Ter uma formação em Direito é o sonho de muitas pessoas. Mas para entrar realmente no mercado de trabalho, é preciso ter a aprovação no Exame da Ordem dos Advogados do Brasil (AOB). Por isso, vale a pena você saber como funciona a prova da OAB para ter sucesso nessa avaliação.
Pensando nisso, neste post, vamos explicar tudo o que você precisa saber sobre as duas fases do exame e a repescagem. Além disso, daremos algumas dicas para que o seu desempenho seja ainda melhor. Confira!
Como é a prova da OAB?
O primeiro passo para obter um bom desempenho no exame da Ordem é entender como ele funciona. A prova da OAB é composta por duas fases: a primeira apresenta questões de múltipla escolha, enquanto a segunda pede ao candidato que elabore uma peça e responda a algumas questões de forma dissertativa.
Veja melhor como funciona cada etapa, a seguir!
Primeira fase
Com 5 horas de duração, a primeira fase da prova da OAB é composta por 80 questões de múltipla escolha que abordarão as 17 áreas de atuação do Direito. Dessa forma, podemos dizer que essa etapa apresenta um caráter mais objetivo de avaliação.
Para ser aprovado para a próxima fase, o candidato precisa ter, no mínimo, 50% de acerto. Ou seja, ele deverá responder corretamente a, pelo menos, 40 questões.
Segunda fase
Se a primeira fase apresenta um caráter mais objetivo, a segunda etapa parte para o lado subjetivo da avaliação, focando a prática profissional. Nesse momento, o candidato poderá escolher a área do Direito do seu interesse dentre as opções disponíveis: Penal, Civil, Constitucional, Tributário, Administrativo, Empresarial e do Trabalho.
Durante a segunda fase, o candidato será apresentado a um problema prático para o qual ele deverá desenvolver uma peça processual que o solucione da melhor forma. Depois, precisará responder a algumas questões dissertativas.
A pontuação máxima dessa etapa é 10, sendo 5 para a peça e os demais 5 pontos divididos entre as questões. Para você conquistar a aprovação, precisa somar, ao menos, 6 pontos.
Como funciona a repescagem?
E se, mesmo com todo o estudo e preparo, você não conseguiu passar na segunda fase? Não se desespere! Para todos aqueles que passaram da primeira fase da prova da OAB, mas não obtiveram sucesso na etapa seguinte, é possível fazer a repescagem!
É preciso ter atenção às regras para usufruir desse benefício:
- a repescagem poderá ser feita apenas na edição que segue imediatamente aquela em que houve a reprovação;
- o candidato poderá manter a mesma área de Direito escolhida ou optar por outra;
- casos de reprovação por ausência no dia da segunda fase do exame também serão beneficiados;
- a taxa a ser paga para a realização da repescagem é de 50% do valor original da inscrição.
Como se preparar para a prova da OAB?
Você já sabe como funciona a prova da OAB. Que tal agora conhecer algumas dicas para se preparar da melhor forma? Confira!
Crie um cronograma de estudos
Elabore um cronograma de estudos que seja personalizado para suas necessidades. Assim, você evitará investir muito tempo em assuntos que já domina bem ou que não sejam tão importantes, além de garantir que nenhum tema seja deixado de lado por acidente.
Lembre-se de adaptar o seu roteiro de estudos constantemente à sua realidade, levando em consideração, principalmente, o seu tempo disponível para estudar.
Utilize bons materiais
Materiais de qualidade devem estar atualizados em relação aos temas mais cobrados, além de apresentarem as informações de forma clara e didática.
Estude com simulados e exames anteriores
Estudar por meio de simulados e exames anteriores é uma ótima forma de verificar quais são os temas cobrados com frequência, além de se familiarizar com o formato da prova e gerenciar melhor o seu tempo para a resolução.
Agora que você sabe como funciona a prova da OAB, poderá se preparar da melhor forma para conseguir a sua aprovação e entrar de vez no mercado de trabalho. Então, siga as nossas dicas, estude com determinação e boa sorte!
Se você gostou deste post, aproveite para compartilhá-lo com os seus amigos nas redes sociais!