
Nos dias 19 e 20 de julho, os alunos do curso de Medicina Veterinária da UCEFF Chapecó realizaram uma visita técnica no Parque Estadual das Araucárias, no município de São Domingos.
Durante a visita, que foi promovida pelo GEPEAS (Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Animais Silvestres) da UCEFF e acompanhada pela professora Isadora Massa, os alunos puderam conhecer mais sobre a história do parque, a unidade de conservação e também sobre as matas de Araucária. Além disso, eles também realizaram um acampamento no parque e fizeram uma trilha noturna para observar as espécies de animais que ocorrem no local.
Para a professora Isadora Massa, vivenciar e observar os detalhes do ambiente em que os animais vivem é extremamente importante para os alunos de Medicina Veterinária.
“Como o médico veterinário de silvestres precisa ter a noção se o animal está realmente habilitado a voltar para a natureza, é muito importante que os alunos vejam o animal na natureza e não apenas dentro do setor de tratamento. Nossa visita foi guiada pelo biólogo responsável, e isso promoveu um momento muito enriquecedor para compartilhar conhecimento.”
De acordo com Lucas Presotto, graduado em Medicina Veterinária pela UCEFF e trainee no Setor de Silvestres da instituição, essa visita contribuiu bastante com a formação dos alunos.
“Foi uma atividade muito legal para os alunos terem essa experiência fora da sala de aula e da clínica. É importante que eles tenham essa vivência e conheçam o ambiente que os animais vivem e o comportamento deles.”
Auriele Alves Adam, estudante do segundo período de Medicina Veterinária, disse que a visita foi uma experiência muito enriquecedora.
“O passeio nos permitiu observar os animais em seu ambiente natural. Durante a trilha guiada, vimos aves enquanto o biólogo utilizava sons para atraí-las e nos explicava mais sobre elas. Foi uma experiência que reforçou os conhecimentos adquiridos nas aulas e no grupo de estudos, além de acessar conteúdos que ainda não conhecíamos.”
Para Viviana Barbara Marin, acadêmica do quarto período de Medicina Veterinária, essa visita a fez ter ainda mais certeza do caminho que ela escolheu para trilhar.
“Foi uma experiência emocionante ver os animais em seu habitat natural e entender na prática o papel da conservação. Momentos assim fortalecem minha formação como futura médica veterinária e mostram que a natureza precisa da gente e que a gente precisa da natureza.“
Confira alguns registros da visita:


