
São três dias de evento onde os acadêmicos vão debater sobre as atualizações do mercado de trabalho, tendencias para a profissão e sobre sucessão familiar.
Tendencias para a profissão que auxiliam a sucessão familiar nas propriedades rurais. Essa é a base que norteia a IX semana acadêmica do curso de Agronomia da UCEFF. O evento acontece nos dias 08, 09 e 21/10, na unidade do bairro Palmital, Chapecó–SC. Indo ao encontro das comemorações do dia do Engenheiro Agrônomo, celebrado no dia 12/10.
O coordenador do curso, professor Anderson Rhoden, afirma que o evento é uma oportunidade que abre portas para os estágios e atividade essencial à formação. A IX semana acadêmica “permite entender melhor o perfil que o mercado deseja. Os alunos podem olhar a profissão de forma diferente, vislumbrando novas oportunidades.
A IX Semana Acadêmica vem para contribuir com os acadêmicos e professores, onde egressos do curso trazem suas vivências profissionais. O professor explica que é um momento de troca de informações e discussão de assuntos e novas demandas profissionais. E, “mostra que o curso de Agronomia forma profissionais capazes de lidar com pessoas e atender às demandas da sociedade”.
Nesta edição, o curso trará três palestras, abordando temas que vão de tecnologia à sucessão familiar nas propriedades rurais. Um dos palestrantes confirmados é o Eng. Agrônomo Pablo Ramos, Especialista de Go-to-Market de tecnologia, na John Deere. E vai abordar os pontos principais da Agricultura 5.0 e as ferramentas de gestão para o manejo nas propriedades rurais.
Agricultura 5.0 aliada da sucessão familiar nas propriedades rurais
A agricultura 5.0 se torna, uma forte aliada nas propriedades rurais no processo de sucessão familiar. Os jovens conseguem se adaptar melhor com as tecnologias e tendencias do mercado. Desta forna, “as ferramentas de gestão necessitam de pessoas que alimentem elas com dados e informações. Geralmente os jovens, que vem de uma sucessão familiar, tem mais facilidade com o manejo dos dados e informações”, explica o Engenheiro Agrônomo.
Neste sentido, as tecnologias vêm se tornando capazes de auxiliar os profissionais com dados e estatísticas que trazem mais resultados na hora da colheita. A agricultura 5.0 traz o mapa da produtividade, onde “fica mais fácil de identificar quais são os pontos que está tá produzindo mais ou menos. Desta forma, conseguimos atuar com o cliente dentre as análises que precisam serem feitas”, explica Pablo.
As tendências do mercado são desafiadores, o que deixam os produtores com um pouco de desconfiança. Pablo, explica que um dos principais desafios na Agricultura 5.0 é a falta de informação para embasar os profissionais, finaliza.