
No último sábado (16), os alunos de Engenharia Elétrica da UCEFF Chapecó realizaram uma visita técnica na subestação de energia da Ceraçá Energia, que está em construção na Linha Machado, interior de Pinhalzinho.
Durante a visita, que foi acompanhada pelo professor Givanildo Martins de Quadros, os acadêmicos tiveram a oportunidade única de conhecer um pouco do funcionamento de uma subestação de energia, já que não é permitida a visita técnica em uma subestação em funcionamento.
Para o professor Givanildo Martins de Quadros, coordenador dos cursos de Engenharia na UCEFF Chapecó, essa foi uma atividade muito importante para os alunos.
“Durante a visita, os acadêmicos puderam observar no local os conceitos aprendidos em sala de aula. Além disso, essa atividade também contribuiu para ampliar a compreensão dos desafios técnicos e operacionais envolvidos em projetos de grande porte, fortalecendo a conexão entre teoria e prática.”
Douglas Reginatto, acadêmico do décimo período de Engenharia Elétrica, disse que foi muito gratificante participar dessa visita.
“Visitar uma subestação de grande porte como essa é uma experiência única, principalmente porque essas visitas são raras de acontecer após a estação estar energizada.Pudemos conhecer todos os equipamentos do local e vimos a real importância dos cálculos, do dimensionamento e de um sistema de potência bem equilibrado para uma transmissão de energia segura e limpa. Sem dúvidas, ver de perto um equipamento desses, unindo a teoria com a prática, não tem preço que pague.”
Jones Fischer, estudante do décimo período de Engenharia Elétrica, comentou sobre como essa visita contribuiu com a sua formação.
“A visita foi muito válida, principalmente considerando a magnitude da instalação e dos equipamentos, que não são convencionais na aplicação comum do dia a dia de quem trabalha na atividade de engenharia. Além disso, como a instalação ainda não está energizada, pudemos ter acesso a todos os locais, tocar nos equipamentos e ver de perto como eles funcionam. Isso tudo beneficia o aprendizado prático de todos os alunos.”
Confira alguns registros a visita:

