
No último sábado (02), os alunos do curso de Odontologia da UCEFF Chapecó estiveram no Centro de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (CCFV) do Passo dos Fortes para participar de um encontro entre pais e filhos.
O evento, promovido pela Prefeitura de Chapecó, teve como objetivo a promoção de uma tarde cheia de aprendizado, integração e cuidado para incentivar os hábitos saudáveis de higiene bucal desde a infância.
Durante a ação, os alunos atuaram com a promoção da saúde bucal voltada para crianças em situação de vulnerabilidade social por meio de palestras e atividades de escovação, além de orientarem os presentes sobre a importância da higiene bucal e distribuírem kits de higiene bucal.
Para o professor Leonardo Rinaldi, que leciona as disciplinas de Estomatopatologia e Periodontia, esse evento foi extremamente importante para a formação dos acadêmicos.
“A participação dos nossos alunos, de diferentes fases do curso, proporcionou uma valiosa integração entre a teoria e a prática, reafirmando o compromisso social da instituição com a educação em saúde. Sem dúvida, essa ação reforçou a importância do cuidado diário com a saúde bucal para evitar doenças, promovendo o bem-estar e a qualidade de vida.”
Maria Eduarda Constansi, acadêmica do sexto período de Odontologia, disse que participar dessa ação foi muito especial e importante para sua formação.
“A gente conseguiu levar informações e cuidados básicos de saúde bucal para quem realmente precisa, e isso me fez enxergar ainda mais o valor da Odontologia na vida das pessoas. Foi uma experiência leve, humana e que com certeza agregou muito na minha formação.”
Aline Gollo, estudante do sétimo período de Odontologia, compartilhou um pouco da sua experiência nesse evento.
“Ter a oportunidade de ouvir, orientar e reforçar a importância e necessidade de cuidados básicos com a saúde bucal, sobretudo com estas crianças em situação de vulnerabilidade, foi uma experiência emocionante e engrandecedora ao mesmo tempo.”
Confira alguns registros do evento:

