O setor de marketing precisa recorrer a várias estratégias para entender o que pode agradar os consumidores e gerar vendas para as empresas. Nesse cenário, compreender o que é neuromarketing é um passo importante para desvendar o que passa pela cabeça dos consumidores e o que as marcas podem fazer para conquistá-los.
Como deve dar para perceber, o termo é resultado da união entre neurologia e marketing. Assim, essa ciência tem tudo a ver com entender o comportamento do consumidor a partir da forma como o cérebro reage a certos estímulos. Essa compreensão pode ser aplicada de várias maneiras nas estratégias de marketing e oferece ótimos benefícios às empresas.
Quer saber mais sobre como isso funciona? É só continuar a leitura!
O que é neuromarketing?
O neuromarketing é uma área de estudo que busca compreender quais fatores influenciam as decisões de compra dos consumidores. As primeiras pesquisas sobre o tema foram realizadas nos anos 1990 pelo médico Gerald Zaltman, professor de Harvard, que decidiu utilizar ressonância magnética para analisar a reação do cérebro aos estímulos de marketing.
Os estudos em neuromarketing indicam que as decisões de compra dos consumidores acontecem em seu subconsciente. Por isso, pesquisas de satisfação dos clientes não são suficientes para entender suas demandas. Afinal de contas, não há garantia de que perguntar diretamente se um produto agradou ou não vai resultar em uma resposta sincera.
Na prática, as ações de neuromarketing recorrem aos instintos das pessoas. A partir das descobertas sobre como o cérebro reage a certos estímulos, é possível desenvolver estratégias de marketing capazes de causar determinadas reações e emoções nos consumidores, de modo a gerar os resultados desejados pela empresa.
Quais são as aplicações do neuromarketing?
Agora que você sabe o que é neuromarketing, vamos conhecer algumas das suas formas de aplicação. Veja quais são elas, a seguir!
Psicologia das cores
A psicologia das cores parte do princípio de que as características visuais estão entre os fatores que influenciam bastante os consumidores. Além disso, cada cor tende a despertar com mais força um determinado tipo de emoção. O vermelho, por exemplo, está ligado à paixão, enquanto o verde passa uma sensação de tranquilidade.
Com isso em mente, os profissionais de marketing podem escolher as cores da identidade visual da marca e das suas campanhas de acordo com o impacto que buscam causar.
Gatilhos mentais
Essa é uma das aplicações do neuromarketing mais comuns. Consiste em passar uma informação ao consumidor para fazer com que sinta a necessidade de fechar a compra. Um gatilho mental muito utilizado é o da escassez, que é o que acontece quando você entra em uma loja virtual e se depara com o aviso de estoque limitado.
Storytelling
No storytelling, as empresas apresentam narrativas, ou seja, contam histórias com o objetivo de gerar identificação no consumidor. Desse jeito, elas conseguem conduzir a jornada de compra de uma forma mais subjetiva, sem parecer que se importam apenas em vender um produto ou serviço.
Posição dos elementos na imagem
Compreender o que é neuromarketing ensina que cada detalhe importa na campanha. Por esse motivo, as posições em que os elementos de uma imagem se encontram também merecem atenção.
Quando há uma pessoa e um texto na imagem, por exemplo, o que primeiro atrai o olhar do consumidor é o rosto do indivíduo. Assim, uma estratégia interessante é posicionar o modelo da campanha com o rosto voltado para o texto, pois isso induz o cliente a seguir o olhar dessa pessoa e, por fim, conferir o conteúdo escrito.
Agregar valor
Mais uma forma de aplicar o neuromarketing é demonstrar que se importa em ajudar o consumidor a encontrar a solução que precisa. Tirar dúvidas e apresentar sugestões de como utilizar o produto são algumas maneiras de fazer isso. Com essa atitude prestativa, a marca consegue ganhar a confiança do cliente.
Limitar as opções de escolha
Um dos entendimentos do neuromarketing é de que as pessoas tendem a ter mais dificuldade de escolher quando se deparam com uma grande variedade de opções. Isso reforça que é muito mais importante prezar pela qualidade do que ter um catálogo de produtos com uma longa lista de itens.
Quais são os benefícios do neuromarketing?
A aplicação do neuromarketing nas estratégias do negócio traz vários benefícios. Aqui, destacamos os principais.
Melhor tomada de decisão
Uma vez que o neuromarketing explica de forma mais aprofundada por que os consumidores decidem adquirir um produto ou serviço, isso ajuda a guiar as decisões de negócios da empresa. É possível explorar caminhos que têm mais potencial de gerar os resultados desejados, em vez de desperdiçar tempo e recursos com estratégias ineficazes.
Otimização das campanhas publicitárias
Outro benefício de entender o que é neuromarketing e colocar seus conhecimentos em prática é a oportunidade de criar campanhas publicitárias que vão conquistar o público-alvo do negócio. Se o que mais influencia as decisões de compra dos clientes é a emoção e não o preço, por exemplo, o ideal é que as ações de marketing foquem esse aspecto.
Ajuda a desenvolver produtos interessantes para o público
Saber quais tipos de produtos mais atraem os consumidores permite direcionar melhor o processo de desenvolvimento de novos itens. É possível fazer com que o produto apresente certas características que estimulam o subconsciente do público, de forma a influenciar suas decisões de compra.
Melhoria na experiência do cliente
Adotar ações que geram reações positivas nas pessoas também ajuda a proporcionar uma experiência mais agradável aos consumidores. Além de garantir melhores resultados de vendas, a empresa consegue deixar os clientes satisfeitos ao longo de toda sua jornada de compra.
Depois de saber o que é neuromarketing, fica claro que vale a pena aplicar esse conhecimento para alcançar melhores resultados com as estratégias de marketing da empresa. Para isso, é importante se preparar por meio de cursos de graduação e pós-graduação, que dão a capacitação necessária para realizar esse trabalho muito bem.
Então, gostou de conhecer um pouco sobre neuromarketing? Deixe um comentário sobre o que você achou desse assunto!