
No último sábado (16), os acadêmicos de Educação Física da UCEFF Itapiranga participaram da organização da Corrida Rústica, que ocorreu na Praça do Imigrante, localizada em Tenente Portela, em homenagem ao aniversário do município.
Durante o evento, os alunos, juntos com a professora Rubia Marta Cadore, puderam vivenciar o esporte como ferramenta de união entre pessoas, municípios e comunidades, e aprenderam na prática o quanto a Educação Física vai além das salas de aula.
Para a professora Rubia Marta Cadore, coordenadora do curso de Educação Física da UCEFF Itapiranga, a participação dos alunos em eventos como esses amplia o olhar do acadêmico, gerando aprendizado e reforçando a responsabilidade social.
“Esses momentos vão além de uma simples atividade extracurricular. Eles representam oportunidades concretas de integração entre a universidade e a comunidade, fortalecendo o vínculo social e colocando em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula. Além disso, a participação nesses eventos também contribue para a valorização da profissão e para a visibilidade do curso de Educação Física, mostrando à sociedade a relevância do nosso papel na promoção da saúde, bem-estar e qualidade de vida.”
Maria Eduarda Freitas, acadêmica do oitavo período de Educação Física, relatou o qual especial foi poder participar dessa atividade.
“Além de todo o aprendizado prático, essa vivência mostrou a importância da faculdade em disponibilizar atividades como essa para nós, pois além de estar em contato com o ambiente esportivo, pude observar de perto a importância de como as pequenas ações fazem a diferença. Sem dúvida, foi uma experiência que contribuiu muito para o meu crescimento.”
A acadêmica do quarto período de Educação Física, Aurora Tessari, disse que participar desse vento foi uma experiência muito satisfatória tanto no âmbito pessoal quanto no acadêmico.
“Ao ajudar na organização, tive a oportunidade de colocar em prática conteúdos teóricos aprendidos em sala de aula, como biomecânica, psicologia do esporte e métodos de treinamento, aproximando ainda mais a teoria da realidade do nosso campo de atuação. Além disso, foi gratificante perceber o incentivo do município à prática esportiva e ver o impacto positivo que o evento gerou na nossa comunidade. Posso dizer que essa experiência fortaleceu muito a minha identidade como estudante de Educação Física, e me mostrou, de forma significativa, a importância da profissão que escolhi.”
Momentos como esse são essenciais para aproximar a teoria com a prática e consolidar a formação integral dos acadêmicos.