
Na última quinta-feira (13), os estudantes de Arquitetura e Urbanismo da UCEFF Chapecó receberam a visita da equipe da APAE de Xaxim para apresentar o estudo preliminar do projeto arquitetônico da associação.
Durante o encontro, que ocorreu na unidade da UCEFF no Palmital, os acadêmicos apresentaram três propostas de ampliação da nova sede da APAE, que atualmente não comporta mais todas as necessidades para o atendimento à comunidade.
Para o professor Wellington Tischer, que leciona as disciplinas de Desenho Universal, Patrimônio da Arquitetura e Urbanismo, Desenvolvimento Sustentável, Tecnologia da Construção e Ateliê de Projeto, esse foi um momento essencial para a formação dos alunos.
“A elaboração e apresentação do projeto foi importante para que os alunos pudessem compreender todas as etapas de projeto de uma obra e as necessidades de desenho para acessibilidade em edificações, principalmente das necessidades de eliminação de barreiras para pessoas com deficiência.”
Marina Agostini Florindo, acadêmica do oitavo período de Arquitetura e Urbanismo, disse que essa foi uma experiência enriquecedora e de grande aprendizado.
“Foi desafiador desenvolver esse projeto, principalmente por envolver um novo contexto a ser trabalhado. Desde o início, pensamos cada escolha de forma realista e executável, sempre buscando a melhor utilização dos espaços e considerando o programa de necessidades e a conversa inicial que tivemos com os colaboradores da APAE. Acredito que este projeto agregou muito à formação de todos nós, especialmente por nos colocar diante da comunidade para apresentar nossas ideias e explicar as razões por trás de cada decisão tomada.”
Deize Scopel, acadêmica do décimo período de Arquitetura e Urbanismo, relatou que essa vivência ampliou suas habilidades técnicas e reforçou seu propósito como futura profissional.
“Essa foi uma experiência profundamente enriquecedora para a minha formação, principalmente por se tratar de uma proposta com grande chance de ser executada. Isso trouxe um nível maior de responsabilidade e envolvimento, fazendo com que cada decisão fosse pensada com cuidado e comprometimento. Trabalhar com fluxos bem definidos, ambientes acessíveis, salas multissensoriais e áreas externas inclusivas deixou de ser apenas um exercício acadêmico e se tornou um desafio real, com impacto direto na qualidade de vida das pessoas atendidas pela instituição.”
Confira alguns registros do evento:




