Com início para abril de 2025, o novo curso de pós-graduação vem para atender a demanda do mercado.
Desenvolvida para atender à demanda do mercado, a Pós-Graduação em Arbitragem, Mediação e Conciliação é um projeto realizado com a Câmara de Arbitragem e Mediação do Oeste de Santa Catarina – CAMOSC.
Com aulas remotas, no formato ao vivo, e encontros quinzenais, os alunos terão a mesma qualidade dos encontros presenciais. O coordenador dos programas de Pós-Graduação da UCEFF, Augusto Busatto Lehr, salienta que nesta modalidade, “a qualidade se mantém, com aulas assíncronas, com interação da turma e o professor”.
Os encontros vão acontecer nas segundas e terças-feiras, a cada quinze dias, das 19h às 22h. O coordenador do curso de pós-graduação, professor André Fossá, salienta que o curso não é exclusivo para profissionais do Direito. Ela também é voltada para profissionais das áreas de Psicologia, Ciências Contábeis e Engenharias, que podem atuar em arbitragem, mediação e conciliação.
A matriz curricular está dividida em duas áreas do conhecimento: a primeira está organizada em mediação, conciliação e negociação judicial e a segunda com arbitragem. André ressalta que a primeira parte do curso conta com o credenciamento da Academia Judicial de Santa Catarina.
“Os alunos que fizerem esse curso de Pós-Graduação vão ter as disciplinas já no padrão exigido pelo Conselho Nacional de Justiça. Graças a esse reconhecimento e ao credenciamento da CAMOSC junto ao Tribunal de Justiça de Santa Catarina, os alunos formados na pós-graduação estarão aptos a atuar como mediadores e conciliadores judiciais. Inclusive, recebendo remuneração para isso, sendo nomeado pelos juizes”, salienta.
A segunda área do curso, voltada para Arbitragem, aborda métodos de resolução de conflitos privados. Ou seja: ela tem a mesma força de uma sentença judicial, mas tramitando de forma privada. André explica que “isso está sendo cada vez mais utilizado, no Brasil e no exterior”.
Corpo docente da pós
O corpo docente é formado por especialistas em Arbitragem, Mediação e Conciliação, com ampla experiência prática e teórica. André salienta que o quadro de docentes foi pensado para levar o máximo de conhecimento para os estudantes.
Rissiane Goulart será uma das professoras que vai ministrar aula na área de mediação. Advogada empresarial há mais de 20 anos. Negociadora estrategista. Mediadora Judicial e Extrajudicial certificada pelo CNJ. É mestre em Direito Internacional nos Estados Unidos.
Já na parte da Arbitragem o professor Joaquim Muniz, presidente do Conselho Nacional das Instituições de Mediação e Arbitragem, autor do livro Curso Básico de Direito Arbitral – Teoria e Prática.
O coordenador do curso de pós-graduação, professor André Fossá, salienta que “é difícil citarmos apenas alguns nomes, pois a grade de professores é composta por profissionais que têm bastante experiência. Justamente por isso, vão trazer essa expertise atual do mercado”, finaliza.