
O último sábado (26) foi marcado por muito conhecimento e inspiração para os alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo da UCEFF Itapiranga, que realizaram uma visita técnica na mostra de arquitetura da Decorare, no município de Chapecó.
Na visita, que teve a supervisão da professora Ana Bell Henn, os acadêmicos puderam conhecer projetos desenvolvidos por profissionais da área, observando tendências, soluções criativas e diferentes formas de organização de espaços.
Para Ana Bell Henn, coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo, a experiência dessa visita auxiliou na ampliação do repertório técnico e estético dos futuros arquitetos e reforçou a integração entre a teoria e prática.
“A participação em exposições e feiras é fundamental para criar o hábito de planejar e organizar espaços de maneira bem pensada. Essas vivências proporcionam inspirações que, futuramente, se tornam parte do repertório criativo dos alunos, além de fortalecer o conhecimento prático adquirido em diferentes disciplinas do curso.”
Segundo Cíntia Rohden Antunes, aluna do primeiro período de Arquitetura e Urbanismo, a visita técnica foi uma excelente oportunidade para associar a teoria com a prática.
“A visita técnica foi uma experiência incrível! Como estou no primeiro período, essa oportunidade me deu um novo horizonte sobre o curso. Foi incrível ver na prática aquilo que a gente começa a aprender na faculdade. Sem dúvidas, foi um dia que me deixou ainda mais animada e confiante de que estou no caminho certo.”
Vinicius dos Anjos Maçalai, estudante do 9º período de Arquitetura e Urbanismo, disse que essa foi uma experiência muito marcante na sua jornada acadêmica.
“O tema da mostra desse ano trouxe espaços que realmente valorizam a nossa cultura, nossas raízes e a maneira única de ser brasileiro. Ver as histórias que a gente ouvia no interior – e que marcaram nossa formação e crescimento – serem representadas em um ambiente de forma tão verdadeira foi muito especial. Foi uma experiência incrível e satisfatória ver que podemos usar e abusar da arte em nosso cotidiano – e também em nossos projetos como futuros arquitetos e urbanistas -, trazendo a essência de cada cliente e público para dentro dos projetos, sem perder a usabilidade e funcionalidade.”
Momentos que conectam a teoria com a prática são essenciais durante a jornada acadêmica do estudante, e proporcionar experiências como essas reforça o compromisso da UCEFF em auxiliar o aluno a construir uma carreira de sucesso.