eu trabalho é uma experiência pioneira”, lembra Daniel.
UCEFF sem fronteiras
O estudante é o primeiro aluno do curso de Medicina a ter uma experiência de dois meses vivenciando a cultura e aprendendo novas técnicas fora do país. A professora Marla, salienta a importância deste movimento. “Como ele é o primeiro aluno a fazer a capacitação internacional, certamente vai abrir muitas portas, possibilitando novas oportunidades para os nossos alunos”.
Daniel vai levar com sigo uma equipe preparada para auxiliá-lo nas suas demandas técnicas do dia-a-dia. Marla explica que os professores do curso estão disponíveis para sanar as dúvidas que o estudante tiver ao longo do período da capacitação internacional.
A professora complementa: “vamos conseguir auxiliar o Daniel, durante toda a sua viagem, prestando suporte nas dúvidas que surgir. Também, vamos dar o suporte necessário para ele cumprir este semestre de forma remota, com acesso ao sistema, e vamos estar em contato pelo WhatsApp”.
Além do apoio para a capacitação internacional, Daniel lembra da importância do curso ser no período noturno, o que possibilitou ele a fazer a graduação e cumprir com suas obrigações laborais.
E complementa: “Se não fosse a UCEFF dar a condição de eu poder estudar, principalmente no período noturno, que hoje é uma coisa exclusiva da UCEFF na nossa região, com certeza eu não estaria hoje aqui. O apoio que a gente tem dos professores, da coordenação, também é muito importante”, salienta Daniel.
Profissional preparado para o mercado
A expectativa do estudante de Medicina Veterinária é “adquirir conhecimento, trazer e repassar esse conhecimento para a minha região de atuação, meus colegas e clientes”.
A capacitação internacional vai gerar bons frutos. Daniel pretende relatar as vivências com as fases do crescimento dos animais, em um artigo científico, “para poder abrir esse conhecimento para todos terem acesso”.
Para finalizar, Daniel salienta que essa oportunidade vai ser um salto importante para a sua carreira. Hoje, ele pretende buscar novas oportunidades dentro da empresa que trabalha.